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ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO Maísa Dutra Veloso (Arquiteta e Urbanista)

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Apresentação em tema: "ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO Maísa Dutra Veloso (Arquiteta e Urbanista)"— Transcrição da apresentação:

1 ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO Maísa Dutra Veloso (Arquiteta e Urbanista) Iana Alexandra Alves Rufino (Engenheira Civil)

2 ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO

3 - Novo cenário nas escolas de arquitetura: Substituição dos instrumentos convencionais de representação gráfica por computadores; Laboratórios informatizados substituindo as salas de aula tradicionalmente equipadas com pranchetas e carteiras; ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO: Introdução Uso crescente da Internet como ambiente virtual de ensino, com disponibilização de material de apoio didático em geral e como ferramenta de comunicação professor-aluno.

4 - Novo perfil de aluno: Ambiente doméstico informatizado torna-se uma extensão do laboratório e da sala de aula; Dificuldades para conceber e desenvolver projetos no ateliê tradicional = local de assessorias apenas; Os novos recursos parecem requerer uma mudança de mentalidade e uma nova práxis no ensino e no aprendizado do projeto; Ensinar projeto: desafio profissional e institucional de acompanhamento da dinâmica das novas tecnologias (atualizações). ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO: Introdução

5 –O paradigma da Colaboração –O paradigma da Simulação –O paradigma da Flexibilidade ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO: Novos Paradigmas Informacionais

6 –O paradigma da Colaboração ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO: Novos Paradigmas Projeto IndividualProjeto Colaborativo Fluxo de informações seqüencial Fluxo de informações simultâneo Arquiteto domina todo o processo: trabalho individual da concepção aos detalhes Arquiteto domina parte do processo: trabalho coletivo em redes retro-alimentando a concepção inicial do(s) arquiteto(s) Ambiente de trabalho solitário: prancheta individual Ambientes de trabalho colaborativo: portais na internet; softwares com recursos multi-usuário

7 –O paradigma da Colaboração Como promover o ensino de projetos colaborativos? Como implementar estas novas práticas em sala de aula? O ensino de projeto (mesmo que coletivo) ainda estimula uma produção individual O que muda no ato de projetar ao considerar a colaboração? Nossos alunos (e professores) estão preparados para esta prática? ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO: Novos Paradigmas

8 ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO Mesmo no modelo tradicional, o esforço individual não elimina a colaboração, o projeto de equipe.

9 ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA NFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO Os mega-projetos, de alta tecnologia, são necessariamente colaborativos, mas não dispensam o esforço individual

10 ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA NFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO. Porém, neste caso, o esforço humano depende muito dos recursos tecnológicos.....

11 –O paradigma da Simulação ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO: Novos Paradigmas Projeto ConvencionalProjeto Simulado Representação da realidade Simulação, aproximação da realidade A tomada de decisões é apoiada unicamente no conhecimento do arquiteto A simulação tem um papel fundamental no ato de projetar, pois tanto pode atuar como influenciar diretamente na tomada de decisões. Representações Gráficas auxiliando na escolha de formas, cores e texturas Simulações podem testar aspectos funcionais e estruturais, além de aspectos formais e estéticos

12 –O paradigma da Simulação O que simular passa ser mais importante do que como simular; É mais importante despertar no aluno a capacidade de estabelecer simulações realmente relevantes no contexto da concepção de um espaço, do que treiná- lo em softwares A, B ou C para realizar procedimentos complexos de simulação; Muitas vezes o excesso de simulações causa confusão na escolha; e, apesar da aproximação cada vez mais intensa com a realidade, não elimina erros de concepção, projeto e execução. ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO: Novos Paradigmas

13 ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO: A simulação é importante mas não elimina erros...

14 –O paradigma da Flexibilidade ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO: Novos Paradigmas Projeto ConvencionalProjeto Flexível Redesenhos de projetos inteiros, rasuras, etc; Copiar, colar, esticar, encolher, mover, apagar: caráter flexível da informática Processo mais lento: estimula a reflexão, a percepção conjunta do todo e dos detalhes desenhados; Concepção em princípio mais ágil com possibilidade de correções a qualquer momento: menos cuidado e rigidez com as correções; Percepção de escala mais desenvolvida Percepção da escala reduzida Escala definida apenas no momento da plotagem

15 –O paradigma da Flexibilidade Esta flexibilidade é suficiente para a elaboração de um projeto de qualidade? O ensino de projeto pode e deve considerar estas possibilidades de flexibilização de concepção arquitetural Mas, somente a pesquisa e a reflexão crítica acerca do objeto a ser projetado, podem diminuir o nível de incerteza e de mera especulação técnica, funcional ou formal. ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO: Novos Paradigmas

16 ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO: Esforços Profissionais X Professor recebe os trabalhos em meio digital ou impressos mas não considera necessário uma mudança de conteúdo Professor recebe os trabalhos em meio digital ou impressos mas não considera necessário uma mudança de conteúdo Consideram que são apenas mudanças no âmbito da representação: não implicam em avanços no processo projetual Consideram que são apenas mudanças no âmbito da representação: não implicam em avanços no processo projetual Desconhecem as possibilidades da Realidade Virtual Desconhecem as possibilidades da Realidade Virtual Acreditam que só se pode aprender a projetar nas velhas bicicletas Acreditam que só se pode aprender a projetar nas velhas bicicletas Adoção dos recursos da informática como única forma de projetar desprezando conceitos e métodos anteriores Adoção dos recursos da informática como única forma de projetar desprezando conceitos e métodos anteriores Incorporação incondicional (sem maiores reflexões) dos novos instrumentos disponíveis Geração Softwares Incorporação incondicional (sem maiores reflexões) dos novos instrumentos disponíveis Geração Softwares Diminuição do Esforço Individual Diminuição do Esforço Individual

17 ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL... Postura Conciliadora: Esforço humano com auxílio da tecnologia & Tecnologia com o indispensável esforço humano O Vôo possível da bicicleta...

18 ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO: Esforços Institucionais Melhoria na infra-estrutura física (laboratórios, equipamentos e programas de última geração); esforço importante mas não suficiente Nas escolas públicas : dificuldades de obtenção de recursos para compra e manutenção; busca via projetos de pesquisa junto a órgãos de fomento Necessidade também de qualificação/capacitação/ atualização de técnicos, docentes e discentes

19 ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO: Conclusões Em síntese, consideram-se imprescindíveis para melhoria do ensino de projeto nos dias atuais: Melhor inserção dos paradigmas da colaboração, da simulação e da flexibilidade; Maior esforço de capacitação e atualização profissional, em especial dos professores; Maior esforço institucional, o que vai além da mera aquisição de equipamentos.

20 ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO: Conclusões Entretanto, estes aspectos não garantem per si uma melhor formação do aluno nem a qualidade dos projetos por eles concebidos. A pesquisa, a reflexão intelectual e a orientação segura do docente sobre o projetar continuam valendo.... Esforços individuais e coletivos & recursos tradicionais e de última geração (são complementares, não são excludentes)

21 Referências: Bouchlaghem, Dino; Shang, Huiping; Whyte, Jennifer; Ganah, Abdulkadir (2005). Visualisation in architecture, engineering and construction (AEC). In: Automation in Construction 14, páginas: 287– 295. Ed. Elsevier. Boudon, Philippe et al (2000). Enseigner la conception architecturale – Cours dArchitecturologie. Paris: Éditions de la Villette. Chupin, Jean-Pierre (1999). Lalpiniste, le nageur et larchitecte - Créativité & Informatique. In: Cours de Stratégies de Design (Recueil des textes). Montreal: Université de Montréal, École dArchitecture. Eichenberg, André Teruya (2003). Arquitetura Digital. Entre a realidade e o esquecimento. Vitruvius Arquitextos – URL: Goldman, Glenn (1997). Architectural Graphics: Traditional and Digital Communication. New Jersey: Institute of Technology. Prentice Hall, 297 pp. Kalay, Yehuda E. Digital Design Divergence. Architecture Week, page T2.1, 01 December URL: Silva, Itamiro Nogueira da. (2000). O processo de representação na arquitetura: a imagem e os novos instrumentos de percepção e expressão da linguagem arquitetônica. Dissertação de Mestrado. EESC/USP, São Carlos. Ilustrações: ENTRE A BICICLETA E A NAVE ESPACIAL: OS NOVOS PARADIGMAS DA INFORMÁTICA E O ENSINO DO PROJETO ARQUITETÔNICO


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