A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Absorção da poluição atmosférica, neutralizando os seus efeitos na população Aquecimento Global Redução do CO 2 na atmosfera, um dos principais causadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Absorção da poluição atmosférica, neutralizando os seus efeitos na população Aquecimento Global Redução do CO 2 na atmosfera, um dos principais causadores."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Absorção da poluição atmosférica, neutralizando os seus efeitos na população Aquecimento Global Redução do CO 2 na atmosfera, um dos principais causadores do Aquecimento Global

4 Proteção contra ventos

5 Diminuição da poluição sonora

6 Área sem árvores

7 Área com árvores

8 Diferença de temperaturas Piracicaba

9 Albedo e emissividade das principais coberturas utilizadas nas áreas urbanas

10 Presidente Prudente

11 Cana Termal (Landsat 7)

12

13

14 Mapa da exclusão social

15 Realidades e utopias

16 São PauloRio de Janeiro

17 MARINGÁ

18 Incorporar a dimensão social na interpretação do clima urbano na análise geográfica significa, necessariamente, compreender que a repercussão dos fenômenos atmosféricos na superfície se dá num território, transformado e produzido pela sociedade, de maneira desigual e apropriado segundo os interesses e capacidades dos agentes e atores sociais. O modo de produção territorializa distintas formas de uso e ocupação do espaço definidas por uma lógica incompatível com o desenvolvimento (ou sociedade?) sustentável. Assim, o efeito dos tipos de tempo sobre os espaços urbanos construídos de maneira desigual gera problemas de origem climática, também desiguais. A entrada de um sistema atmosférico, como uma frente fria, se espacializa de maneira mais ou menos uniforme num determinado espaço, em escala local. Entretanto, em termos socioambientais, este sistema produzirá diferentes efeitos em função da capacidade (ou possibilidade) que os diversos grupos sociais têm para se defender de suas ações (resiliência).

19 Considerações finais A produção do conhecimento sobre os fenômenos atmosféricos na análise do clima urbano, numa perspectiva geográfica, não pode ser encarada como um fim em si mesmo. O clima, tratado como insumo no processo de apropriação e de produção do espaço, assume um papel variado na medida em que as diferentes sociedades (e nelas, os distintos grupos sociais) se encontram em diferentes temporalidades no processo de globalização e de mundialização (fragmentação do território). Num mesmo território, uma sociedade desigual, segregada socioespacialmente, não dispõe dos mesmos meios para lidar com a ação dos fenômenos atmosféricos, de forma a minimizar ou otimizar os seus efeitos para todos os segmentos sociais.

20 A climatologia deve estar comprometida com a compreensão de que o clima urbano é uma construção social e que produz novas territorialidades. Deve considerar como os diversos agentes e atores sociais criam, vivem e se movimentam nos mais variados ambientes de sua existência material e cotidiana. A climatologia urbana pode ser um dos instrumentos de transformação dos espaços de segregação em territórios de satisfação e de felicidade.


Carregar ppt "Absorção da poluição atmosférica, neutralizando os seus efeitos na população Aquecimento Global Redução do CO 2 na atmosfera, um dos principais causadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google