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EMPREENDEDORIS MO E INOVAÇÃO Prof. Fábio Marinho

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Apresentação em tema: "EMPREENDEDORIS MO E INOVAÇÃO Prof. Fábio Marinho"— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORIS MO E INOVAÇÃO Prof. Fábio Marinho

2 Por quê é um tema importante? Empreendedorismo (entrepreneurship) É possível ensinar a alguém como ser empreendedor?

3 Uma pessoa que cria uma empresa, qualquer que seja ela Uma pessoa que compra uma empresa já estabelecida e introduz inovações, assumindo riscos e agregando valor Um funcionário que identifica ou cria um novo negócio, introduz inovações em sua organização, gerando vantagem competitiva e valor para os acionistas Empreendedo r

4 O modelo do processo empreendedor de Timmons oportunida de recursostime criatividade comunicação liderança business plan

5 O empreendedor na ótica de Louis Filion visões concebe desenvolve realiza

6 Canalização da energia, foco Buscar experiência e conhecimento Pensamento lateral e horizontal Capacidade de pensar e fazer escolhas Aptidão e vontade de se comunicar Determinação Perseverança: longo prazo Pré- requisitos

7 Imagem projetada no futuro do lugar que se quer ser ocupado pelos seus produtos no mercado, assim como a imagem projetada do tipo de organização necessária para consegui-lo Visão

8 Processo da ciação da visão de Filion visão relações liderança energia percepção do mundo

9 Weltanschauung: percepção do mundo Como desenvolver uma visão sem a compreensão do setor? Como identificar uma oportunidade real sem conhecer a área de negócios em que se pretende atuar?

10 Quantidade de tempo alocada para a execução das atividades profissionais Intensidade (qualidade) da execução Energia

11 onde investir a energia novas fontes de lucro gerenciamento racionalização de custos flexibilidade inovação integração conhecimento é chave relacionamento qualidade da experiência amplitude cobertura influência implicações no negócio transformação do negócio necessidades crescimento e lucratividade rapidez e prontidão lealdade dos clientes rede de parceiros

12 Weltanschauung Compreensão do setor de negócios Energia: motivação, comprometimento, persuasão, clareza na comunicação, negociação Relacionamento Liderança

13 Estágios da Visão Complementar: atividades de gestão para sustentar a Central Central: consolidação de uma ou mais Emergentes Emergentes: idéias de produtos e serviços que queremos lançar

14 Auto-avaliação: descrição das ws-chave; energia; liderança; auto-conceito; autonomia; exame dos pontos fortes e fracos Origem e desenvolvimento da visão Descrição dos modelos empresariais preferidos Identificação das áreas de mercado que oferecem oportunidades de negócio Descrição das visões emergentes Descrição de uma visão central

15 relações visões ações Ligações entre os sistemas

16 Níveis de relações Primário: familiares. Ligações em torno de mais de uma atividade. Secundário: conhecidos. Ligação em torno de uma atividade bem determinada. Rede de ligações. Terciário: cursos. Livros, viagens, congressos, feiras e exposições industriais.

17 O sistema de Relações relações familiares externa s internas direçãoparescolegasoutros superiores subordinados esportivas ideológicassociaispolíticasreligiosasprofissionaispessoais próximosimediatosafastados

18 Pergunta Qual a diferença entre visão e sonho?

19 Pergunta Qual a diferença entre empreendedor e administrador?

20 O empreendedor e as combinações entre visão e relações relações visão administrador peq.empresa empreendedor méd. empresa empreendedor gde.empresa sonhador cortesão ++ --

21 Administrador x Empreendedor Faz certo as coisas Eficiência Gerencia Baseado em controles Ênfase na tática, estrutura e sistemas Curto prazo Como e quando Busca previsibilidade Evita riscos Ocupa um cargo Relógio Faz as coisas certas Eficácia Inovação Baseado na confiança Ênfase na filosofia, valores essenciais, metas compartilhadas Longo prazo O quê e por quê Busca mudanças Corre riscos Lidera Bússola Fonte: W.Bennis, R.Towsend, J.Kotter, J.Katzenbach, S.Covey, e outros

22 Estudo das oportunidades A flecha lançada A palavra pronunciada A oportunidade perdida Três coisas que nunca voltam atrás: Provérbio chinês

23 Como identificar uma idéia que pode dar origem a uma oportunidade? Idéias são diferentes de oportunidade s

24 Oportunidade é uma idéia que está vinculada a um produto ou serviço Ela tem: Algo de novo Atende um nicho de mercado Tem potencial para gerar lucro É baseada em necessidades insatisfeitas Surge em um momento propício para quem vai se beneficiar dela

25 Ser compatível com as características do empreendedor (personalidade, ws, energia, liderança, sonhos,...) Avaliação das oportunidades Se confrontada com as forças e fraquezas individuais (conhecimento do setor, experiência, requisitos de tecnologia, etc...) Avaliar as ameaças externas que incidem sobre a oportunidade

26 Education is the only ticket to success in a knowledge-based society. Education is the big game in the globally interdependent economy. Period. Tom Peters Liberation Management

27 Paixão pelo produto ou serviço Erros a evitar Paranóia (não posso mostrar a idéia porque pode ser roubada) Perfeccionismo (ainda não está pronto) Muito tarde ou muito cedo Não reconhecer ou evitar a concorrência Preço baixo como estratégia de entrada Desejo ou necessidade de lucro rápido

28 Empreendedor sofre! Tudo que podia ser inventado já foi inventado. Charles H. Duell, comissário do serviço de patentes EUA, 1899 A televisão não será capaz de se manter no mercado depois dos primeiros seis meses de funcionamento. As pessoas vão se cansar de ficar olhando para uma caixa de madeira todas as noites. Darryl F. Zanuck, presidente da 20th Century Fox, 1946 O conceito é interessante e bem estruturado, mas para merever uma nota maior que 5 a idéia deveria ser viável. Examinador de Yale sobre a tese de Fred Smith propondo um serviço confiável de malote. Mais tarde, Smith fundou a Fedex.

29 EMPREENDEDORIS MO E INOVAÇÃO Prof. Fábio


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