A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Habilidades de comunicação Estratégias práticas de abordagem para facilitar a comunicação profissional de saúde-paciente com foco na saúde do homem Marcela.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Habilidades de comunicação Estratégias práticas de abordagem para facilitar a comunicação profissional de saúde-paciente com foco na saúde do homem Marcela."— Transcrição da apresentação:

1 Habilidades de comunicação Estratégias práticas de abordagem para facilitar a comunicação profissional de saúde-paciente com foco na saúde do homem Marcela Dohms Médica de Família e Comunidade Mestrado Saúde Pública / UFSC Preceptora de Residência em Medicina de fam í lia e Comunidade Grupo de Comunicação e Saúde / SBMFC

2 Comunicação clínica Instrumento / ferramenta de todos os profissionais da saúde Tecnologia leve Habilidades facilmente esquecidas se não mantidas na prática

3

4 Pacientes: diminuição da utilização dos serviços de saúde melhora da aderência aos tratamentos redução de sintomas (*Little, 2001) Profissionais com menos reclamações - os que orientavam melhor os pacientes - utilizavam o humor - escutavam mais - facilitavam para o paciente falar (Levinson, 1997). Profissionais: diagnóstico mais preciso têm melhor resultados de tratamento cometem menos erros clínicos melhores relações de trabalho em equipe diminuição do estresse - prevenção de burnout (Stewart, 1995; Kurtz, 2005).

5 Especificidades na Saúde do Homem -Procura / Acesso -Auto-suficiência x Auto-cuidado -Gênero / masculinidade / profissional de saúde -Falar de si mesmo -Saúde sexual -Comportamentos de risco -Doenças cardio-vasculares / sobrepeso

6 Início Marcadores de Cordialidade Contato visual / cumprimento / nome Demonstrar atenção - Lei do eco emocional (Borrell)

7 Escuta ativa Importância do 1º. Minuto Alta Reatividade Quando escutar nos dói – zonas de irritabilidade Silêncio funcional x disfuncional

8 Exploração das intenções de consulta Agenda do paciente x agenda do médico Agenda oculta – Medos? Preocupações? Prevenção de demandas aditivas Ex: algo mais?

9 Fase exploratória Perguntas abertas x fechadas Exploração das ideias e expectativas O que te preocupa?

10 Comunicação não verbal Emoções impactam nosso corpo Observar sinais Aproximação de emoções ocultas nossas e do paciente

11 Vídeos

12 Finalização do atendimento Recomendações personalizadas Flexibilidade Seguir fases do SOAP Alguma dúvida?

13 Evitar dar certezas prematuras

14 Decisão compartilhada Modelo de Relação Médico-Paciente: paternalista informativo compartilhado

15 Modelo Modelo Informativo Motivacional Dá bons conselhos Tenta persuadir Repete os conselhos Atua com autoridade É rápido Estimula a motivação Favorece o posicionamento Resume os pontos de vista do paciente Aproximação colaboradora É de aplicação progressiva

16 Princípios da Entrevista Motivacional Empatia. Desenvolver as contradições. Detectar e abordar as resistências. Estimular e reforçar a auto-eficácia do paciente.

17

18

19 Explorando a ambivalência Permissão Escutar, escutar, escutar! Resumo para ambos lados da ambivalência. Pergunta ativadora: Qual é o próximo passo? Sentimentos de auto-eficácia.

20 Geralmente as pessoas se convencem mais pelas razões que descobrem elas mesmas, que por aquelas que os outros explicam. Blaise Pascal ( )

21 Role-play – Grupos de 3 Profissional de saúde /Paciente /Observador João, 55 anos, casado, 2 filhos, motorista de ônibus, vem consultar com seu médico de família porque a esposa disse que precisa fazer o exame da próstata. Sem queixas. Obeso e sedentário. Não fuma e não bebe. Apresenta resistência a mudança de hábitos alimentares e para prática de atividade física.

22 Observar Habilidades de comunicação por fases da consultas Aplicação de Entrevista Motivacional

23

24 O clínico é como um instrumento musical, que deve ser constantemente afinado para que faça boa música. (EPSTEIN, 1999).

25 Referências

26 Obrigada! Contato:


Carregar ppt "Habilidades de comunicação Estratégias práticas de abordagem para facilitar a comunicação profissional de saúde-paciente com foco na saúde do homem Marcela."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google