A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão do Conhecimento e Inovação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento e Inovação"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento e Inovação

2 Baseado nas apresentações de:
Idalberto Chiavenato ( Christiano G. Becker (Depto de Ciência da Computação da UFMG) Maria Luiza Campos DCC/IM - UFRJ

3 O que é inovação? Criar novidades? Fazer coisas novas?
Mudar ou modificar as coisas atuais? Fazer diferente dos outros? Acabar com a rotina e a mesmice? Instaurar a imaginação e a criatividade? Melhorar sempre e sempre? Criticar o statu quo? Desenvolver espírito crítico? Fazer melhor que os outros? Adiantar-se no tempo em relação aos outros?                                

4 Pensar

5 Pensar Variar

6 Pensar Variar Imaginar

7 Pensar Variar Imaginar Criar

8 Os caminhos da inovação
Pensar Variar Imaginar Criar Inovar

9 O que é inovação ? Inovação é a exploração bem sucedida de novas idéias; É a forma de diferenciação para competitividade dos novos produtos; Algo novo INOVAÇÃO Agrega valor

10 O que é inovação ? Peter Senge, no seu livro “The Fifth Discipline” diferencia a invenção - que ele exemplifica como o desenvolvimento do avião por Santos Dumont da inovação como esta sendo o momento que a idéia se transforma em algo que pode ser replicado de forma confiável, em escala significativa e dentro de custos compatíveis - portando dentro de um prisma de mercado.

11 Porque a inovação é importante ?
A inovação é o ponto central do desenvolvimento das empresas e da formação de riqueza. Neste novo milênio e em um mundo cada vez mais globalizado, a competição estará centrada na velocidade e na capacidade de inovação dos povos e das empresas; inovação tecnológica inovação nas formas de gestão, etc. Empresas, regiões ou nações que não abraçarem a inovação não serão capazes de manter vantagens competitivas e serão deixadas para trás.

12 Idéia é diferente de oportunidade !
Algumas reflexões ... Idéia é diferente de oportunidade !

13 Idéias , oportunidades e “business”
Oportunidade é uma idéia que está vinculada a um produto ou serviço que agrega valor ao consumidor, seja através da inovação ou da diferenciação; Oportunidade é uma idéia que tem potencial para gerar lucros e está disponível em momento e/ou local adequado para quem vai utilizá-la; Boas oportunidades são menos numerosas que boas idéias; Um empreendedor habilidoso dá forma à uma oportunidade onde outros nada vêem, ou vêem muito cedo ou muito tarde. Uma oportunidade é um alvo móvel. Se alguém a vê, ainda há tempo de aproveitá-la.

14 Algumas reflexões ... “É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma do que ter uma oportunidade e não estar preparado para ela. “ “Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade.”

15 Tive uma boa idéia! Não vai dar certo. Já tentamos isso antes. Não é o momento certo Não dá para fazer. Não é assim que costumamos fazer. As coisas funcionam Vai sair muito caro Vamos discutir isso sem ela na próxima reunião.

16 A percepção da oportunidade ...
“O conceito é interessante e bem estruturado, mas para merecer uma nota melhor que 5 , a idéia deveria ser viável.” Parecer do examinador de Universidade de Yale sobre tese de Fred Smith propondo um serviço confiável de malote -Smith viria a ser o fundador da Federal Express.

17 A percepção da oportunidade ...
“Quem se interessaria em ouvir os atores ?” H.M.Warner, da Warner Brothers, no auge do cinema mudo em 1927.

18 “Tudo o que podia ser inventado já o foi.”
Frase para pensar... “Tudo o que podia ser inventado já o foi.” Charles H. Duell, Diretor do Departamento de Patentes dos Estados Unidos em 1899 ao propor o fechamento da seção de registro de novas patentes.


Carregar ppt "Gestão do Conhecimento e Inovação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google