A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Formação Continuada de Educadores. Objetivos Contribuir para a profissionalização dos educadores. Contribuir para a transformação da escola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Formação Continuada de Educadores. Objetivos Contribuir para a profissionalização dos educadores. Contribuir para a transformação da escola."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Formação Continuada de Educadores

2 Objetivos Contribuir para a profissionalização dos educadores. Contribuir para a transformação da escola em um ambiente harmônico e feliz.

3 Pressuposto A Educação é uma práxis (um conjunto de práticas).

4 Paulo Freire

5 Antoni Zabala (IRIF) Freire, diante de Coll, ficaria mal cientificamente e Coll, diante de Freire, perderia em termos práticos. Freire é uma referência pedagógica de altíssimo nível.

6 Imagem do educador Ninguém nasce educador. Cada um de nós se faz educador.

7 Imagem do educador Recém-saído da formação inicial Entre duas identidades Estresse e angústia decrescentes Necessidade de muito tempo e energia A forma de administrar o tempo é insegura Sobrecarga cognitiva

8 Imagem do educador Recém-saído da formação inicial: Solidão Oscilação entre a teoria e a prática Falta de distância crítica Falta de domínio dos gestos elementares Incômodo diante do desvio entre o planejado e o feito

9 O que deve ser o educador? O que ensina conteúdos? O que desenvolve as capacidades: de aprender a ser; de aprender a conviver; de aprender a fazer; de aprender a aprender? Etc.

10 Contexto Escolarização das empresas. Empresariamento das escolas. A educação contínua de profissionais é uma necessidade em um mundo caracterizado pela mutabilidade dos contextos e pela explosão da informação.

11 Contexto Os funcionários devem ser encarados daqui para a frente como pessoas completas, feitas de corpo, mente, emoções e espírito. Negar isso é condenar-se a não obter os vitais aumentos de produtividade. Stephen Covey

12 Contexto

13 Estrutura do Programa Ensino Médio Palestras por área Oficinas por disciplina Dias 23/4; 21/5; 18/6. Programações em março.

14 Estrutura do Programa Atividades itinerantes. Oficinas em escolas-clientes que atuarão como pólos regionais. Temas em estudo: Autogestão e gestão de pessoas. Vivências para o estímulo à cooperação. Física Moderna no ensino médio. Ciências divertidas no Hopi Hari.

15 Critérios As atividades de formação continuada devem ser propostas a partir de dificuldades identificadas nas práticas docentes.

16 Critérios Competências de autogestão e de gestão de pessoas, em ambientes de aprendizagem cooperativa, serão perseguidas pelo grupo e serão objeto de atividades específicas.

17 Critérios A preparação para uso do material da Companhia da Escola é um objetivo do trabalho de formação continuada.

18 Critérios As atividades propostas nos cursos prevêem o trabalho dos professores cursistas fora das aulas dos cursos, isto é, nos intervalos entre um e outro curso, na forma de leituras, pesquisas e desenvolvimento de projetos.

19 Critérios As atividades de formação deverão envolver coordenadores, direção e mantenedores.

20 Critérios Formar professores para atuar em escolas responsáveis. (Drucker)

21 Critérios


Carregar ppt "Projeto de Formação Continuada de Educadores. Objetivos Contribuir para a profissionalização dos educadores. Contribuir para a transformação da escola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google