A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atores Sintéticos em Jogos Sérios: Uma Abordagem Baseada no SymLog Acompanhamento das Atividades Período [Abril/2004-Abril/2005] Danielle R. D. da Silva,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atores Sintéticos em Jogos Sérios: Uma Abordagem Baseada no SymLog Acompanhamento das Atividades Período [Abril/2004-Abril/2005] Danielle R. D. da Silva,"— Transcrição da apresentação:

1 Atores Sintéticos em Jogos Sérios: Uma Abordagem Baseada no SymLog Acompanhamento das Atividades Período [Abril/2004-Abril/2005] Danielle R. D. da Silva, Geber Ramalho/Patricia Tedesco e Jorge Falcão {drds, glr, Computação Inteligente – Jogos Sérios – Atores sintéticos Programa Doutorado

2 Introdução Contexto da pesquisa: Palavras chaves:
Introdução de atores sintéticos em jogos sérios tendo como base a teoria psicológica fornecida por Robert Bales [1991]. Palavras chaves: Atores sintéticos, jogos sérios, personalidade artificial, Symlog

3 Objetivos Tornar o PCSA mais escalável
Definir taxonomia de fatores situacionais/cenários e objetivos Definir um conjunto básico de emoções Definir o relacionamento matemático entre os traços de personalidade e fatores situacionais bem como os estados emocionais Adaptar o PCSA ao Symlog – projeto SmartSim Definir um processo sistemático de validação para atores sintéticos – projeto SmartSim Integrar ao framework de IA desenvolvido no CIn

4 Trabalhos Relacionados
Modelos de atores sintéticos Projeto Oz – CMU University, Joseph Bates Projeto Teatro Virtual - Stanford University, Barbara Hayes-Roth Projeto Gull - CMU University e Institute of Psicology NRC, Paola Rizzo e Manuela Veloso Projeto Amusement - Facultad de Informática - Universidad Politécnica de Madrid Projeto PME - Miralab - University of Geneva, Arjan Egges Projeto PE - Miralab - University of Geneva, Arjan Egges Projeto PAR/PARSYS - Center for Human Modeling and Simulation - University of Pennsylvania, Jan Allbeck Projeto Cathexis – MIT University, Juan Velaskey Projeto EBA – Universidade de Lisboa, Rodrigo Ventura Projeto µSic – TCD Game AI

5 Trabalhos Relacionados
Modelos de personalidade/emoções/atitudes OCEAN (“The Big Five”) MBTI Teoria da aprendizagem social Teoria da ação - Symlog Modelo OCC

6 Status Período 2004 Período 2005 PLANEJADO (Abril/2004 – Abril/2005)
REALIZADO (Abril/2004 – Abril/2005) EXPECTATIVAS (Abril/2005 – Abril/2006) Cursar disciplina extra: Processos cognitivos Disciplina cursada, porém ainda sem resultado da avaliação. Concluir avaliação prévia do PCSA Avaliação do modelo PCSA concluída com os resultados apresentados no documento de Qualificação. Concluir levantamento bibliográfico. Concluído com os resultados apresentados no documento de Qualificação. Fechar escopo do projeto. Escopo fechado e aprovado pelo edital Finep MCT/Ação Tranversal/2004 como projeto de pesquisa. Execução do projeto SmartSim com o escopo da tese de doutorado.

7 Status Período 2004 Período 2005 PLANEJADO (Abril/2004 – Abril/2005)
REALIZADO (Abril/2004 – Abril/2005) EXPECTATIVAS (Abril/2005 – Abril/2006) Reajustar o modelo PCSA. Não realizado. Reajustar o modelo PCSA e adaptá-lo ao Symlog. Formalizar artigo e submeter o projeto para qualificação. Formalizado um artigo (O Papel das Emoções nas arquiteturas de Agentes ), porém não submetido a qualquer conferência. Qualificação concluída e em processo de revisão. Proposta concluída e em processo de revisão. Defesa da qualificação e proposta. Submissão para Doutorado-Sanduíche

8 Reduzir ainda mais o escopo.
Análise de Riscos Riscos Plano de Contigência Complexidade do projeto Reduzir ainda mais o escopo. Modelo PCSA inadequado para o domínio de aplicações de jogos sérios Fazer uma primeira validação usando as variáveis da dinâmica de sistema Re-implementar o PCSA usando outra linguagem de programação (provavelmente C++). - Tempo de dedicação parcial

9 Adaptar o modelo para utilização do Symlog
Riscos Confirmados Riscos Plano de Contigência Teoria utilizada como base para o modelo PCSA for julgada como inadequada Adaptar o modelo para utilização do Symlog

10 Dependências Item Descrição 1
Suporte de especialistas na área de Psicologia para auxiliar na validação sistemática do projeto. 2 Dependência com a execução do projeto SmartSim. 3

11 Cronograma (recorte) [01] Cumprimento de créditos
[02] Levantamento bibliográfico. [03] Escrita da qualificação. [04] Defesa da proposta de tese. [05] Ajustar o modelo PCSA de acordo com (2), (3) e (4). [08] Integração do SmartSim como o modelo PCSA estendido. [09] Preparação, organização e redação de artigo I. [10] Desenvolvimento do processo de validação do PCSA. Etapas 2003 2004 2005 1 2 [01] [02] [03] [04] [05] [08] [09] [10]

12 Feeback sobre o SAAP Positivos Negativos Sugestão de melhorias
O acompanhamento auxilia na detecção prévia de problemas associados aos projetos Diminui o risco da não conclusão dos projetos Melhoria considerável comparado a participação do último SAAP em Março/2004. Negativos Burocratização (desperdício de papéis) Critérios de avaliação confusos Um pouco desorganizado Sugestão de melhorias Desenvolver um sistema em que tanto o relatório quanto os anexos possam ser preenchidos e validado pelo orientador e o aluno via web.


Carregar ppt "Atores Sintéticos em Jogos Sérios: Uma Abordagem Baseada no SymLog Acompanhamento das Atividades Período [Abril/2004-Abril/2005] Danielle R. D. da Silva,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google