A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nico-hosp-intro 1.1 Smoke-free hospital European Training guide Programa de desabituação construido para o pessoal de saúde para tratar o tabagismo Versão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nico-hosp-intro 1.1 Smoke-free hospital European Training guide Programa de desabituação construido para o pessoal de saúde para tratar o tabagismo Versão."— Transcrição da apresentação:

1 Nico-hosp-intro 1.1 Smoke-free hospital European Training guide Programa de desabituação construido para o pessoal de saúde para tratar o tabagismo Versão 2001 Guia Europeu de Desabituação Tabágica para Hospitais Nico-hosp

2 Nico-hosp-intro 1.2 Smoke-free hospital European Training guide Navegar no Nico-hosp Introdução Assessment and Evaluation Motivação : efeitos na saúde Minimum/ Actividades Básicas Comunicação e Motivação TSN Bupropion Consultas Motivação : adicção

3 Nico-hosp-intro 1.3 Smoke-free hospital European Training guide Introdução 1. Justificação do manual de treino 2. Código Europeu Sem Tabaco 3. Papel do pessoal clínico na cessação tabágica 4. Tabagismo diz respeito a todo o pessoal hospitalar 5. O que é que o staff deve fazer?

4 Nico-hosp-intro 1.4 Smoke-free hospital European Training guide Justificação do manual de treino treino

5 Nico-hosp-intro 1.5 Smoke-free hospital European Training guide Justificação (I) O tabagismo é uma prioridade de saúde. É a causa da morte prematura e dificuldades de desenvolvimento nos países desenvolvidos. A redução do consumo de tabaco é a medida de saúde pública mais importante que pode ser adoptada pelos países desenvolvidos de modo a melhorar a saúde e a economia. Os benefícios conseguidos pela cessação tabágica são óbvios, com uma redução marcada na mortalidade e morbilidade nas doenças relacionadas com o tabagismo. Para lidar com o tabagismo, são necessárias acções multidisciplinares e compreensivas.

6 Nico-hosp-intro 1.6 Smoke-free hospital European Training guide Justificação (II) Os professionais de saúde desempenham um papel importante, tanto como clínicos e como educadores para a saúde. Normalmente, o treino ao nível da prevenção do tabagismo e da terapia é pobre ou inexistente no currículo universitário. É necessário melhorar periodicamente o nosso conhecimento em relação a este problema. Todos os trabalhadores do hospital devem contribuir para criar um bom ambiente para a educação para a saúde, evitando fumar no hospital, reforçando a luta contra o tabagismo e garantindo que em todas as salas de espera existam folhetos e jornais promovendo estilos de vida saudáveis.

7 Nico-hosp-intro 1.7 Smoke-free hospital European Training guide Guia de Objectivos Para actualizar o conhecimento dos Profissionais de saúde e promover o treino específico em: Doenças relacionadas com o tabaco Aspectos relevantes no que respeita ao consumo de tabaco: comportamento relacionado, consumo de tabaco, factores determinantes e razões de recaída. Diagnóstico de tabagismo nas pessoas. Técnicas de intervenção eficazes: Não dar conselhos em relação ao fumar Terapias farmacológicas Suporte fisiológico

8 Nico-hosp-intro 1.8 Smoke-free hospital European Training guide Código de hospitais sem tabaco 1. Arranjar pessoas capazes de tomar decisões. Informar todo o pessoal e utentes. 2. Escolher um grupo de acção. Propôr uma estratégia e um plano de implementação. 3. Construir um plano de treino para instruir todo o pessoal na melhor forma de abordar os fumadores. 4. Proporcionar suporte na cessação tabágica para os utentes e para o pessoal assim como a sua continuidade fora do hospital. 5. Indicar de forma clara, as zonas de fumadores, se estas forem consideradas necessárias, mantendo-as longe das áreas clínica e de recepção 6. Adoptar sinais apropriados, incluindo posters, e cartazes de identificação, etc. 7. Remover todos os incentivos para fumar (tais como a venda de tabaco e cinzeiros, etc.) 8. Renovar e alargar a informação de forma a manter o compromisso com a política. 9. Asseguar o follow-up e um compromisso de qualidade. 10. Primeiro convencer, se necessário recorrer à legislação. Ter paciência !

9 Nico-hosp-intro 1.9 Smoke-free hospital European Training guide O papel do pessoal clínico na cessação tabágica Passado Na Europa do Norte, ganhou a tradição dos enfermeiros no tratamento da nicotina. Na França, ganhou a tradição dos médicos no tratamento da nicotina. Nos EUA, tem tido sucesso a tradição de serem os psicólogos a tratar a cessação tabágica. Presente NRT está disponível OTC (é possível a auto-medicação). Os substitutos da nicotina estão disponíveis nos hospitais. Futuro O pessoal tem um papel central no que respeita à transmissão da informação. Tabagismo: um diagnóstico do enfermeiro assim como um diagnóstico médico. Tabagismo entre os pacientes: enfermeiros e outros profissionais de saúde são aqueles que estão mais perto.

10 Nico-hosp-intro 1.10 Smoke-free hospital European Training guide Fumar diz respeito a todo o pessoal hospitalar Todo o staff hospitalar em contacto com pacientes internados oun externos. Todo o staff hospitalar em contacto com pacientes internados oun externos. Consulta de cessação tabágica para os pacientes mais problemáticos (<3%). Consulta de cessação tabágica para os pacientes mais problemáticos (<3%). Facilitadores/unidades de cessação tabágica para ajudar os vários serviços a lidar com os pacientes fumadores. Facilitadores/unidades de cessação tabágica para ajudar os vários serviços a lidar com os pacientes fumadores. Médicos, cirurgiões de todas as pespecialidades, Médicos, cirurgiões de todas as pespecialidades, Outros profissionais de saúde; farmacêuticos, etc… Outros profissionais de saúde; farmacêuticos, etc…

11 Nico-hosp-intro 1.11 Smoke-free hospital European Training guide O que é que o staff deve fazer ? Identificar fumadores Anotar o tabagismo tal como os sinais vitais (pulso,...) Realizar a história tabágica Levar o fumador a desistir de fumar (não preparado, exitante, preparado) Promover ajuda e assistência a fumadores que queiram deixar de fumar Pevenir a recaída Explicar por que é que fumar não é permitido Fornecer TSN a fumadores em abstinência Diagnóstico do consumo de tabaco para todos Avançar no sentido de preparar os fumadores para desistirem Reduzir os riscos e substituir lacks por aqueles que não querem desisitir Ajudar os fumadores que estejam prontos com TSN Ajudar com outros tratamentos

12 Nico-hosp-intro 1.12 Smoke-free hospital European Training guide European adaptation will be developed with many contributor : :Belgium Michael Pettiaux. Fares - BrusselSpain Galice Begoña Alonso. Direction Générale de la santé publique. Gouvernement de Galice. Santiago de Compostela Jorge Suanzes. Direction de la santé publique. Gouvernement de Galice. Santiago de Compostela Catalogne Pilar Roig. Hopital Sant Joan de Reus. Tarragona Esteve Salto. Direction Générale de la santé publique. Catalan Government. Barcelona Elvira Mendez. Institut Catalan d’Oncologie. Barcelona Tarsila Ferro. Institut Catalan d’Oncologie. BarcelonaFrance Anne-Laure Douspis. AP-HP – European Network for Smoke-free Hospital. Paris Loïc Josseran. AP-HP - European Network for Smoke-free Hospital Paris Anne Marie Schoelcher AP-HP - Network for Smoke-free Hospital Paris Bertrand Dautzenberg. AP-HP - European Network for Smoke-free Hospital ParisIreland Ann O`Riordan, National Health Promoting Hospitals Network, Ireland Este guia de desabituação base on the French Nicomède training module developed with the help of French Ministry of Health


Carregar ppt "Nico-hosp-intro 1.1 Smoke-free hospital European Training guide Programa de desabituação construido para o pessoal de saúde para tratar o tabagismo Versão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google