A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Avaliação Seriada – PAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Avaliação Seriada – PAS"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Avaliação Seriada – PAS
Objetos de estudos.

2 Stonehenge Simboliza um templo em adoração ao sol. Uma corrente de estudo afirma ser uma espécie de relógio astronômico.

3 Os doze profetas - Aleijadinho
Barroco Brasileiro. Nesse período o ouro proporcionou o maior desenvolvimento cultural, político, e econômico do período colonial. Associou-se aos movimentos de Independência.

4 Da esquerda para direita: Amós, Abdias, Jonas, Baruc, Isaias, Daniel, Jeremias, Oséias, Ezequiel, Joel, Habacuc e Naum.

5 Enterro de uma mulher negra - Debret
A personagem principal é anônima; Segregação racial e religiosa; Notável desigualdade social do séc. XIX a ...

6 Arrufos – Belmiro de Almeida
O quadro "Arrufos" foi pintado em Significa uma das maiores obras primas da pintura nacional. O termo "arrufos" quer dizer uma briga de amor, porém na obra, percebemos muito mais que isso, quando analisamos cuidadosamente. O quadro se localiza no Museu Nacional de Belas-Artes e é sem duvidas uma das mais tristes cenas já pintadas. Percebemos o sofrimento da mulher perante algum ato. E em grande contraste o homem sentado fumando um charuto tão decepcionado que parece ignorar e não dar importância a mulher.

7 Redenção de Can – Modesto y Brocos.
Notamos nessa obra, a formação étnica e cultural do Brasil. Tendo como unidade formadora a cultura africana. O cenário evidencia a miscigenação, onde a criança é neta da mulher negra que está de pé. Essa obra retrata o multiculturalismo existente no Brasil

8 Sagração de D. Pedro I - Debret
Academicismo Neoclássico. Notável presença da elite. Notável presença do clero e a aristocracia. Participação popular ao fundo. Obra com ponto de fuga e linearidade horizontal.

9 Jantar – Jean Baptiste Debret.
Registro da desigualdade social do séc. XIX. De sete personagens apresentadas na imagem apenas duas, gozam das prerrogativas sociais.

10 Mulher tapuia – Eckhout (século XVII)
No óleo "Mulher tapuia", é feito uma série de registros iconográficos sobre a tribo, que podem ser identificados facilmente: eram bárbaros, andavam nus e em mata virgem, conservavam hábitos originais apesar da convivência com o homem branco e muitas vezes utilizavam-se da sobrevivência canibal; esse grupo foi recriado poeticamente pelo pintor holandês que procurou evidenciar o instinto animal dos tapuias.

11 Golfo de Nápoles com o Vesúvio ao fundo Eliseu DAngelo Visconti (1866-1944)
Eliseu Visconti ganhou uma bolsa de estudos na escola de Belas Artes de Paris. Expôs a primeira vez no Brasil, mas continuou a morar em Paris, onde se casou. Gostava de pintar a figura humana e também paisagens e o fazia sem contornos definidos e com cores discretas, mas influenciado pelos impressionistas europeus, contagiou-se pelas cores vibrantes e é considerado o precursor do Impressionismo no Brasil.

12 Tiradentes – P. Américo OBS!!! Mesmo dividindo o corpo do herói, Américo obedece a regras clássicas de proporção. Descoberto pelo desenhista alemão Bindsel, ganhou uma bolsa na Academia Imperial de Belas Artes, onde estudou entre 1859 e Embora tenha estudado em Paris numa época de manifestações impressionistas, sua produção manteve-se fiel ao academicismo. A imagem declara a luta pela liberdade que Tiradentes tanto desejava em seus ideais. Bravura e heroísmo estão em pesos equivalentes aos pedaços do corpo esquartejado.

13 Sala dos milagres - SENHOR DO BONFIM
São registros ricos do imaginário coletivo sobre a vida e a morte, e documentos preciosos para a compreensão das representações do universo religioso. Ex-votos são colocados em igrejas ou capelas para pagar promessas ou agradecer uma graça alcançada. Pode ser um quadro, pintura ou objeto a que se conferiu uma intenção votiva, ou seja, religiosa. Podem ser ainda placas com inscrições, figuras esculpidas em madeira ou cera, muitas vezes representando partes do corpo que estavam adoecidas e foram curadas.

14 Ausência – Galileo Emendabili.
A tradição da escultura tumular é milenar. É uma forma de representação que está ligada à cosmovisão de determinado contexto histórico, ideológico, social e econômico, interpretando a vida e a morte. A arte tumular atingiu seu apogeu nos séculos XVIII e XX, sendo hoje menos utilizada em virtude do avanço do cemitério-jardim. Base tumular em granito cinza retangular e de forma retilínea. Sobre essa base, em bronze é retratada uma família que foi interrompida pela morte.

15 Parede da memória – Rosana Paulino
A obra aborda os valores sociais. Registros de entes familiares. Multiculturalismo perceptível com a disposição de cada imagem no painel.

16 AVE MARIA – Victor Brecheret
Base tumular plana em mármore onde se erguem duas esculturas em bronze de dois anjos eretos, com as mãos unidas na altura do peito como se orassem e fizessem uma prece. Nota-se que o autor usou o estilo expressionista para esculpir os anjos. Essa foi a ultima escultura realizada por Brecheret.

17 A Flor do Mangue Flor do Mangue (Escultura) Franz KRAJCBERG escultura de grande porte - mede 12 X 8 metros e 5 metros de altura. Foi construída a partir de resíduos de árvores de manguezais destruídos pela especulação imobiliária.

18 A Leitora - Fragonard Retratação de uma jovem dama francesa embrenhada na solitária leitura de um livro de bolso, provavelmente um romance. Obra do período Rococó. Obra que representa a Aristocracia francesa. Bem como os seus gostos e costumes. A cultura escrita é importante em nossa agenda de pesquisa porque sabemos que as ciências humanas subsidiam o papel do Estado na formulação de políticas públicas que efetivamente contribuirão para universalizar o acesso a seus desejados efeitos, da redução das desigualdades sociais à promoção da cidadania, simultaneamente um objeto de pesquisa e um item obrigatório da agenda civilizatória contemporânea.

19 Missa Móvel - Nelson Leirner
As obras de Nelson Leirner destacam a miscigenação cultural e o sincretismo ao misturar num mês “PALCO” ou suporte, figuras de diferentes gêneros culturais. A mobilidade nessa obra está no movimento do SKATE que se torna um veículo difusor cultural.

20 A boa educação – Jean Baptiste Chardin
Obra do período Rococó. A obra mostra os ensinamentos éticos oferecidos as jovens damas da época. A composição confere equilíbrio entre luz e sombra.

21 O Êxtase de Santa Tereza - Bernini
Esculpida durante o período de , seguindo as tendências do estilo barroco, hoje ela se encontra em um nicho em mármore e bronze dourado na Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma. A beleza da obra se deve ao uso da iluminação e da fidelidade da escultura, que conferem à obra sensibilidade, pois o escultor aplicava em suas esculturas o uso de corpos alongados, gestos expressivos, expressões mais simples mas mais emocionadas.

22 Coroação de Napoleão – Jacques Louis David.
Obra de Jacques-Louis David, pintada entre 1805 e 1807, retrata a coroação de Napoleão Bonaparte. Perceba que a coroa está nas mãos de Napoleão e não nas do Papa, deixando muito claro que havia um novo poder na França pós-revolução. Um poder que não era religioso, mas econômico e político.

23 Eros e Psiquê – A. Canova. Mito Grego; Padrão Neoclassico;
Psiquê é uma bela mortal por quem Eros, o deus do amor, se apaixonou. Tão bela que despertou a fúria de Afrodite, deusa da beleza e do amor, mãe de Eros - pois os homens deixavam de freqüentar seus templos para adorar uma simples mortal. A deusa mandou seu filho atingir Psiquê com suas flechas, fazendo-a se apaixonar pelo ser mais monstruoso existente. Mas, ao contrário do esperado, Eros acaba se apaixonando pela moça - acredita-se que tenha sido espetado acidentalmente por uma de suas próprias setas.

24 Desastres da guerra – Goya
As impressões de Os Desastres da Guerra , cujas matrizes escondia, ocorreram postumamente, em São cenas que o artista testemunhou em cidades como Zaragoza e Madrid e que retratam as conseqüências da guerra: fome, miséria, egoísmo e violência. Os horrores da Guerra da Independência Espanhola ( ) foram impressos com muita força dramática, juntamente com títulos em formato de comentários, provérbios, insultos ou elogios.

25 A Liberdade Guiando o Povo – Eugène Delacroix
OBRA ROMÂNTICA. Comemoração à Revolução de julho de 1830, com a queda de Carlos X. Uma mulher representando a Liberdade guia o povo por cima dos corpos dos derrotados, levando a bandeira tricolor da Revolução Francesa em uma mão e brandindo um mosquete com baioneta na outra.

26 Mortalak e Terrace – William Turner (pintor romântico londrino).
Obra Romântica; Temática paisagista; Estudo profundo da perspectiva,gerando harmonia e naturalidade com os efeitos de luz e sombra.

27 O Naufrágio – William Turner
Obra Romântica; Composição dramática com presença de movimento, representando uma catástrofe climática, nesse contexto, o homem se vê impotente frente à força da natureza.

28 Um Bar em Folies-Bergère - Manet
O aspecto que mais retém atenção dos críticos é o reflexo de Suzon no espelho. Suas costas não parecem revelar uma imagem exata da cena, tanto no que concerne à sua postura, tanto como a presença de um homem em sua frente, tão próximo que deveria ter tampado a visão do observador. É difícil concluir se esta anomalia é fruto da vontade do artista ou um simples erro de apreciação.

29 Angellus - Millet Obra realista;
Demonstração do cotidiano dos trabalhadores. Representação de como a vida se comporta em um ambiente Pós- Revolução Industrial.

30 Usava o nu como inspiração, pois pretendia acabar com Tabus.
Torso de Adele – Rodin. Escultura realista. Usava o nu como inspiração, pois pretendia acabar com Tabus. “Considerado o maior escultor do século 20, Rodin foi ainda um revolucionário porque as obras dele são as primeiras a prescindir dos padrões clássicos para esculpir, pintar ou desenhar um ser humano. "Ele eliminou todas as referências do que até então era algo indiscutível: o padrão clássico. Com Rodin as esculturas passam a ser de carne e osso. Se humanizam”.

31 Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte – Seurat.
Obra Pontilhista. Representação da sociedade francesa do século XIX. Individualização das personagens.

32 Bailarina de 14 anos - Edgar Degas
Escultura em equilíbrio e composta simetricamente (Clássico). É a única escultura do mestre exibida durante sua vida. A escultura apresenta visível disciplina na pose.

33 Ensaio de Balé – Degas. Tema muito abordado por Degas tanto na pintura como na escultura. Locais fechados com luz indireta. Equilibrio em tons frios e pastéis.

34 Revela momentos de solidão vivida pelo artista.
O quarto – Van Gogh. Expressividade em suas obras pelo uso das cores quente e pinceladas fortes. Ambiente fechado. Revela momentos de solidão vivida pelo artista.

35 Representação externa, ou seja o homem interage com a natureza.
O semeador – Van Gogh. Representação externa, ou seja o homem interage com a natureza. Momentos em que Van Gogh tem um posicionamento positivista diante da vida. O homem à frente e a casa ao fundo confere à obra um estado de solidão.

36 O que somos? De onde viemos? Para onde vamos? – Gauguim.
Relação entre a religiosidade e a natureza, homem e meio.

37 Mulher passando a ferro - Degas
Nessa obra impressionista, o artista deixa de lado a aristocracia e dá lugar a outra esfera da sociedade “a mulher comum, onde a sua força de trabalho é destacada em um cenário provedor.

38 O Retrato de Adele – Gustav Klimt.
O dourado invade o fundo e é o elemento fundamental do vestido, onde a ornamentação integra a iconografia habitual do pintor na fase dourada: espirais micênicos, olhos em estilo egípcio, círculos, retângulos e xadrezes. A aura repleta de ovais em torno da cabeça e a estranha forma à esquerda da modelo, remetem aos famosos mosaicos bizantinos.

39 Sugar Children, 1996 VALENTINA – Vik Muniz
As crianças de açúcar são encantadoras. Trabalhadoras das plantações de cana de açúcar, foram retratadas por Muniz em uma viagem ao Caribe. Para a realização desta série, o artista trabalhou com açúcar e fotografou o resultado.

40 O 4º ESTADO – Pelizza da Volpedo
A obra confere o poder do operário e de sua força de trabalho. A composição se enquadra no contexto das internacionais dos trabalhadores e das comunas. forte compromisso social e grande porte.

41 Crianças que dormem na Mulberry Street - Jacob Riis
Usa a fotografia como instrumento de denúncia. Considerado o “padrinho” do jornalismo investigativo. Ele sempre alegou que os "pobres eram as vítimas e não os autores de seu destino".

42 Movimentos de Artes e Ofícios William Morris
Foi um movimento estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista. Fez frente aos avanços da Indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Foi influenciado pelas idéias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.

43 Fotografia Retrato de Sarah Bernhardt por Félix Nadar.
Famosa atriz e comediante francesa. Nadar ritualizava a fotografia de modo que: cenário, estado de espírito da modelo e a luz ambiente, conferissem um trabalho artístico ímpar.

44 Art Nouveau Surgido na Inglaterra
Característica naturalista, de inspiração japonesa e com plantas arrojadas. A nova arte do Século XIX, determinou o uso de formas assimétricas com curvas sinuosas que só conseguiu se realizar devido ao surgimento de novos materiais e técnicas, como as estruturas de ferro.

45 Ascensão da doce Borboleta – Wangechi Mutu.
A artista toma a figura feminina sob estereótipos clássicos da cultura do seu país reinterpretando-os à sua maneira. Mutu é conhecida por sua poderosa, inquietante críticas institucionais sobre o colonialismo e a arte feminista.

46 Serigrafias de Andy Warhol. figura maior da Pop art.


Carregar ppt "Programa de Avaliação Seriada – PAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google