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UNIVERSIDADE Clovis Botelho/UFMT.

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1 UNIVERSIDADE Clovis Botelho/UFMT

2 Objetivos 1. Ensino: nível de conhecimento entre estudantes de medicina 2. Pesquisa: o que temos feito x o que poderemos fazer 3. Extensão: nossos parceiros

3 ESTUDO PILOTO “Conhecimento sobre tabagismo em estudantes da área da saúde, Cuiabá/MT”. Ana Maura Pereira da Silva; Jonathan Feroldi, Ana Caroline Dahmer da Silva, Regina Maria Veras Gonçalves da Silva, Clovis Botelho. Destacando os conceitos de: 1. doença x fator de risco; 2. dependência nicotínica; 3. fatores dificultadores; 4. tratamento

4 População de estudo FCM = 40 alunos/ano = 2 anos de internato
População: alunos do 4º , 5º , 6º ano e R1, R2, R3; Amostra: 93 questionários = 57,4% (93/162) 48,3% Alunos (58/120); 83,3% R (35/42) Sexo: M = 46,2%; F = 53,8% Fum = 12,9%; NFum = 85,5%; Ex-Fum = 2,1%

5 Prevalência Menezes et al (2004) = 10,1% Estudantes Pelotas/RS
Halty et al (2002) = 18,3% F médicos RS Viegas et al (2007) = 7,2% médicos DF

6 Doença x Fator de risco Fum: 41,6% doença x 58,4% Não
NFum: 90,9% doença x 9,1% Não

7 Qual a substância relacionada ao prazer?
Fum: 75,0% Nicotina x 25,0% NFum: 74,1% Nicotina x 25,9%

8 Faz orientações sobre a necessidade de parar de fumar?
Fum: 66,6% Sim x 33,4% NFum: 83,1% Sim x 16,9%

9 Sente-se seguro para tratar o paciente que deseja parar de fumar?
Fum: 58,3% Sim x 41,7% NFum: 25,9% Sim x 74,1%

10 Fum: 83,3% Sim x 16,7% NFum: 92,2% Sim x 7,8%
Acha que deveria ter treinamento mais específico “Como tratar o fumante”? Fum: 83,3% Sim x 16,7% NFum: 92,2% Sim x 7,8%

11 Teve algum tipo de treinamento sobre os malefícios do tabagismo?
Fum: 83,3% Sim x 16,7% NFum: 79,2% Sim x 20,8

12 Conclusões Diferença de conceito de tabagismo doença x fator de risco entre estudantes (Fumantes menor); Fumantes sentem-se mais seguros para tratar o paciente fumante; Necessidade de treinamento específico “como tratar o tabagismo” Vamos ampliar estes dados para outros profissionais.

13 Objetivos 1. Ensino: nível de conhecimento entre estudantes de medicina 2. Pesquisa: o que temos feito x o que poderemos fazer 3. Extensão: nossos parceiros

14 Pesquisas em tabagismo
Epidemiologia: prevalência em grupos específicos ou pequenas cidades; fatores associados a iniciação, dificuldades de cessação. Clinica: alguns ensaios; avaliação dos serviços especializados na cessação. Laboratorial: genética; resposta do organismo humano ou animal com o tabaco.

15 Falta fazer: Epidemiologia
Estudos de base populacional: Monitoramento; Uniformizar a linguagem: mesma classificação Fatores determinantes para iniciação e cessação/redução/recaídas (são diferentes); Conhecer melhor os diferentes grupos de fumantes: novas formas de categorizar o fumante, incluindo os aspectos : genético, epidemiológico, clinico, social, e psicológico.

16 Falta fazer: Clínica Ensaios com diferentes formas de CESSAÇÃO (metade para sem planejar); Incluir a REDUÇÃO como uma forma passível, dentro do programa de cessação; Estudar a segurança do uso crônico dos medicamentos da cessação: doença crônica; Ensaios comparando intervenção comportamental

17 Planejar ou não? Marcar data – dia “D” – Muitos não conseguem;
West & Sohal (BMJ 2006) – Entrevista domiciliar Cessação: 45,8% SP x 54,2% Planejamento Sem Planejamento = 2,6 X de sucesso Guazelli et al (2005) = 8,6% médicos do ABC (88% dos EX F não utilizou nenhum método para cessação)

18 Redução x Cessação Redução como estratégia: tempo indeterminado?
↑ Motivação ↑ Controle do número de cigarros/dia Mudanças de atitudes Fargestrom et al., Tob Control 1997; 6: 311-6

19 Falta fazer: Laboratório
Aumentar os estudos em genética do tabagismo Marcadores inflamatórios sistêmicos; Identificar marcadores de modulação motivacional relacionados às recaídas;

20 Trends in motivation to quit
Taylor et al, ONS 2006

21 Objetivos 1. Ensino: nível de conhecimento entre estudantes de medicina 2. Pesquisa: o que temos feito x o que poderemos fazer 3. Extensão: nossos parceiros

22 Extensão: Parceiros Secretarias municipal e estadual de saúde;
Cooperativas; associações/federações, grandes empresas; Imprensa: jornais, rádios e TV = Pontuais

23 Extensão: ampliar Campanha Nacional – constante e permanente;
Uniformizar e Sistematizar as ações educativas: escolas, indústrias, organizações públicas e privadas; Implementar áreas Livre do Tabaco Preparar profissionais: abordagem breve/mínima Aumentar o número de serviços especializados

24 UNIVERSIDADE deverá: Aumentar as pesquisas
Ser mais atuante Extra Muros Preparar melhor seus alunos Treinar / capacitar profissionais

25 Muito Obrigado !!!


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