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O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO Este módulo destaca a importância da localização de atividades internas à empresa para a melhoria do desempenho. Destaca também.

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1 O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO Este módulo destaca a importância da localização de atividades internas à empresa para a melhoria do desempenho. Destaca também o problema de localização e do tamanho da Empresa como elemento de competitivade.

2 Onde alocar cada atividade Parte I - Localização dentro da Empresa Objetivo: Minimizar os movimentos Maximizar as similaridades

3 Parte I - Localização dentro da Empresa Objetivo: Mimimizar o movimento entre atividades AB c DEF

4 Parte I - Localização dentro da Empresa Objetivo: Mimimizar o movimento entre atividades

5 Parte I - Localização dentro da Empresa

6 Abaixo é apresentada uma tabela com a quantidade de movimentação entre postos de trabalho da oficina de retífica de motores. A organização do espaço de produção atual está apresentada abaixo. Sugira outra organização em que as distâncias de movimentação sejam minimizadas 1. Desbaste e Retífica 2.Equip. controle numérico 3. Recebimento Expedição 4. Tornos e furadeiras 5. Depósito de ferramentas 6. Inspeção Configuração Atual Exercício: Parte I - Localização dentro da Empresa

7 Resolução Parte I - Localização dentro da Empresa

8 Parte 2 - Localização da empresa 1. O Problema: Onde Localizar uma loja que atenda os objetivos de desempenho ? Bairro 2 Bairro 1 Bairro3 Bairro 4 Bairro 6 Bairro 5 Bairro Empresa ?

9 1. O Problema: Fatores a Considerar: Bairro 2 Bairro 1 Bairro3 Bairro 4 Bairro 6 Bairro 5 Bairro Empresa Distância do consumidor à loja Peso do consumidor Peso da Loja Parte 2 - Localização da empresa

10 Distribuidor Fábrica Parte 2 - Localização da Empresa Como determinar distância?

11 Parte 2 - Localização da Empresa 1. O Problema: Fatores a Considerar: Distância do consumidor à loja Distância Euclidiana D(1,2 ) = Bairro 2 Bairro 1 Bairro3 Bairro 4 Bairro 6 Bairro 5 Bairro Empresa (X1,Y1) (X2,Y2)

12 1. O Problema: Fatores a Considerar: Distância do consumidor à Empresa/loja Distância Metropolitana D = | X1 - X2| + |Y1 - Y2| Barro 2 Barro 1 Bairro3 Bairro 4 Bairro 6 Bairro 5 Bairro Loja Lago (X1,Y1) (X2,Y2) Parte 2 - Localização da Empresa

13 PROJETO DE REDE DE OPERAÇÕES Localização da Empresa Método do centro de Gravidade OBJETIVO: Que resulta em: di é uma distância estimada uma vez que não se conhece xs e ys

14 PROJETO DE REDE DE OPERAÇÕES Localização da Empresa Onde: xi é a coordenada do ponto i yi é a coordenada do ponto i Vi é a quantidade a ser transportada do pto i xs e ys são os pontos de mínima distância wi pode ser o volume a ser transportado ou a combinação deste com a taxa de transporte Método do centro de Gravidade Que de forma aproximada pode ser representado por:

15 PROJETO DE REDE DE OPERAÇÕES Localização de Empresa Onde: xi é a coordenada do ponto i yi é a coordenada do ponto i Vi é a quantidade a ser transportada do pto i Método do centro de Gravidade w1=5 w3=10 w2=12 w4=8 ( 5.5;2.4)

16 PROJETO DE REDE DE OPERAÇÕES Localização - Centro de Gravidade – Peso P/ Bairro Onde: xi é a coordenada do ponto i yi é a coordenada do ponto i Vi é a quantidade a ser transportada do pto i pi frete para o produto do bairro i V=(5,3) V=(10,1) V=(12,3) V=(8,8) Centro de gravidade (6.25;2.8) Consideração de volume e frete

17 PROJETO DE REDE DE OPERAÇÕES Localização - Exercício Bairro 1 Bairro3 Bairro 4 Bairro2 L=? Lago P3 = 3 P1 = 6 P4 = 5 P2 =10 Determine a melhor localização para a LOJA

18 Estudo de Caso 1 - Localização da Escola 2. L ocalização de 3 escolas em regiões de São José dos Campos Passos: 1)Estabelece o no. de instalações 2)Estabelece quem concorre a cada instalação 3) Calcula as distâncias 4) Determina a localização

19 Estudo de Caso 1 - Localização da Loja Observação: 1)O método do centro de gravidade anterior é aproximado 2)Para ser exato deveria ser utilizado iterativamente 3)É para localização de um único elemento de distribuição

20 Localização da Empresa 2. Conceito de ATRATIVIDADE Fatores a Considerar: a) Atratividade A ij = S j / T 2 ij Onde Si é o tamanho da instalação i Tij Tempo de deslocamento de i a j Bairro 1 Bairro3 Bairro 4 Bairro Loja Lago Método de Atratividade

21 2. A solução a) Cálculo da Atratividade A ij = S j / T 2 ij Onde Si é o tamanho da instalação i Tij Tempo de deslocamento de i a j Bairro 1 Bairro3 Bairro 4 Bairro Loja Lago A l1 = S l / T 2 l1 =2/5 2 A 2j = S l / T 2 l2 =2/3 2 A l3 = S l / T 2 l3 =2/4 2 A l4 = S l / T 2 l4 =2/2 2 Localização da Empresa Método de atratividade

22 Localização da Empresa Método de Atratividade 2. Cálculo da Probabilidade Pij = A ij / ( A ij ) onde Pij é a probabilidade de um consumidor da área j ser encontrado na loja i. Bairro 1 Bairro3 Bairro 4 Bairro Loja Lago P l3 =0,1286 P l1 =0,0864 P l4 =0,5394 P l2 =0,2397

23 Competitividade entre lojas pela localização 2. Se for instalada uma loja L2 com o dobro do tamanho de L1 qual será a divisão de mercado entre as lojas? W1= 7 L1L1 4 5 W2= 1 W3= 3 W4= 5 L2L2 Localização da Empresa Método de Atratividade

24 Competitividade entre lojas pela localização 2. Distâncias W1= 7 L1L1 4 5 W2= 1 W3= 3 W4= 5 L2L2 Localização da Empresa Método de Atratividade Localização do consumidor i 1234 L11143 L2 2232

25 Competitividade entre lojas pela localização 2. Cálculo das Atratividades W1= 7 L1L1 4 5 W2= 1 W3= 3 W4= 5 L2L2 Localização da Empresa Método de Atratividade Atratividade consumidor i pela Loja j 1234 L1S 1 / T 2 1,1 =1,01,00,06250,111 L20,5 0,2220,5 Total1,5 0,28470,611 A ij = S j / T 2 ij

26 Competitividade entre lojas pela localização 2. Cálculo das Probabilidades W1= 7 L1L1 4 5 W2= 1 W3= 3 W4= 5 L2L2 Localização da Empresa Método de Atratividade Probabilidade do consumidor i ir a loja j 1234 L1 0,67 0,220,18 L20,33 0,780,82 Pij = A ij / ( A ij )

27 2. Cálculo dos Retornos à loja e Fatia de mercado W1= 7 L1L1 4 5 W2= 1 W3= 3 W4= 5 L2L2 Localização da Empresa Método de Atratividade E ij = (P ij C i B ij ) Onde: B ij é a quantidade média anual gasta por um consumidor da área i. Ci é o número de consumidores ( peso) na área i. E 11 = P 11 C 1 B 11 E 11 = (0, ) E 11 = 46,67 E 12 = P 12 C 1 B 11 E 11 = (0, ) E 11 = 23,33 E 21 = P 21 C 2 B 11 E 21 = (0, ) E 21 = 6,77 E ij = (P ij C i B ij )

28 2. Cálculo dos Retornos à loja e Fatia de mercado W1= 7 L1L1 4 5 W2= 1 W3= 3 W4= 5 L2L2 Localização da Empresa Método de Atratividade Esperança de retorno e fatia de mercado 1234 Total MensalFatia Mercado L , L , Totais E ij = (P ij C i B ij )

29 Algumas conclusões Há uma logística para as atividades internas à empresa Pode-se considerar fatores qualitativos e fatores quantitativos Há uma logística para a localizaçao da empresa Pode-se avaliar a competitividade do negócio

30 MUITO OBRIGADO


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