A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como identificar? OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS. O que é ser dono de seu próprio negócio? Você já refletiu sobre isso? Qual as suas expectativas?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como identificar? OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS. O que é ser dono de seu próprio negócio? Você já refletiu sobre isso? Qual as suas expectativas?"— Transcrição da apresentação:

1 Como identificar? OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS

2 O que é ser dono de seu próprio negócio? Você já refletiu sobre isso? Qual as suas expectativas?

3 Oportunidade é uma idéia que está vinculada a um produto ou serviço Ela tem: Algo de novo Atende um nicho de mercado Tem potencial para gerar lucro É baseada em necessidades insatisfeitas Surge em um momento propício para quem vai se beneficiar dela

4 Ser compatível com as características do empreendedor (personalidade, ws, energia, liderança, sonhos,...) Avaliação das oportunidades Se confrontada com as forças e fraquezas individuais (conhecimento do setor, experiência, requisitos de tecnologia, etc...) Avaliar as ameaças externas que incidem sobre a oportunidade

5 Education is the only ticket to success in a knowledge-based society. Education is the big game in the globally interdependent economy. Period. Tom Peters Liberation Management

6 Paixão pelo produto ou serviço Erros a evitar Paranóia (não posso mostrar a idéia porque pode ser roubada) Perfeccionismo (ainda não está pronto) Muito tarde ou muito cedo Não reconhecer ou evitar a concorrência Preço baixo como estratégia de entrada Desejo ou necessidade de lucro rápido

7 Empreendedor sofre! Tudo que podia ser inventado já foi inventado. Charles H. Duell, comissário do serviço de patentes EUA, 1899 A televisão não será capaz de se manter no mercado depois dos primeiros seis meses de funcionamento. As pessoas vão se cansar de ficar olhando para uma caixa de madeira todas as noites. Darryl F. Zanuck, presidente da 20th Century Fox, 1946 O conceito é interessante e bem estruturado, mas para merecer uma nota maior que 5 a idéia deveria ser viável. Examinador de Yale sobre a tese de Fred Smith propondo um serviço confiável de malote. Mais tarde, Smith fundou a Fedex.

8 Primeiros passos... Saber ouvir; Saber perguntar; Perceber; Observar, observar.... Fazer sempre a pergunta: - Qual a oportunidade de negócio existente nas situações vivenciadas? Pesquisar; Avaliar as idéias.

9 Tipos de oportunidades no mercado: Fornecer algo escasso; Fornecer, de maneira nova ou melhor, um produto ou serviço existente; Fornecer um NOVO produto ou serviço. Kotler, Philip (1999)

10 Por Escassez Como percebemos Como percebemos: É visível a todos; Fazem filas para ter acesso ao produto; Os produtos são oferecidos com preços alterados; Ocorre em situações de catástrofe, tempo de guerra ou em localidades com baixo índice de desenvolvimento ou de mudança política (socialismo p/ capitalismo); Possui vida curta essa situação.

11 Por melhoria de qualidade Percebemos através da observação e pesquisa Percebemos através da observação e pesquisa: Quais os pontos fracos deste produto/serviços? Alguma coisa poderia ser adicionada ao produto/serviço para torná-lo melhor? O produto/serviço poderá ser oferecido mais barato sem perder a qualidade? O produto poderia ser elaborado com outros materiais e/ou o serviço poderia ser operacionalizado de outra forma?

12 Por fornecimento de um novo produto Percebemos através da utilização da criatividade aliada ao mercado criatividade aliada ao mercado: É necessário realizar um estudo como as pessoas que compram e suas necessidades; Grande fonte será o próprio poder criativo para gerar inovações.

13 Fontes de oportunidades Necessidades do ser humano; Competências pessoais; Talentos, habilidades; Gostos pessoais; Meios de comunicação; Cenários; Tendências locais; Macro tendências.

14 Cenário.... Pesquisa do SEBRAE, constata que 75% das MPEs morrem no primeiro ano de vida pela falta de planejamento na abertura do negócio; Em Pernambuco as MPEs representam 98,7% das empresas existentes. Brasil é o 7º país mais empreendedor* * Fonte: Global Entrepreneurship Monitor-GEM de 2004

15 Ranking da mortalidade das MPE Falta de capital de giro - 24,1%; Impostos altos / tributos - 16,0%; Falta de clientes - 8,0%; Concorrência - 7,1%; Baixo lucro - 6,1%; Dificuldade financeira - 6,1%; Desinteresse na continuação do negócio - 6,1%; Maus pagadores / inadimplência - 6,1%; Problemas familiares - 3,8% Má localização da empresa - 3,8% Fonte: Boletim Estatístico de Micro e Pequenas Empresas - 1º Semestre 2005

16 Idéia ou oportunidade? Eis a questão..... Vamos avaliar...

17 Avaliar... Quem serão os clientes? Posso atender seus problemas? Como os clientes estão se comportando ou sendo abordados? Como você resolverá os problemas por um caminho singular? Como é o tamanho desse mercado que possui esse problema que se quer resolver e/ou atender? Quanto as pessoas, estão dispostas a pagar? Qual o retorno financeiro dos clientes?

18 Avaliar... Dinâmica da atividade Ciclo de vida; Sazonalidade; Tempo; Ritmo; Produtos substitutos; Rivalidade da concorrência; Acesso a fornecedores; Barreiras de entrada.

19 EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO


Carregar ppt "Como identificar? OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS. O que é ser dono de seu próprio negócio? Você já refletiu sobre isso? Qual as suas expectativas?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google