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Marlene Ferreira Royer

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Apresentação em tema: "Marlene Ferreira Royer"— Transcrição da apresentação:

1 Marlene Ferreira Royer marleneroyer@uel.br
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA -UEL CIÊNCIAS CONTÁBEIS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6 NIC 010 Marlene Ferreira Royer

2 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
ASPECTOS TÉCNICOS: Organização das idéias, para que a apresentação tenha começo, meio e fim; Conhecimento da audiência (público-alvo); Domínio do assunto; Uso adequado da linguagem e do vocabulário; Manuseio correto de recursos auxiliares – audiovisuais.

3 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
QUE TIPO DE ORADOR VOCÊS QUER SER? Palestrante; Instrutor/Professor; Comunicador - profissional/social Reuniões Discursos Apresentações Treinamento de equipes

4 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
PÚBLICOS & PLATÉIA Aspectos : Idade – público jovem, adulto, idoso; Sexo Nível sociocultural – público culto - inculto Ambiente / Acomodação Tamanho do espaço físico: sala de reuniões, auditórios, etc.... Determinantes: Enfoque do assunto; Vocabulário; Postura.

5 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
EXPECTATIVA DOS OUVINTES Conhecer a expectativa quanto ao orador e ao assunto; Coletar algumas informações com antecedência; Não confrontar ideologias / crenças/linhas de pensamento; Conhecer a expectativa quanto ao assunto : Leigos; Técnicos Heterogêneo Não reagir a intervenções bruscas: Pessoas que saem da sala; Semblantes sérios ou irônicos; Interrupções freqüentes.

6 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
ESTRUTURA DO DISCURSO INTERDEPENDÊNCIA: divisão de blocos de assuntos – “ cada parte do discurso deve ter participação efetiva na composição do conjunto” . PROPORCIONALIDADE: Início – corpo - conclusão. 01 parte para abertura ( 02’ ) 03 partes para corpo ( 06’) 01 parte para conclusão (02’ ) ELUCIDAÇÃO : tornar fácil a compreensão do discurso: Elo de ligação orador/platéia; Atenção e interesses diferenciados; Elucidar cada idéia – manter a linha de raciocínio do ouvinte.

7 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
INTRODUÇÃO PREPARAÇÃO ASSUNTO CENTRAL CONCLUSÃO PARTES DO DISCURSO

8 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
INTRODUÇÃO PARTES DO DISCURSO Objetivo: conquistar a benevolência, docilidade e atenção do ouvinte. “ é a oração que prepara o ânimo do ouvinte para receber bem o restante do discurso” . Conquistar a simpatia do ouvinte; Deixá-lo favorável às suas idéias; Tratar o ouvinte de forma amável.

9 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
INTRODUÇÃO PARTES DO DISCURSO Cumprimentar adequadamente os ouvintes ( olá – Sras. Srs.) Comportamento: vestuário, postura, gestos, voz, vocabulário, sinceridade, simpatia humildade, emoção; Sorriso: usar em todas as circunstâncias, ria dos deslizes e gafes, não fique se justificando e explicando falhas; Elogie: a equipe, a empresa, o desempenho das pessoas; Demonstre autoridade do assunto; informe sutilmente sua experiência no assunto, dê exemplos; Faça citações: livros, passagem histórica, afirmações de autoridades no assunto.

10 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
INTRODUÇÃO PARTES DO DISCURSO Prometer brevidade; Aproveitar circunstâncias de pessoa, lugar, tempo; Contar uma história interessante ou fato bem humorado; Frases de impacto ; Levantar reflexões; Demonstrar neutralidade sobre assuntos polêmicos.

11 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
INTRODUÇÃO PARTES DO DISCURSO O que não fazer: Pedir desculpas : problema de saúde, falta de preparo; Contar piadas; Começar sem objetividade ( bem, bom, então..) Fazer perguntas; Firmar posição sobre assuntos polêmicos Usar chavões e frases vulgares.

12 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
PARTES DO DISCURSO Elementos que tornam claras a matéria principal do discurso, facilitando o entendimento e assimilação do ouvinte/platéia. 1. PROPOSIÇÃO : tema a ser desenvolvido reduzido numa breve expressão. Apresentar o assunto e seus objetivos - regra na fala e na escrita; Complementa a introdução do discurso; Apresentações curtas: substitui a introdução. PREPARAÇÃO

13 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
PARTES DO DISCURSO 2. NARRAÇÃO: exposição das causas e fatos nos quais se baseia o conteúdo principal do discurso/apresentação; Clareza; Concisão; Verossimilhança – informações verdadeiras, que podem ser representadas, comparadas, que tenham credibilidade; Correção – fatos correspondem à imagem. PREPARAÇÃO

14 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
PARTES DO DISCURSO 3. DIVISÃO: facilitar o entendimento da platéia sobre o que será exposto. Natural – não interfere no ritmo da apresentação; Breve – as partes podem ser separadas por frases; Completa - o todo deve ser compreendido; Poucas partes – duas ou três; Partes distintas – com conteúdos próprios; Clareza – mais compreensíveis para mais complexas; Mesmo assunto – interdependência do conteúdo. PREPARAÇÃO

15 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
PARTES DO DISCURSO Quando não fazer a divisão: Discurso curto; Quando apenas um ponto for abordado; Quando o conteúdo for claro e evidente; Quando houver necessidade de ocultar as partes; PREPARAÇÃO

16 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
PARTES DO DISCURSO É a parte mais importante do discurso: A – CONFIRMAÇÃO Serão tratadas todas as informações previstas na introdução e preparação do assunto. Desenvolvimento das divisões; Convencer ou persuadir o ouvinte. ASSUNTO CENTRAL

17 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
PARTES DO DISCURSO Argumentos; Exemplos; Comparações; Dados estatísticos e pesquisas; Testemunhos; Teses e estudos. ASSUNTO CENTRAL

18 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
PARTES DO DISCURSO B – REFUTAÇÃO Parte do assunto central que serve para defender as idéias expostas; Imaginar com antecedência as objeções; Objeções podem ser apontadas pela platéia através de intervenções ou de sinais não verbais; A refutação pode ser dispensada se o assunto for conhecido e compartilhado pelos ouvintes. ASSUNTO CENTRAL

19 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
PARTES DO DISCURSO Momento de reafirmar os principais pontos da argumentação, valorizando o conteúdo da mensagem; Falar com mais vibração, mais intensidade na voz e ritmo mais acentuado na pronúncia; Comover e convencer a platéia; Evite encerramentos sem objetividade ( é isso, não tenho mais nada pra falar...); CONCLUSÃO

20 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
PARTES DO DISCURSO Recapitulação – resumo do assunto , duas frases; Epílogo – mensagem mais emotiva, movido pela empatia com a platéia. Encerrar uma apresentação é difícil: sem pausas, sem baixar entonação da voz; A conclusão interfere no sucesso da apresentação. Pode levantar uma reflexão; Fazer uma citação; Apelar para uma ação; Se estiver em local público, saiba para onde ir. CONCLUSÃO

21 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
POR QUE AS PESSOAS PERGUNTAM ? Por dúvida; Por vontade de aprender; Por necessidade de se destacar e ser notado; Para provocar; Para testar o conhecimento de quem fala; Para projetar e valorizar a própria imagem. É importante entender o motivo e analisar se a questão é pertinente ao assunto e aos objetivos da platéia.

22 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
COMO RESPONDER ÀS PERGUNTAS DA PLATÉIA Você define o momento dos questionamentos; Ouvir a pergunta até o final; Nem toda pergunta deve ser respondida; Se for inadequada, tente reformular e tornar apropriada; Se não puder adequar, indique que a mesma poderá ser retomada no final da apresentação, de forma particular; Evitar que a pergunta se torne um discurso;

23 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
COMO RESPONDER ÀS PERGUNTAS DA PLATÉIA Repita a pergunta para que os demais também a compreendam; Valorize a pergunta antes de respondê-la; Responda para a platéia e encerre com o interlocutor; Não insista para que haja pergunta; Compartilhe a reposta com o grupo, com a própria pessoa ou admita que, naquele momento, não tem condições de dar a resposta adequada.

24 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
PRÓXIMA AULA Reuniões O uso de recursos audiovisuais Posição orador/ouvintes Como fazer discurso / pronunciamentos Como usar microfone e tribunas .

25 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
Comunicação verbal/não verbal; Estrutura da apresentação: introdução, tema central, conclusão. AVALIAÇÃO ORAL INDIVIDUAL DATAS: 11 e 18 de junho TEMPO : 03 minutos

26 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 6NIC010
BIBLIOGRAFIA Reinaldo Polito - Como falar corretamente e sem inibições Como falar de improviso e outras técnicas de apresentação - Superdicas para falar bem em conversas e apresentações.


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