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Seminário “ENSINANDO E APRENDENDO”

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Apresentação em tema: "Seminário “ENSINANDO E APRENDENDO”"— Transcrição da apresentação:

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2 Seminário “ENSINANDO E APRENDENDO”
40a. Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico Seminário “ENSINANDO E APRENDENDO” UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE

3 Clínica Integrada da UNIVILLE “A Visão da Integralidade”
Luiz C. M. Miguel, UNIVILLE/UFSC Giuseppe V. Cruz, UNIVILLE Kesly Andrade, UNIVILLE Arno Locks, UFSC

4 TOTALIDADE Aluno e professor aprendem e renovam seus conhecimentos nas mais diferentes formas de diagnóstico e nas múltiplas disciplinas envolvidas no exame do paciente. A realidade do paciente é vista como um todo e não de forma fragmentada.

5 “...o retalhamento das disciplinas torna impossível apreender “o que é tecido junto”, isto é, o complexo, segundo o sentido original do termo” Morin, E. 1999

6 “Não existe nenhuma alternativa da solução dos problemas da saúde da população brasileira que possa ser buscada apenas no interior do próprio setor SAÚDE”. Possas, C. 1983

7 O aprendizado inicial das disciplinas voltado para transdisciplinaridade (objetivo e aplicação compartilhada por várias disciplinas).

8 A interação aluno/paciente acontece no início do aprendizado da graduação.

9 Forma preparatória da visão integral do paciente onde vive, onde estuda, como vive, como estuda, quem é a pessoa com quem trocarei “experiências” em saúde.

10 Pré-clinicas-Laboratório
2 Ano 3 Ano 4 Ano Endodontia 1 Prótese 1 Dentística 2 Periodontia 2 Dentística 1 Periodontia 1 Oclusão Endodontia 2 Prótese 2 Ortodontia

11 Atividades de laboratório, nas várias disciplinas, voltadas para a atenção integral do paciente respeitando os vários estágios de complexidades.

12 TRIAGEM Pacientes são agendados pela central de marcação de consultas no convênio UNIVILLE/SUS; Demanda Espontânea; Entidades Filantrópicas. Realizada toda quarta feira das 7:30 as 11:00 Hs por dois alunos do 4 ano com supervisão de uma Professora.

13 Atividade Educativa com orientação sobre a prevenção do Câncer Bucal.
TRIAGEM Realizado o Diagnóstico pelo aluno. O paciente é encaminhado conforme uma lista pré definida de complexidades.

14 PORTA DE ENTRADA PARA AS CLÍNICAS (Lista de Complexidades)
3 ANO  BAIXA COMPLEXIDADE 4 ANO  MÉDIA COMPLEXIDADE 5 ANO  ALTA COMPLEXIDADE

15 LISTA DE COMPLEXIDADES
Estruturada pelas disciplinas em função da evolução do aprendizado.

16 PROFESSORES 3 Ano – Baixa Complexidade Terça feira
2 prfs.com formação em Dentística 1 prfs.com formação em Periodontia 1 prfs.com formação em Cirurgia 1 prfs.com formação em Saúde Coletiva Quinta feira 2 prfs.com formação em Periodontia 1 prfs.com formação em Dentística 1 prfs.com formação em Cirurgia 1 prfs.com formação em Saúde Coletiva

17 PROFESSORES 4 Ano – Média Complexidade Terça feira
1 prfs.com formação em Dentística 1 prfs.com formação em Periodontia 1 prfs.com formação em Cirurgia 1 prfs.com formação em Endodontia 1 prfs. com formação em Protese Quinta feira 1 prfs.com formação em Periodontia 1 prfs.com formação em Dentística 1 prfs.com formação em Cirurgia 1 prfs.com formação em Endodontia 1 prfs com formação em Prótese

18 PROFESSORES 5 Ano – Alta Complexidade Segunda feira Terça feira
1 prfs.com formação em Dentística 1 prfs.com formação em Periodontia 1 prfs.com formação em Cirurgia 1 prfs.com formação em Endodontia 1 prfs.com formação em Prótese Terça feira 1 prfs.com formação em Periodontia 1 prfs.com formação em Dentística 1 prfs.com formação em Endodontia 2 prfs.com formação em Prótese Quarta Feira 1 prfs.com formação em Cirurgia 1 prfs.com formação em Dentística 1 prfs.com formação em Endodontia 1 prfs.com formação em Prótese 1 prfs.com formação em Periodontia

19 PROFESSORES  ORIENTAÇÃO
Cada aluno terá 2 ou 3 orientadores diferentes, com visões transdisciplinares diferentes.

20 Cada Professor orienta no máximo 4 duplas de alunos por período
PROFESSORES  ORIENTAÇÃO Cada Professor orienta no máximo 4 duplas de alunos por período

21 PROFESSORES  ORIENTAÇÃO
O aluno não poderá chamar outro professor, somente seu orientador durante a clínica

22 PROFESSORES  ORIENTAÇÃO
Quanto maior a complexidade, maior o nível de interação transdisciplinar

23 DIAGNÓSTICO PLANEJAMENTO

24 AVALIAÇÃO Reuniões bimestrais de avaliação de orientadores (cada aluno tem 2 ou 3 orientadores). Reuniões bimestrais de avaliação orientador/aluno, realização e evolução do plano de tratamento.

25 Seminários dirigidos para o diagnóstico e planejamento das atividades.
AVALIAÇÃO Provas teóricas Envolvendo as disciplinas de aplicação nas clínicas e disciplinas básicas. Seminários dirigidos para o diagnóstico e planejamento das atividades.

26 ATIVIDADES CLÍNICAS DO 5 ANO
Clínica de Odontopediatria Clínica de Odontogeriatria Clínica de Pacientes Especiais

27 Estágio Extramuros Atividades Multiprofissionais
(5 Ano) INSERÇÃO HOSPITALAR PSF - SUS ANCIANATO BETHESDA UNIDADE DE SAÚDE - SUS CENTRINHO (MFLP) EXTENSÃO (Vila da Glória)

28 OBRIGADO


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