A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ministério da Educação Universidade Federal do Pampa Campus Alegrete

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ministério da Educação Universidade Federal do Pampa Campus Alegrete"— Transcrição da apresentação:

1 Ministério da Educação Universidade Federal do Pampa Campus Alegrete
Curso de Engenharia de Software

2 Contexto para criação;
Dados do curso; Aprendizagem baseada em problemas; Organização do curso; Horário de aulas Avaliações; Avisos;

3 Contexto Novo curso de graduação Proposta de ensino diferenciada
Projeto Institucional (Política de Ensino – Obj. 1) Professores comprometidos Proximidade com o cotidiano da computação – resolução de problemas Novo curso de graduação: 4º curso em Engenharia de Software do país Demanda de mercado por profissionais com o perfil Por que estou aqui? Curso novo Nova proposta de ensino Professores engajados com a ideia Proximidade com o dia-a-dia da computação (resolução de problemas) Incentivo no Projeto Institucional (PI): POLÍTICA DE ENSINO Objetivo 1 - Articular as atividades de ensino, pesquisa e extensão como bases da formação acadêmica. Estratégias: 1. estímulo à adoção de metodologias de ensino por projetos, com caráter interdisciplinar; Tradicional X ideias do PBL Como fizemos

4 Fragmento do Projeto Institucional
POLÍTICA DE ENSINO ... estímulo à adoção de metodologias de ensino por projetos, com caráter interdisciplinar;

5 Dados do Curso Curso Engenharia de Software
Titulação Bacharel em Engenharia de Software Duração 4 anos (8 semestres) Coordenação Coordenador: Prof. Cleo Zanella Billa Vice-coordenador: Prof. Daniel Welfer Contato

6 ABP - Conceito Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem Based Learning (PBL) abrange diferentes enfoques do ensino e da aprendizagem*: Resolução de problemas (ABP) Resolução de problemas por meio do trabalho com projetos (ABPOP) *Stig Enemark e Finn Kjersdamm – Universidade Aalborg, Dinamarca Conceitos didáticos baseados somente na resolução de problemas Ou conceitos que combinem os cursos tradicionais com resolução de problemas por meio do trabalho com projetos.

7 ABP - Modelo adotado Modelo ilustra a mudança cultural – projeto é o centro do ambiente de aprendizagem. O projeto é o foco e as disciplinas possuem a função de suporte ao projeto. Projeto Disciplina Este modelo caracteriza a mudança no processo de repensar o currículo: priorizar o projeto e posteriormente definir as disciplinas que facilitarão os objetivos da aprendizagem, bem como o rendimento que se espera do aluno. Disciplina Disciplina

8 ABPOP – Atitudes de Projeto
Criar clareza a partir da complexidade Focar em Valores Humanos Mostrar Não falar Ser experimental e experiencial Ser atento ao processo como um todo Ir logo para a ação Colaborar além das fronteiras do conteúdo Reinhold Steinbeck (Stanford U.) e Dan Gilbert (Learning Innovations)

9 ABP - Modelo Geral Modelo do espaço de ensino e aprendizagem da ABP no semestre*: Projeto 50% Disciplinas que não apoiam o projeto Disciplinas que apoiam o projeto 25% A linha pontilhada simboliza a unidade de projeto e resume a coerência entre este e as disciplinas. Embora as disciplinas não vinculadas ao projeto não o apoiem diretamente, são úteis para os grupos que queiram aproveitar seu conteúdo no trabalho de projeto. (pág 66 livro) *Modelo padrão de ABP da Universidade de Aalborg, Dinamarca

10 Organização do curso de Engenharia de Software
Metodologia: ABPOP – Aprendizagem Baseada em Problemas Orientada a Projetos. Princípio: são definidas as competências esperadas e não conteúdos. Definição: projetos que nortearão o aprendizado durante o curso são definidos a partir das habilidades e competências esperadas do egresso. (POPBL – Project Oriented Problem Based Learning)

11 Organização do curso de Engenharia de Software
Semestre: o Projeto e as disciplinas que apoiam o projeto possuem duas fases. Trabalho com Projeto: grupos de 5 ou 6 alunos. Professores/tutores: cada grupo possui um tutor. Pressuposto: encontros periódicos entre os docentes envolvidos.

12 Organização do curso de Engenharia de Software
O primeiro semestre: Resolução de Problemas I (8) Introdução à Ciência e Tecnologia (2) Lógica Proposicional (2) Fund. Matemática Discreta (2) Prática em Ambientes Computacionais (2) Algoritmos e Programação (4)

13 Organização do curso de Engenharia de Software
Projetos em cada semestre: 1º Semestre 2º Semestre 3º Semestre 4º Semestre Construção Modelagem e Projeto Análise e Validação 5º Semestre 6º Semestre 7º Semestre 8º Semestre Processo, evolução, qualidade e gerenciamento de software Prática profissional e projeto guarda-chuva Os projetos definidos são para dar ênfase às fases da engenharia de software.

14 Horários do Primeiro Semestre
Disciplinas x Docentes x Salas: Disciplina Docente Local Lógica Proposicional Alessandro Boff de Oliveira Sala 205 Prática em Ambientes Computacionais Cristiano Tolfo Laboratório 03 Fundamentos de Matemática Discreta Ewerson Carvalho Resolução de Problemas I Vanessa Vieira Algoritmos e Programação Sam Devincenzi Introdução à Ciência e Tecnologia Sala 101

15 Horários do Primeiro Semestre – 1ª fase
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 08:30 09:30 10:30 Introdução a Ciência e Tecnologia; Cristiano Tolfo. S101. 11:30 18:30 Fundamentos de Matemática Discreta; Ewerson Carvalho. S205. Resolução de Problemas I; Vanessa Vieira. Lab03. Lógica Proposicional; Alessandro Bof de Oliveira. S205 19:30 20:30 Algoritmos e Programação; Sam Devincenzi. Lab03. Práticas em Ambientes Computacionais; Cristiano Tolfo. Lab03. 21:30

16 Horários do Primeiro Semestre – 2ª fase
Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 08:30 09:30 10:30 Introdução a Ciência e Tecnologia; Cristiano Tolfo. S101. 11:30 18:30 Resolução de Problemas I; Ewerson Carvalho. Lab03. Resolução de Problemas I; Vanessa Vieira. Lab03. Resolução de Problemas I; Vanessa Vieira e Cristiano Tolfo. Lab03. Resolução de Problemas I; Alessandro Bof de Oliveira. Lab03. 19:30 20:30 Algoritmos e Programação; Sam Devincenzi. Lab03. Resolução de Problemas I; Ewerson Carvalho e Márcia Cera. Lab03. Práticas em Ambientes Computacionais; Cristiano Tolfo. Lab03. 21:30

17 Organização do curso de Engenharia de Software
Avaliações: Avaliação de Desempenho Semestral do Curso de Engenharia de Software (ADeS-ES); Composição das notas de cada disciplina: Avaliações da disciplina + o percentual da nota que será composta pela ADeS-ES (10%-50%); em Resolução de Problemas I: Avaliações dos relatórios de projeto de cada grupo (vários níveis); ADeS-ES: complemento da nota. AVALIAÇÕES: 1ª fase: a forma da avaliação é definida pelo professor, mas uma parte (percentual mínimo de 10% e máximo de 50%) da nota da disciplina obrigatória (isto é, as que não são DCGs) deve ser a Avaliação de Desempenho Semestral do Curso de Engenharia de Software. 2ª fase: prova geral incluindo todo o conteúdo do semestre: Avaliação de Desempenho Semestral do Curso de Engenharia de Software. MC propõe HADES (Avaliação de Desempenho semestral de Engenharia de Software) ou ADeS-ES (Avaliação de Desempenho Semestral de Engenharia de Software). Prefiro HADES, porque Hades, filho de Cronos e de Réia, irmão de Zeus e Poseidon, era um deus de poucas palavras e seu nome inspirava tanto medo que as pessoas procuravam não o pronunciar. Era descrito como austero e impiedoso, insensível a preces ou sacrifícios, intimidativo e distante.

18 Onde buscar informações:
Página do curso: URL: htttp://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariadesoftware/ Horários, PPC, Grade Curricular etc. Página do Campus Alegrete: URL: de professores, notícias, eventos etc. Página da UNIPAMPA: URL: Projeto institucional, calendário acadêmico, normas gerais da UNIPAMPA, notícias, eventos etc.

19 Infraestrutura: Novo prédio:
Laboratórios: só cadeiras (pronto em  3 semanas) Ar condicionado:  3 meses Biblioteca: Novas instalações: A partir do dia 14/03

20 Importante: Problemas e/ou dúvidas: Páginas do curso, UNIPAMPA
Secretaria Acadêmica (formulários, normas UNIPAMPA) Coordenação de curso (requisições, normas do curso): Cleo Billa (sala 311) Coordenação acadêmica: Alessandro Girardi (sala 314)

21 Estudando numa Universidade Federal:
Dedicação, compromisso, responsabilidade: Não é ensino médio ou fundamental Espera-se que o aluno seja responsável, dedicado e tenha iniciativa Conheça as regras Cumpra prazos Estude fora do horário das disciplinas Procure livros na biblioteca e/ou outras fontes Espera-se que o aluno exija os seus direitos e respeite os direitos dos outros alunos, professores, técnicos, etc.

22 O curso de Engenharia de Software
Ótimo início de semestre!


Carregar ppt "Ministério da Educação Universidade Federal do Pampa Campus Alegrete"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google