Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTalita Conceicao Alterado mais de 11 anos atrás
1
XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
Josir Simeone Gomes, D.Sc. Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ Diretor da Escola de Negócios da UniverCidade - RJ Agosto de 2006
2
Objetivo da Apresentação
Discutir com os participantes as abordagens centradas no professor e na aprendizagem ativa, com instrumentos de facilitação do aprendizado e capacitação docente
3
Prefácio A Curiosidade e a necessidade de conhecer tudo ao seu redor fazem com que a criança utilize a PERGUNTA como principal instrumento para descobrir o mundo.
4
Paulo Freire O conteúdo deveria partir daquilo que o aluno sabe.
É a pedagogia da pergunta. O aluno tem que saber isto? Por que? Quando? Para que serve? E não uma pedagogia da resposta.
6
Métodos de Ensino Passivos Ativos Conferências Método do caso Aulas
Expositivas Leituras Vídeos Ativos Método do caso Simulações Jogos Role playing
7
DIGA-ME E ESQUECEREI ENSINA-ME E LEMBRAREI ENVOLVA-ME E APRENDEREI
DIGA-ME E ESQUECEREI ENSINA-ME E LEMBRAREI ENVOLVA-ME E APRENDEREI Paulo Freire
8
O Método de Estudo de Caso
Objetivo: Maximizar o aprendizado através do desenvolvimento das seguintes habilidades: Analítica Tomada de Decisão Prática de Utilização de Ferramentas de Gestão Comunicação Escrita e Oral Administração de Tempo Relacionamento Interpessoal Desenvolvimento da Criatividade
9
DIFERENCIAL DO MÉTODO DO CASO
SE APRENDE POR DESCOBERTA OS CASOS TÊM INFORMAÇÃO INCOMPLETA, COMO OCORRE NA REALIDADE A SOLUÇÃO É IRRELEVANTE O QUE IMPORTA É A DISCUSSÃO O CUSTO DO ERRO É ZERO MÍNIMO GRAU DE DEPENDÊNCIA DO INSTRUTOR
10
Por que usar casos? Aprender fazendo Assumir responsabilidades
Testar teoria Lidar com situações complexas Obs. Em 2 anos os estudantes da Harvard Business School discutem mais de 500 casos
11
Papel do Instrutor Estimular a participação Formular perguntas
Sintetizar os diferentes pontos de vista Resumir os pontos principais do caso Não impor sua opinião Finalizar o caso
12
Resolução do caso Estudo individual Discussão em pequenos grupos
Discussão em sala de aula Relatório Reflexão após a discussão em sala de aula
13
A ampliação do conhecimento
Discussão em sala Aprendizado Estudo em grupo Estudo Individual Tempo
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.