A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Promoção da Qualidade de Vida em Diabéticos: A Atividade Física como Fator Mobilizador da Comunidade da Região dos Amarais / Campinas / São Paulo Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Promoção da Qualidade de Vida em Diabéticos: A Atividade Física como Fator Mobilizador da Comunidade da Região dos Amarais / Campinas / São Paulo Prof."— Transcrição da apresentação:

1 Promoção da Qualidade de Vida em Diabéticos: A Atividade Física como Fator Mobilizador da Comunidade da Região dos Amarais / Campinas / São Paulo Prof. Ms. Frederico Tadeu Deloroso

2 A comunidade A comunidade do bairro Santa Mônica está situada na região dos Amarais no município de Campinas, SP, nas margens da rodovia D. Pedro I. É uma comunidade com infra- estrutura e saneamento básico precários, baixos índices educacionais, próxima de indústrias alimentícias, principalmente de produtos como doces e guloseimas.

3 Esse bairro nos foi indicado por professores da Unicamp para ser a sede de um programa na área de qualidade de vida e atividade física para uma população de diabéticos; A proposta desse estudo seria promover ações que pudessem proporcionar melhoras na qualidade de vida dos portadores de Diabetes Mellitus cadastrados no Posto de Saúde do bairro Santa Mônica, através de um programa de atividade física e educação para o diabetes.

4 A divulgação do programa foi através de faixas e cartazes distribuídos em pontos estratégicos do bairro pelos pesquisadores Frederico Tadeu Deloroso e Denis Marcelo Modeneze e agentes do Posto de Saúde do bairro Santas Mônica.

5 A primeira reunião ocorreu no dia 09 de outubro de 2002 e contou com a presença de oito pessoas. Nas reuniões seguintes a presença aumentou Paulatinamente, solicitamos que cada indivíduo trouxesse outro. Desde o início procuramos criar um ambiente familiar e prazeroso, iniciamos então o cadastramento. O tema DIABETES, ATIVIDADE FÍSICA & QUALIDADE DE VIDA, viria a ser a logomarca impressa nas camisetas utilizadas por todos.

6 Protocolos utilizados no programa QUESTIONÁRIOS Whoqol-breaf (Qualidade de Vida) Whoqol-breaf (Qualidade de Vida) Conhecimentos Gerais sobre Diabetes Conhecimentos Gerais sobre Diabetes Dados cadastrais Dados cadastrais MEDIDAS E TESTES Medidas Antropométricas - Matsudo (2000) Medidas Antropométricas - Matsudo (2000) Teste de Flexibilidade - Fernandes (1999) Teste de Flexibilidade - Fernandes (1999) Teste de Força - Rikli e Jones (1999) Teste de Força - Rikli e Jones (1999) Medida da Pressão Arterial Medida da Pressão ArterialEXAMES Glicemia - através de punção digital e leitura direta no glicosímetro Glicemia - através de punção digital e leitura direta no glicosímetro Hemoglobina Glicosilada - Coleta de sangue para Exame Laboratorial. Hemoglobina Glicosilada - Coleta de sangue para Exame Laboratorial.

7 Programa de atividades físicas Os indivíduos foram submetidos a um programa de exercícios físicos de natureza aeróbica, envolvendo grandes massas musculares objetivando o fortalecimento e o alongamento muscular. Orientamos os componentes do programa para que executassem diariamente 30 minutos de caminhada, não necessariamente de uma só vez, além de realizarem os exercícios em casa. Orientamos os componentes do programa para que executassem diariamente 30 minutos de caminhada, não necessariamente de uma só vez, além de realizarem os exercícios em casa.

8 Realização dos exercícios físicos no salão paroquial

9 Realização de caminhadas pelas ruas do bairro Santa Mônica

10 Resultados verificados nos avaliadores da Qualidade de Vida, antes e depois da implantação do programa de atividade física Itens Coeficiente de Cronbach Nº de itens Nº de casos 26 questões Domínio 1 (Físico) Domínio 2 (Psicológico) Domínio 3 (R. Sociais) Domínio 4 (M. Ambiente) 0, , , , , ANTESItens Coeficiente de Cronbach Nº de itens Nº de casos 26 questões0, Domínio 10, Domínio 20, Domínio 30, Domínio 40, DEPOIS

11 CONCLUSÕES O programa de atividade física elaborado e aplicado na população de diabéticos residentes no Bairro Santa Mônica, na cidade de Campinas (SP), promoveu melhora da qualidade de vida constatada na comparação dos coeficientes de fidedignidade de Cronbach dos domínios e das facetas que compõem o instrumento WHOQOL-bref. A aptidão física verificada nos indivíduos da amostra depois da introdução do programa de exercícios físicos constatou um aumento significativo da força muscular dos músculos flexores do cotovelo, extensores do joelho, flexores plantar e extensores da coluna vertebral, Houve uma diminuição, não significativa, nos índices de massas corporais (IMC), O resultado final sobre o conhecimento da doença DM, constatou um aumento significativo no percentual de respostas certas, O monitoramento da hemoglobina glicosilada, detectou uma redução significativa de seu percentual,

12 Reportagem exibida na EPTV - Campinas - 19/04/2003

13 Obrigado


Carregar ppt "Promoção da Qualidade de Vida em Diabéticos: A Atividade Física como Fator Mobilizador da Comunidade da Região dos Amarais / Campinas / São Paulo Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google