A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Pontuação Ensino Propulsor Aula 3 – Os diversos casos de uso da vírgula Ministrantes: Daniela Gertsch e Juliana Silva Coordenadora: Profª.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Pontuação Ensino Propulsor Aula 3 – Os diversos casos de uso da vírgula Ministrantes: Daniela Gertsch e Juliana Silva Coordenadora: Profª."— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Pontuação Ensino Propulsor Aula 3 – Os diversos casos de uso da vírgula Ministrantes: Daniela Gertsch e Juliana Silva Coordenadora: Profª MS Maria Helena Albé

2 Pontuação “Pontuar é dividir, com sinais gráficos, as partes do texto e mostrar, com clareza, as relações existentes entre elas”, (Pezzini; Vier; Veppo, 2006, p. 25). Em um texto pontuado de maneira inadequada, podem ocorrer problemas de ambiguidade e de frases fragmentadas. Por isso, é importante saber pontuar de maneira correta, para que a mensagem (texto) alcance seu objetivo.

3 Regras gerais para uso de vírgula
Quando o adjunto adverbial vier deslocado dentro da frase: Em quatro anos de universidade, eu nunca tinha visto uma matéria tão complicada. Eu nunca tinha visto, em quatro anos de universidade, uma matéria tão complicada.

4 Vírgula Para separar os itens (vocábulos e locuções) de uma série:
Naquele livro, são ruins as personagens, o enredo, o desfecho, a linguagem, a impressão, o papel e a capa.

5 Vírgula O aposto e o vocativo vêm sempre separados por vírgula (s):
Estúpido Cupido, de Celly Campello, foi o grande sucesso da década de 50. (aposto) Maria, corra no mercado e busque farinha. (vocativo).

6 Vírgula Para isolar, nas datas, o nome do lugar:
São Paulo, 22 de maio de 2010.  São Leopoldo, 13 de dezembro de 2010. Antes das palavras CASA, PRÉDIO, APARTAMENTO... expressas em endereço, cuja rua vem indicada por número: Rua 7, casa 25. A empresa está localizada na rua 7, prédio 25.

7 Vírgula Após a saudação e o fechamento em correspondência (social e comercial): Com muito amor,     Respeitosamente,

8 Vírgula em período composto
Entre orações coordenadas assindéticas (não iniciadas por conjunção coordenada): O professor chegou, cumprimentou os alunos, abriu o caderno, fez a chamada e iniciou a aula.

9 Vírgula Em orações ligadas por conjunções coordenadas (porém, mas, ou, pois etc.): A professora pediu silêncio, mas os alunos continuaram falando. O público gostou do concerto, pois as músicas eram muito bonitas.

10 Atenção: No uso geral, quando as orações coordenadas são curtas, pode-se omitir a vírgula antes de E, OU, NEM e até, alguma vezes, antes de MAS, mas nunca antes de POIS. Normalmente, só se emprega a vírgula antes de E quando este liga duas orações de sujeitos diferentes: O rato saiu cedo de casa, E o leão não o encontrou.

11 Vírgula Para separar a oração subordinada adverbial da oração principal: Os diretores já estavam reunidos, quando chegou a notícia do reconhecimento dos cursos. Todos assinaram a ata, embora alguns não concordassem com os termos.

12 Vírgula Antes do gerúndio, infinitivo e particípio, quando equivalem a uma oração: Todos se acalmaram, passado o temporal. Perdeu tudo, por querer assumir empreendimentos em demasia. O evento encerrou-se às 16h, superando as expectativas.

13 Vírgula Após um parêntese que esteja numa oração, pois o que está entre parênteses sempre esclarece o que fica antes da vírgula, e não o que vem depois: A estudante de Direito apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (orientado por Luiz Silva), a fim de concorrer ao prêmio.

14 Vírgula Para indicar a supressão do verbo de uma frase:
O convite especificava que as meninas deveriam levar os salgadinhos; os rapazes, as bebidas. Eu ficarei com as brancas, e tu, com as pretas.

15 Vírgula Para separar elementos intercalados:
Um comentário sobre o que está sendo dito: A Lua, você sabe, não é o único satélite da Terra. b) Para separar palavras e expressões que corrigem, explicam e exemplificam: Isto é, digo, quer dizer, por exemplo, tal como, a saber, além disso, aliás, ou melhor etc.

16 Vírgula c) Para separar palavras ou expressões que estabelecem um contraste com que está sendo dito: Quero recordar aqui suas virtudes, não seus defeitos. d) Para separar conjunções adversativas porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, e as conclusivas logo, portanto, pois, e por conseguinte, quando estiverem intercaladas, deslocadas: Ninguém sabia, contudo, se a medida era acertada.

17 Vírgula Para separar elementos paralelos de provérbios:
Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso. A pai muito ganhador, filho muito gastador.

18 ATENÇÃO! Ao pontuar, evite:
Separar o sujeito do verbo, o verbo do complemento ou o adjetivo do substantivo: ERRADO: De todos os irmãos, aquele era o único sujeito, decente. ERRADO: A chuva muito prolongada, causou danos terríveis. ERRADO: Os tambores dizem, que o fantasma voador vai ao encontro dos homens brancos.

19 Evite: Separar elementos compostos unidos por conjunção coordenativa:
ERRADO: Perdeu o emprego, e a noiva. Separar adjuntos adverbiais curtos ou em posição normal: ERRADO: Domingo, eu fui ao estádio.

20 Evite: Colocar vírgula antes do primeiro ou depois do último item de uma série: ERRADO: História, Geografia e Português, são matérias que não me agradam. Colocar vírgula depois de conjunção coordenativa: ERRADO: Deve ter ocorrido algo grave pois, a sirene dos bombeiros tocou.

21 Atenção! Na próxima semana, estudaremos o uso da vírgula nas Orações Subordinadas Adjetivas.

22 Referências MORENO, Claudio; GUEDES, Paulo Coimbra. Curso básico de redação. São Paulo: Ática, 1994. PEZZINI, Anete Amorim; VIER, David; VEPPO, Maria Helena Albé. Incursões pela Língua Portuguesa: noções de gramática, redação e correspondência. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.


Carregar ppt "Oficina de Pontuação Ensino Propulsor Aula 3 – Os diversos casos de uso da vírgula Ministrantes: Daniela Gertsch e Juliana Silva Coordenadora: Profª."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google