A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PECUÁRIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PECUÁRIA."— Transcrição da apresentação:

1 A PECUÁRIA

2 FINALIDADES DA PECUÁRIA

3 A palavra pecuária vem do latim pecus, que significa cabeça de gado.
- praticada desde o período Neolítico (Idade da Pedra Polida), quando o homem teve a necessidade de domesticar o gado para a obtenção de carne e leite.

4 Gado entende-se o grupo dos
Pecuária ocorre,geralmente, na ZONA RURAL, destina-se a produção de alimentos(carne, leite, couro, lã,etc) Gado entende-se o grupo dos mamíferos que foram domesticados pelo homem para aumentar a sua produção Fazem parte da pecuária a criação de: bois, porcos, aves,cavalos,muares, ovelhas, búfalos,asnos,ovinos cunicultura (criação de coelhos),etc

5 Gado ovino Gado muar Gado suíno Gado eqüino Gado caprino Gado asinino
Gado bovino apicultura cunicultura

6 Formas de criação animal
intensiva Sedentária extensiva

7 PECUÁRIA INTENSIVA- praticada utilizando-se recursos tecnológicos avançados, tais como: gado confinado, reprodução através de inseminação artificial, controle via satélite etc. 

8 Modernidade e tecnologia
na pecuária (porco robo frigorifico_se liguem na modernidade) (A Indústria Avícola Brasileira) Abatimento do boi no matadouro Potengy - YouTube

9 PECUÁRIA EXTENSIVA desenvolvida em grandes extensões de terras , com gado solto, geralmente sem grandes aplicação de recursos tecnológicos, investimentos financeiros nem recursos veterinários importantes

10 -deslocamento dos rebanhos em busca de locais onde se mostra mais abundante a pastagem natural.
-em áreas áridas e semiáridas da África e Ásia -movimento constante Nomadismo pastoril

11 Transumância ida e volta
-deslocamento sazonal(de acordo com o tempo durante parte do ano) durante o inverno, na planície e nos vales, com seus rebanhos e no verão, deslocam-se para as encostas montanhosas -característico de regiões da Europa, Ásia (Oriente Médio) e África movimento de ida e volta Transumância

12 Oriente Médio

13 A q u i C U L T U R A

14 Aquacultura ou aquicultura é a produção de organismos aquáticos, como a criação de peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e o cultivo de plantas aquáticas para uso do homem. Camarão-crustáceos Garoupa-gigante (peixe) Ostras-do-pacífico -molusco Rã - anfíbios

15 -praticada pelo ser humano há milhares de anos (há registros de que os chineses já tinham conhecimentos sobre estas técnicas há muitos séculos e de que os egípcios criavam a tilápia há cerca de quatro mil anos. proporção do pescado cultivado em viveiros para o total da produção mundial é da ordem de 10%, com tendência a aumentar. principais zonas pesqueiras: CHINA e PERU -a ONU afirma que a solução da fome estaria nos oceanos. no Brasil, o consumo per capita é pequeno,5 Kg/a se analisarmos o tamanho do nosso litoral e as imensas bacias hidrográfias( Senegal -37 kg/a; Canadá -16 kg/a; Japão- 65/a kg) metade do peixe do mundo é pescado em uma área equivalente a apenas 7,5% do oceano, e parte dessa região está ameaçada:aquecimento global, poluição, sobrepesca (exploração excessiva, levando a extinção de espécies marinhas)

16

17

18

19 Atividade Piscatória Condições: . Profundidade das águas
(facilita a penetração de luz solar, águas mais agitadas o que as torna muito ricas em oxigenio) . Grau de salinidade das águas . Abundancia de nutrientes e plâncton (seres vivos microscópicos de origem animal e vegetal)

20 planctons

21 Áreas favoráveis à abundancia de pescado
. Plataformas continentais . Correntes marítimas . Zonas de upwelling

22 Plataforma Continental
Zona marítima que começa na linha de costa e que está ligeiramente inclinada até ao talude continental, estendendo-se até aos 200 metros de profundidade.

23 Correntes Marítimas e oxigenação das águas; abundância de plâncton;
As correntes marítimas provocam a permanente renovação da água, trazendo grandes quantidades de nutrientes e plâncton, situação que favorece a reprodução das espécies. Este fenomeno é mais importante nas áreas de contato entre as correntes frias e quentes devido a: grande agitação e oxigenação das águas; abundância de plâncton; diferença de temperatura e de salinidade.

24 Upwelling Fenomeno que origina a subida das águas do fundo do oceano para a superfície. Estas águas são muito ricas em nutrientes (plâncton).

25 Para que o upwelling ocorra, é necessário que haja ventos fortes provenientes de terra que afastem as águas superficiais, que vão depois ser substituídas pelas águas profundas.


Carregar ppt "A PECUÁRIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google