A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Avaliação Seriada – PAS Objetos de estudos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Avaliação Seriada – PAS Objetos de estudos."— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Avaliação Seriada – PAS Objetos de estudos.

2 Stonehenge Simboliza um templo em adoração ao sol. Uma corrente de estudo afirma ser uma espécie de relógio astronômico. Simboliza um templo em adoração ao sol. Uma corrente de estudo afirma ser uma espécie de relógio astronômico.

3 Os doze profetas - Aleijadinho Barroco Brasileiro. Barroco Brasileiro. Nesse período o ouro proporcionou o maior desenvolvimento cultural, político, e econômico do período colonial. Nesse período o ouro proporcionou o maior desenvolvimento cultural, político, e econômico do período colonial. Associou-se aos movimentos de Independência. Associou-se aos movimentos de Independência.

4 Da esquerda para direita: Amós, Abdias, Jonas, Baruc, Isaias, Daniel, Jeremias, Oséias, Ezequiel, Joel, Habacuc e Naum.

5 Enterro de uma mulher negra - Debret A personagem principal é anônima; A personagem principal é anônima; Segregação racial e religiosa; Segregação racial e religiosa; Notável desigualdade social do séc. XIX a... Notável desigualdade social do séc. XIX a...

6 Arrufos – Belmiro de Almeida O quadro "Arrufos" foi pintado em Significa uma das maiores obras primas da pintura nacional. O termo "arrufos" quer dizer uma briga de amor, porém na obra, percebemos muito mais que isso, quando analisamos cuidadosamente. O quadro se localiza no Museu Nacional de Belas-Artes e é sem duvidas uma das mais tristes cenas já pintadas. Percebemos o sofrimento da mulher perante algum ato. E em grande contraste o homem sentado fumando um charuto tão decepcionado que parece ignorar e não dar importância a mulher. O quadro "Arrufos" foi pintado em Significa uma das maiores obras primas da pintura nacional. O termo "arrufos" quer dizer uma briga de amor, porém na obra, percebemos muito mais que isso, quando analisamos cuidadosamente. O quadro se localiza no Museu Nacional de Belas-Artes e é sem duvidas uma das mais tristes cenas já pintadas. Percebemos o sofrimento da mulher perante algum ato. E em grande contraste o homem sentado fumando um charuto tão decepcionado que parece ignorar e não dar importância a mulher.

7 Redenção de Can – Modesto y Brocos. Notamos nessa obra, a formação étnica e cultural do Brasil. Tendo como unidade formadora a cultura africana. O cenário evidencia a miscigenação, onde a criança é neta da mulher negra que está de pé. Essa obra retrata o multiculturalismo existente no Brasil Notamos nessa obra, a formação étnica e cultural do Brasil. Tendo como unidade formadora a cultura africana. O cenário evidencia a miscigenação, onde a criança é neta da mulher negra que está de pé. Essa obra retrata o multiculturalismo existente no Brasil

8 Sagração de D. Pedro I - Debret Academicismo Neoclássico. Notável presença da elite. Notável presença do clero e a aristocracia. Academicismo Neoclássico. Notável presença da elite. Notável presença do clero e a aristocracia. Participação popular ao fundo. Participação popular ao fundo. Obra com ponto de fuga e linearidade horizontal. Obra com ponto de fuga e linearidade horizontal.

9 Jantar – Jean Baptiste Debret. Registro da desigualdade social do séc. XIX. Registro da desigualdade social do séc. XIX. De sete personagens apresentadas na imagem apenas duas, gozam das prerrogativas sociais. De sete personagens apresentadas na imagem apenas duas, gozam das prerrogativas sociais.

10 Mulher tapuia – Eckhout (século XVII) No óleo "Mulher tapuia", é feito uma série de registros iconográficos sobre a tribo, que podem ser identificados facilmente: eram bárbaros, andavam nus e em mata virgem, conservavam hábitos originais apesar da convivência com o homem branco e muitas vezes utilizavam-se da sobrevivência canibal; esse grupo foi recriado poeticamente pelo pintor holandês que procurou evidenciar o instinto animal dos tapuias.

11 Golfo de Nápoles com o Vesúvio ao fundo Eliseu DAngelo Visconti ( ) Eliseu Visconti ganhou uma bolsa de estudos na escola de Belas Artes de Paris. Expôs a primeira vez no Brasil, mas continuou a morar em Paris, onde se casou. Gostava de pintar a figura humana e também paisagens e o fazia sem contornos definidos e com cores discretas, mas influenciado pelos impressionistas europeus, contagiou-se pelas cores vibrantes e é considerado o precursor do Impressionismo no Brasil. Eliseu Visconti ganhou uma bolsa de estudos na escola de Belas Artes de Paris. Expôs a primeira vez no Brasil, mas continuou a morar em Paris, onde se casou. Gostava de pintar a figura humana e também paisagens e o fazia sem contornos definidos e com cores discretas, mas influenciado pelos impressionistas europeus, contagiou-se pelas cores vibrantes e é considerado o precursor do Impressionismo no Brasil.

12 Tiradentes – P. Américo OBS!!! Mesmo dividindo o corpo do herói, Américo obedece a regras clássicas de proporção. OBS!!! Mesmo dividindo o corpo do herói, Américo obedece a regras clássicas de proporção. Descoberto pelo desenhista alemão Bindsel, ganhou uma bolsa na Academia Imperial de Belas Artes, onde estudou entre 1859 e Embora tenha estudado em Paris numa época de manifestações impressionistas, sua produção manteve-se fiel ao academicismo. Descoberto pelo desenhista alemão Bindsel, ganhou uma bolsa na Academia Imperial de Belas Artes, onde estudou entre 1859 e Embora tenha estudado em Paris numa época de manifestações impressionistas, sua produção manteve-se fiel ao academicismo. A imagem declara a luta pela liberdade que Tiradentes tanto desejava em seus ideais. A imagem declara a luta pela liberdade que Tiradentes tanto desejava em seus ideais. Bravura e heroísmo estão em pesos equivalentes aos pedaços do corpo esquartejado. Bravura e heroísmo estão em pesos equivalentes aos pedaços do corpo esquartejado.

13 Sala dos milagres - SENHOR DO BONFIM São registros ricos do imaginário coletivo sobre a vida e a morte, e documentos preciosos para a compreensão das representações do universo religioso. São registros ricos do imaginário coletivo sobre a vida e a morte, e documentos preciosos para a compreensão das representações do universo religioso. Ex-votos são colocados em igrejas ou capelas para pagar promessas ou agradecer uma graça alcançada. Pode ser um quadro, pintura ou objeto a que se conferiu uma intenção votiva, ou seja, religiosa. Podem ser ainda placas com inscrições, figuras esculpidas em madeira ou cera, muitas vezes representando partes do corpo que estavam adoecidas e foram curadas. Ex-votos são colocados em igrejas ou capelas para pagar promessas ou agradecer uma graça alcançada. Pode ser um quadro, pintura ou objeto a que se conferiu uma intenção votiva, ou seja, religiosa. Podem ser ainda placas com inscrições, figuras esculpidas em madeira ou cera, muitas vezes representando partes do corpo que estavam adoecidas e foram curadas.

14 Ausência – Galileo Emendabili. A tradição da escultura tumular é milenar. É uma forma de representação que está ligada à cosmovisão de determinado contexto histórico, ideológico, social e econômico, interpretando a vida e a morte. A arte tumular atingiu seu apogeu nos séculos XVIII e XX, sendo hoje menos utilizada em virtude do avanço do cemitério- jardim. A tradição da escultura tumular é milenar. É uma forma de representação que está ligada à cosmovisão de determinado contexto histórico, ideológico, social e econômico, interpretando a vida e a morte. A arte tumular atingiu seu apogeu nos séculos XVIII e XX, sendo hoje menos utilizada em virtude do avanço do cemitério- jardim. Base tumular em granito cinza retangular e de forma retilínea. Sobre essa base, em bronze é retratada uma família que foi interrompida pela morte. Base tumular em granito cinza retangular e de forma retilínea. Sobre essa base, em bronze é retratada uma família que foi interrompida pela morte.

15 Parede da memória – Rosana Paulino A obra aborda os valores sociais. A obra aborda os valores sociais. Registros de entes familiares. Registros de entes familiares. Multiculturalismo perceptível com a disposição de cada imagem no painel. Multiculturalismo perceptível com a disposição de cada imagem no painel.

16 AVE MARIA – Victor Brecheret Base tumular plana em mármore onde se erguem duas esculturas em bronze de dois anjos eretos, com as mãos unidas na altura do peito como se orassem e fizessem uma prece. Base tumular plana em mármore onde se erguem duas esculturas em bronze de dois anjos eretos, com as mãos unidas na altura do peito como se orassem e fizessem uma prece. Nota-se que o autor usou o estilo expressionista para esculpir os anjos. Nota-se que o autor usou o estilo expressionista para esculpir os anjos. Essa foi a ultima escultura realizada por Brecheret. Essa foi a ultima escultura realizada por Brecheret.

17 A Flor do Mangue Flor do Mangue (Escultura) Franz KRAJCBERG escultura de grande porte - mede 12 X 8 metros e 5 metros de altura. Foi construída a partir de resíduos de árvores de manguezais destruídos pela especulação imobiliária. Flor do Mangue (Escultura) Franz KRAJCBERG escultura de grande porte - mede 12 X 8 metros e 5 metros de altura. Foi construída a partir de resíduos de árvores de manguezais destruídos pela especulação imobiliária.

18 A Leitora - Fragonard Retratação de uma jovem dama francesa embrenhada na solitária leitura de um livro de bolso, provavelmente um romance. Retratação de uma jovem dama francesa embrenhada na solitária leitura de um livro de bolso, provavelmente um romance. Obra do período Rococó. Obra do período Rococó. Obra que representa a Aristocracia francesa. Bem como os seus gostos e costumes. Obra que representa a Aristocracia francesa. Bem como os seus gostos e costumes. A cultura escrita é importante em nossa agenda de pesquisa porque sabemos que as ciências humanas subsidiam o papel do Estado na formulação de políticas públicas que efetivamente contribuirão para universalizar o acesso a seus desejados efeitos, da redução das desigualdades sociais à promoção da cidadania, simultaneamente um objeto de pesquisa e um item obrigatório da agenda civilizatória contemporânea. A cultura escrita é importante em nossa agenda de pesquisa porque sabemos que as ciências humanas subsidiam o papel do Estado na formulação de políticas públicas que efetivamente contribuirão para universalizar o acesso a seus desejados efeitos, da redução das desigualdades sociais à promoção da cidadania, simultaneamente um objeto de pesquisa e um item obrigatório da agenda civilizatória contemporânea.

19 Missa Móvel - Nelson Leirner As obras de Nelson Leirner destacam a miscigenação cultural e o sincretismo ao misturar num mês PALCO ou suporte, figuras de diferentes gêneros culturais. A mobilidade nessa obra está no movimento do SKATE que se torna um veículo difusor cultural. As obras de Nelson Leirner destacam a miscigenação cultural e o sincretismo ao misturar num mês PALCO ou suporte, figuras de diferentes gêneros culturais. A mobilidade nessa obra está no movimento do SKATE que se torna um veículo difusor cultural.

20 A boa educação – Jean Baptiste Chardin Obra do período Rococó. Obra do período Rococó. A obra mostra os ensinamentos éticos oferecidos as jovens damas da época. A obra mostra os ensinamentos éticos oferecidos as jovens damas da época. A composição confere equilíbrio entre luz e sombra. A composição confere equilíbrio entre luz e sombra.

21 O Êxtase de Santa Tereza - Bernini Esculpida durante o período de , seguindo as tendências do estilo barroco, hoje ela se encontra em um nicho em mármore e bronze dourado na Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma. Esculpida durante o período de , seguindo as tendências do estilo barroco, hoje ela se encontra em um nicho em mármore e bronze dourado na Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma. A beleza da obra se deve ao uso da iluminação e da fidelidade da escultura, que conferem à obra sensibilidade, pois o escultor aplicava em suas esculturas o uso de corpos alongados, gestos expressivos, expressões mais simples mas mais emocionadas. A beleza da obra se deve ao uso da iluminação e da fidelidade da escultura, que conferem à obra sensibilidade, pois o escultor aplicava em suas esculturas o uso de corpos alongados, gestos expressivos, expressões mais simples mas mais emocionadas.

22 Coroação de Napoleão – Jacques Louis David. Obra de Jacques- Louis David, pintada entre 1805 e 1807, retrata a coroação de Napoleão Bonaparte. Perceba que a coroa está nas mãos de Napoleão e não nas do Papa, deixando muito claro que havia um novo poder na França pós- revolução. Um poder que não era religioso, mas econômico e político. Obra de Jacques- Louis David, pintada entre 1805 e 1807, retrata a coroação de Napoleão Bonaparte. Perceba que a coroa está nas mãos de Napoleão e não nas do Papa, deixando muito claro que havia um novo poder na França pós- revolução. Um poder que não era religioso, mas econômico e político.

23 Eros e Psiquê – A. Canova. Mito Grego; Mito Grego; Padrão Neoclassico; Padrão Neoclassico; Psiquê é uma bela mortal por quem Psiquê é uma bela mortal por quem Eros, o deus do amor, se apaixonou. Tão bela que despertou a fúria de Afrodite, deusa da beleza e do amor, mãe de Eros - pois os homens deixavam de freqüentar seus templos para adorar uma simples mortal. Eros, o deus do amor, se apaixonou. Tão bela que despertou a fúria de Afrodite, deusa da beleza e do amor, mãe de Eros - pois os homens deixavam de freqüentar seus templos para adorar uma simples mortal. A deusa mandou seu filho atingir Psiquê com suas flechas, fazendo-a se apaixonar pelo ser mais monstruoso existente. Mas, ao contrário do esperado, Eros acaba se apaixonando pela moça - acredita-se que tenha sido espetado acidentalmente por uma de suas próprias setas. A deusa mandou seu filho atingir Psiquê com suas flechas, fazendo-a se apaixonar pelo ser mais monstruoso existente. Mas, ao contrário do esperado, Eros acaba se apaixonando pela moça - acredita-se que tenha sido espetado acidentalmente por uma de suas próprias setas.

24 Desastres da guerra – Goya As impressões de Os Desastres da Guerra, cujas matrizes escondia, ocorreram postumamente, em São cenas que o artista testemunhou em cidades como Zaragoza e Madrid e que retratam as conseqüências da guerra: fome, miséria, egoísmo e violência. As impressões de Os Desastres da Guerra, cujas matrizes escondia, ocorreram postumamente, em São cenas que o artista testemunhou em cidades como Zaragoza e Madrid e que retratam as conseqüências da guerra: fome, miséria, egoísmo e violência. Os horrores da Guerra da Independência Espanhola ( ) foram impressos com muita força dramática, juntamente com títulos em formato de comentários, provérbios, insultos ou elogios. Os horrores da Guerra da Independência Espanhola ( ) foram impressos com muita força dramática, juntamente com títulos em formato de comentários, provérbios, insultos ou elogios.

25 A Liberdade Guiando o Povo – Eugène Delacroix OBRA ROMÂNTICA. OBRA ROMÂNTICA. Comemoração à Revolução de julho de 1830, com a queda de Carlos X. Uma mulher representando a Liberdade guia o povo por cima dos corpos dos derrotados, levando a bandeira tricolor da Revolução Francesa em uma mão e brandindo um mosquete com baioneta na outra. Comemoração à Revolução de julho de 1830, com a queda de Carlos X. Uma mulher representando a Liberdade guia o povo por cima dos corpos dos derrotados, levando a bandeira tricolor da Revolução Francesa em uma mão e brandindo um mosquete com baioneta na outra.

26 Mortalak e Terrace – William Turner (pintor romântico londrino). Obra Romântica; Obra Romântica; Temática paisagista; Temática paisagista; Estudo profundo da perspectiva, gerando harmonia e naturalidade com os efeitos de luz e sombra. Estudo profundo da perspectiva, gerando harmonia e naturalidade com os efeitos de luz e sombra.

27 O Naufrágio – William Turner Obra Romântica; Obra Romântica; Composição dramática com presença de movimento, representando uma catástrofe climática, nesse contexto, o homem se vê impotente frente à força da natureza. Composição dramática com presença de movimento, representando uma catástrofe climática, nesse contexto, o homem se vê impotente frente à força da natureza.

28 Um Bar em Folies-Bergère - Manet O aspecto que mais retém atenção dos críticos é o reflexo de Suzon no espelho. Suas costas não parecem revelar uma imagem exata da cena, tanto no que concerne à sua postura, tanto como a presença de um homem em sua frente, tão próximo que deveria ter tampado a visão do observador. É difícil concluir se esta anomalia é fruto da vontade do artista ou um simples erro de apreciação. O aspecto que mais retém atenção dos críticos é o reflexo de Suzon no espelho. Suas costas não parecem revelar uma imagem exata da cena, tanto no que concerne à sua postura, tanto como a presença de um homem em sua frente, tão próximo que deveria ter tampado a visão do observador. É difícil concluir se esta anomalia é fruto da vontade do artista ou um simples erro de apreciação.

29 Angellus - Millet Obra realista; Obra realista; Demonstração do cotidiano dos trabalhadores. Demonstração do cotidiano dos trabalhadores. Representação de como a vida se comporta em um ambiente Pós- Revolução Industrial. Representação de como a vida se comporta em um ambiente Pós- Revolução Industrial.

30 Torso de Adele – Rodin. Escultura realista. Escultura realista. Usava o nu como inspiração, pois pretendia acabar com Tabus. Usava o nu como inspiração, pois pretendia acabar com Tabus. Considerado o maior escultor do século 20, Rodin foi ainda um revolucionário porque as obras dele são as primeiras a prescindir dos padrões clássicos para esculpir, pintar ou desenhar um ser humano. "Ele eliminou todas as referências do que até então era algo indiscutível: o padrão clássico. Com Rodin as esculturas passam a ser de carne e osso. Se humanizam. Considerado o maior escultor do século 20, Rodin foi ainda um revolucionário porque as obras dele são as primeiras a prescindir dos padrões clássicos para esculpir, pintar ou desenhar um ser humano. "Ele eliminou todas as referências do que até então era algo indiscutível: o padrão clássico. Com Rodin as esculturas passam a ser de carne e osso. Se humanizam.

31 Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte – Seurat. Obra Pontilhista. Obra Pontilhista. Representação da sociedade francesa do século XIX. Representação da sociedade francesa do século XIX. Individualização das personagens. Individualização das personagens.

32 Bailarina de 14 anos - Edgar Degas Escultura em equilíbrio e composta simetricamente (Clássico). Escultura em equilíbrio e composta simetricamente (Clássico). É a única escultura do mestre exibida durante sua vida. É a única escultura do mestre exibida durante sua vida. A escultura apresenta visível disciplina na pose. A escultura apresenta visível disciplina na pose.

33 Ensaio de Balé – Degas. Tema muito abordado por Degas tanto na pintura como na escultura. Tema muito abordado por Degas tanto na pintura como na escultura. Locais fechados com luz indireta. Locais fechados com luz indireta. Equilibrio em tons frios e pastéis. Equilibrio em tons frios e pastéis.

34 O quarto – Van Gogh. Expressividade em suas obras pelo uso das cores quente e pinceladas fortes. Ambiente fechado. Revela momentos de solidão vivida pelo artista.

35 O semeador – Van Gogh. Representação externa, ou seja o homem interage com a natureza. Representação externa, ou seja o homem interage com a natureza. Momentos em que Van Gogh tem um posicionamento positivista diante da vida. Momentos em que Van Gogh tem um posicionamento positivista diante da vida. O homem à frente e a casa ao fundo confere à obra um estado de solidão. O homem à frente e a casa ao fundo confere à obra um estado de solidão.

36 O que somos? De onde viemos? Para onde vamos? – Gauguim. O que somos? De onde viemos? Para onde vamos? – Gauguim. Relação entre a religiosidade e a natureza, homem e meio. Relação entre a religiosidade e a natureza, homem e meio.

37 Mulher passando a ferro - Degas Nessa obra impressionista, o artista deixa de lado a aristocracia e dá lugar a outra esfera da sociedade a mulher comum, onde a sua força de trabalho é destacada em um cenário provedor. Nessa obra impressionista, o artista deixa de lado a aristocracia e dá lugar a outra esfera da sociedade a mulher comum, onde a sua força de trabalho é destacada em um cenário provedor.

38 O Retrato de Adele – Gustav Klimt. O dourado invade o fundo e é o elemento fundamental do vestido, onde a ornamentação integra a iconografia habitual do pintor na fase dourada: espirais micênicos, olhos em estilo egípcio, círculos, retângulos e xadrezes. A aura repleta de ovais em torno da cabeça e a estranha forma à esquerda da modelo, remetem aos famosos mosaicos bizantinos. O dourado invade o fundo e é o elemento fundamental do vestido, onde a ornamentação integra a iconografia habitual do pintor na fase dourada: espirais micênicos, olhos em estilo egípcio, círculos, retângulos e xadrezes. A aura repleta de ovais em torno da cabeça e a estranha forma à esquerda da modelo, remetem aos famosos mosaicos bizantinos.

39 Sugar Children, 1996 VALENTINA – Vik Muniz Sugar Children, 1996 VALENTINA – Vik Muniz As crianças de açúcar são encantadoras. Trabalhadoras das plantações de cana de açúcar, foram retratadas por Muniz em uma viagem ao Caribe. Para a realização desta série, o artista trabalhou com açúcar e fotografou o resultado. As crianças de açúcar são encantadoras. Trabalhadoras das plantações de cana de açúcar, foram retratadas por Muniz em uma viagem ao Caribe. Para a realização desta série, o artista trabalhou com açúcar e fotografou o resultado.

40 O 4º ESTADO – Pelizza da Volpedo A obra confere o poder do operário e de sua força de trabalho. A composição se enquadra no contexto das internacionais dos trabalhadores e das comunas. A obra confere o poder do operário e de sua força de trabalho. A composição se enquadra no contexto das internacionais dos trabalhadores e das comunas. forte compromisso social e grande porte. forte compromisso social e grande porte.

41 Crianças que dormem na Mulberry Street - Jacob Riis Usa a fotografia como instrumento de denúncia. Usa a fotografia como instrumento de denúncia. Considerado o padrinho do jornalismo investigativo. Considerado o padrinho do jornalismo investigativo. Ele sempre alegou que os "pobres eram as vítimas e não os autores de seu destino". Ele sempre alegou que os "pobres eram as vítimas e não os autores de seu destino".

42 Movimentos de Artes e Ofícios William Morris Foi um movimento estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista. Fez frente aos avanços da Indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Foi influenciado pelas idéias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris. Foi um movimento estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista. Fez frente aos avanços da Indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Foi influenciado pelas idéias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.

43 Fotografia Retrato de Sarah Bernhardt por Félix Nadar. Retrato de Sarah Bernhardt por Félix Nadar. Famosa atriz e comediante francesa. Famosa atriz e comediante francesa. Nadar ritualizava a fotografia de modo que: cenário, estado de espírito da modelo e a luz ambiente, conferissem um trabalho artístico ímpar. Nadar ritualizava a fotografia de modo que: cenário, estado de espírito da modelo e a luz ambiente, conferissem um trabalho artístico ímpar.

44 Art Nouveau Surgido na Inglaterra Característica naturalista, de inspiração japonesa e com plantas arrojadas. A nova arte do Século XIX, determinou o uso de formas assimétricas com curvas sinuosas que só conseguiu se realizar devido ao surgimento de novos materiais e técnicas, como as estruturas de ferro.

45 Ascensão da doce Borboleta – Wangechi Mutu. A artista toma a figura feminina sob estereótipos clássicos da cultura do seu país reinterpretando-os à sua maneira. Mutu é conhecida por sua poderosa, inquietante críticas institucionais sobre o colonialismo e a arte feminista. Mutu é conhecida por sua poderosa, inquietante críticas institucionais sobre o colonialismo e a arte feminista.

46 Serigrafias de Andy Warhol. figura maior da Pop art.


Carregar ppt "Programa de Avaliação Seriada – PAS Objetos de estudos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google