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Localização de Facilidades Prof. Fernando Augusto Silva Marins

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Apresentação em tema: "Localização de Facilidades Prof. Fernando Augusto Silva Marins"— Transcrição da apresentação:

1 Localização de Facilidades Prof. Fernando Augusto Silva Marins
Prof. Marins

2 Sumário Abordagens Gerais Definições Fatores Determinantes Clusters
Métodos Quantitativos de Localização Industrial Prof. Marins

3 Desenvolva alternativas de localização
Abordagens Gerais Defina as necessidades: (a) Tamanho da empresa; (b) Objetivos (c) Nichos de mercado (d) Número/tamanho de fábricas/ depósitos Determine as Estratégias: (a) Fatores dominantes de localização (b) Ênfase nos produtos/mercados (c) Competências da empresa (d) Orientação ao risco Procura por região viável Desenvolva alternativas de localização Avalie as alternativas de localização Selecione local específico Prof. Marins

4 Empresas Industriais e de Serviços
Capacidade Empresas Industriais e de Serviços EMPRESA INSUMOS MEDIDA DA CAPACIDADE VOLUME DE PRODUÇÃO Fábrica de refrigerantes Horas.máq. disponíveis Núm. de unidades/ano Hotel Leitos disponíveis Núm. de hóspedes/dia Cinema Número de assentos Núm. de espectadores/ semana Fábrica de cimento Vol. do forno de clinquer Toneladas/dia Empresa de transportes Número de poltronas Núm. de passageiros/ano Usina hidroelétrica Tamanho das turbinas Potência gerada (MW) Loja Área da loja Vendas/mês Escola Número de alunos Núm. de formados/ano Prof. Marins

5 Opções de Localização quando capacidade adicional é necessária:
Não fazer nada: ajuste interno. Expandir a atual instalação. Adicionar nova fábrica. Fechar a instalação existente e mudar-se para outra maior. Prof. Marins

6 Determinação da Demanda Determinação da Capacidade a instalar
Etapas: Determinação da Demanda Determinação da Capacidade a instalar Identificar e avaliar as alternativas Seleção da alternativa mais adequada Prof. Marins

7 Demanda projetada para todo o mercado
ANO 1 2 3 4 5 PRODUTO (unidades) Precisão da estimativa é de 10% (para mais ou para menos) para os anos 1 e 2, e de 20% para os demais anos. A empresa decide que vai abranger uma participação de mercado de 35%. Cenário de capacidade para a empresa será: ANO 1 2 3 4 5 CAPACIDADE MÁXIMA 38.500 42.350 51.660 57.960 65.100 CAPACIDADE MÍNIMA 31.500 34.650 34.440 38.640 43.400 Prof. Marins

8 Fatores Determinantes na Localização
Disponibilidade de mão-de-obra; Nível salarial e sindicatos; Rede Logística; Suprimento de eletricidade, gás, telefones, água, esgoto, etc. Incentivos fiscais Prof. Marins

9 Fatores determinantes na localização (cont.)
Proximidade dos mercados Tendências de crescimento populacional Fornecedores e serviços de apoio Restrições ambientais Disponibilidade e custos dos terrenos Prof. Marins

10 Fatores determinantes na localização (cont.)
Leis de zoneamento; Proximidade de universidades; Hospitais; Nível de vida; Preferências da gerência Prof. Marins

11 Condomínio Industrial Consórcio Modular
Arranjos Industriais Cluster: agrupamento de empresas similares em determinada região, mesmas características econômicas e com objetivo comum de competitividade. Cooperativas Empresa virtual Condomínio Industrial Consórcio Modular Prof. Marins

12 Métodos Quantitativos de Localização Industrial
Centro de Gravidade Momentos Ponto de Equilíbrio Avaliação de Fatores Prof. Marins

13 Métodos Quantitativos de Localização Industrial Centro de Gravidade
Avalia-se o local de menor custo para a instalação da empresa, considerando-se o fornecimento de matérias-primas e os mercados consumidores Prof. Marins

14 Distribuição dos Locais
Centro de Gravidade Distribuição dos Locais km 500 MP1 PA1 PA2 400 MP2 PA3 300 PA4 200 100 PA5 MP3 PA – Ponto de consumo MP – Ponto de fornecimento de M-P. Prof. Marins

15 Custos/Quantidades MP1 200 3 100 500 MP2 400 2 MP3 300 PA1 150 4 PA2
Local Quantidade Q Custo Transporte CT Localização Horizontal Vertical LH LV MP1 200 3 100 500 MP2 400 2 MP3 300 PA1 150 4 PA2 PA3 50 5 PA4 250 PA5 Tonelada (t) ($/t)/km km Prof. Marins

16 Centro de Gravidade Localização Horizontal (LH):
LH = (Qi*CTi*LHi)/(Qi*CTi) = ( )/( )= = /4.900 = 285,7 km. Localização Vertical (LV): LV = (Qi*CTi*LVi)/(Qi*CTi) = ( )/( )= = /4.900 = 376,5 km. Prof. Marins

17 Método dos Momentos Cidade com menor soma de momentos será escolhida.
Semelhante ao CG, com ponderação de um determinado Centro (Cidade) contra os demais Centros existentes. Para cada Cidade, calcula-se o Momento (M) que as demais Cidades somadas possuem: M = Custo Unitário de Transporte * Quantidade * Distância Cidade com menor soma de momentos será escolhida. Prof. Marins

18 Método dos Momentos 300 km C, 5 t 100 km B, 3 t A, 10 t 150 km 200 km
D, 5 t Onde localizar o CD? Custo Unitário Transporte = $2,00/t/Km Prof. Marins

19 Método dos Momentos A: 2.3.100 + 2.5.400 + 2.5.200 = $6.600,00
B: = $6.500,00 C: = $14.300,00 D: = $9.400,00 Prof. Marins

20 Método do Ponto de Equilíbrio
Compara-se diferentes localidades em função dos custos totais de operação (fixos e variáveis) Localidade Custo fixo anual ($) Custo variável unitário ($) A ,00 64,00 B ,00 25,00 C ,00 15,00 Prof. Marins

21 Método do Ponto de Equilíbrio
Obter as equações das retas dos custos totais de cada Localidade Desenhar as retas para cada Localidade nos eixos Q = Quantidade versus CT = Custo Total Verificar as interseções das retas e obter a melhor localização para cada intervalo de valores da Quantidade Prof. Marins

22 Método do Ponto de Equilíbrio
Escolher um valor qualquer de Q, por exemplo Q = Tem-se , os custos totais em unidades de $1.000,00: CT em A: = $1.400,00 CT em B: = $800,00 CT em C: = $700,00 Prof. Marins

23 Método do Ponto de Equilíbrio
CT ($1.000) 1.400 1.200 1.000 800 600 400 200 Até 4.615: A é melhor A B C Acima de : C é melhor Q (unidades 1.000) Entre e : B é melhor Prof. Marins

24 Métodos Quantitativos de Localização Industrial
Avaliação de Fatores: Exemplo: Uma empresa está avaliando quatro alternativas para a localização de nova instalação. Segundo a gerência, os fatores determinantes na localização estão relacionados abaixo, com os respectivos pesos e notas (de 1 a 5, onde o 5 é o mais favorável): Prof. Marins

25 EXEMPLO Uma empresa deseja ponderar os fatores qualitativos de quatro cidades candidatas a sediar a sua nova unidade. A empresa inicialmente definiu os fatores a serem considerados e atribuiu a cada um deles um peso. posteriormente pediu a cada um de seus principais executivos que atribuíssem a cada uma das cidades uma nota, entre 0 e 10, para cada um dos fatores. Os dados obtidos estão abaixo: NOTAS FATOR Peso(%) A B C D Disponibilidade de pessoal 10 7,5 8 6,5 5 Aspectos sindicais 15 10 5 7 9,5 Restrições ambientais 20 5 7,5 9 6,5 Qualidade de vida 15 9 8 9,5 8,5 Suprimento de materiais 15 6,5 6 7,5 8,5 Isenção de impostos 15 5 8 8 8,5 Desenvolvimento regional 10 5 6 8 6,5 682,5 695,0 805,0 770,0 Prof. Marins


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