A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO Competências Unidade 2 Aula 7.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO Competências Unidade 2 Aula 7."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO Competências Unidade 2 Aula 7

2 Identificação de demandas por competências básicas e específicas Relatórios de pesquisa CNI/SESI – 2008

3 Indústria de Alimentos Fonte: SESI. Departamento Regional de Minas Gerais. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria de alimentos. Belo Horizonte, Nota: Foram atribuídas notas de 0 (nada importante) a 10 (extremamente importante).

4 Média de Notas atribuídas às competências necessárias aos colaboradores das empresas do setor de alimentos por porte.

5 Média de notas atribuídas às competências específicas necessárias aos colaboradores das empresas do setor de alimentos por porte

6 Indústria de Calçados Fonte: SESI. Departamento Regional do Rio Grande do Sul. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria de calçados. Rio Grande do Sul, 2008.

7 Grau de importância das competências básicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção na indústria calçadista do Rio Grande do Sul

8 Grau de importância das competências específicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção pela indústria calçadista do Rio Grande do Sul

9 Indústria da Construção Civil Fonte: SESI. Departamento Regional da Bahia. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria da construção civil. Bahia, 2008.

10 Competências específicas dos profissionais operacionais da construção civil

11 Competências de gestão dos profissionais operacionais da construção civil

12 Indústria da Madeira e do Mobiliário Fonte: SESI. Departamento Regional do Paraná. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas no setor madeireiro e do mobiliário. Curitiba, 2008.

13 Competências básicas requeridas dos colaboradores da produção das empresas do setor madeireiro e do mobiliário do Paraná (%)

14 Competências específicas requeridas dos colaboradores da produção da empresas do setor madeireiro e do mobiliário do Paraná (%) (continua...)

15 (continuação) Competências específicas requeridas dos colaboradores da produção da empresas do setor madeireiro e do mobiliário do Paraná (%)

16 Competências cognitivas e atitudinais necessárias e demandadas dos colaboradores dos diversos níveis funcionais da indústria madeireira e do mobiliário no estado do Paraná (continua...)

17 (continuação) Competências cognitivas e atitudinais necessárias e demandadas dos colaboradores dos diversos níveis funcionais da indústria madeireira e do mobiliário no estado do Paraná

18 Indústria Metalúrgica Fonte: SESI. Departamento Regional do Rio Grande do Sul. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria metalúrgica. Porto Alegre, 2008.

19 Grau de importância das competências básicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção da indústria metalúrgica do Rio Grande do Sul

20 Grau de importância das competências específicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção pela indústria metalúrgica do Rio Grande do Sul (continua...)

21 (continuação) Grau de importância das competências específicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção pela indústria metalúrgica do Rio Grande do Sul

22 Indústria Petrolífera Fonte: SESI. Departamento Regional do Rio Grande do Norte. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas do setor petrolífero. Rio Grande do Norte, 2008.

23 Grau de importância das competências básicas dos colaboradores das empresas no ramo de petróleo do Rio Grande do Norte

24 Grau de Competências Específicas dos colaboradores das empresas do ramo de petróleo do Rio Grande do Norte (continua…)

25 (continuação) Grau de Competências Específicas dos colaboradores das empresas do ramo de petróleo do Rio Grande do Norte

26 Indústria Química Fonte: SESI. Departamento Regional de Goiás. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria química. Goiânia, 2008.

27 Competências básicas para o trabalho de colaboradores ligados à área de produção das empresas do setor químico

28 Competências específicas necessárias para o trabalho de colaboradores ligados à área de produção das empresas do setor químico (continua…)

29 (continuação) Competências específicas necessárias para o trabalho de colaboradores ligados à área de produção das empresas do setor químico

30 Indústria Têxtil e do Vestuário Fonte: SESI. Departamento Regional de Santa Catarina. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria têxtil e do vestuário. Florianópolis, 2008.

31 Competências educacionais básicas demandadas pelos trabalhadores do setor têxtil e do vestuário em Santa Catarina

32 Competências básicas para o trabalho demandadas pelos trabalhadores do setor têxtil e do vestuário em Santa Catarina

33 Considerações sobre os resultados das pesquisas 1.A metodologia das pesquisas foi bastante diversificada: -para a maioria dos setores industriais, não foram incluídos os empregados do nível gerencial; -os resultados da pesquisa aplicada ao setor alimentício apontam dados gerais, não fragmentados por nível funcional; -algumas das pesquisas foram feitas através da aplicação de questionários junto aos empregados; outras concentraram a busca de informações junto aos setores de Recursos Humanos das empresas; -na pesquisa voltada ao setor da construção civil, optou-se pela coleta de dados em algumas instituições – como IBGE, CBIC, DIEESE – e em trabalhos acadêmicos; (continua...)

34 Considerações sobre os resultados das pesquisas (continuação) 1.A metodologia das pesquisas foi bastante diversificada: -algumas pesquisas adotaram a atribuição de notas para mensurar a importância das competências para os trabalhadores; outras classificaram as competências por faixas (alta, média, pouca ou nenhuma importância, por exemplo). 2.Apesar de diferenciadas quanto ao método, as pesquisas, em seu conjunto, produziram informações que poderão ajudar a balizar o direcionamento do trabalho dos educadores em seu fazer pedagógico.

35 Considerações Metodológicas - Nesta apresentação, você pôde observar o uso de diferentes recursos, como tabelas, quadros e gráficos. Esses diferentes instrumentos estão à disposição dos profissionais da educação para realizar o seu trabalho pedagógico. -Tabelas e quadros são muito parecidos, mas se diferenciam por um detalhe na forma: nos quadros, colocam-se linhas de contorno lateral, que não aparecem nas tabelas. -Tabelas geralmente possuem linhas e colunas; nos quadros, por sua vez, o conteúdo é mais livre. -Em princípio, as tabelas devem trazer dados quantitativos, enquanto que os quadros apresentam dados qualitativos – mas isso não é uma regra inflexível. - Veja os exemplos a seguir:

36 Considerações Metodológicas Tabela (exemplo) – Distribuição dos alunos matriculados em EAD no Brasil, por localização da instituição de ensino e por número de matrículas, em 2004 e 2005 (disponível em: alhos909/educacao-distancia- ensino/educacao-distancia- ensino.shtml).

37 Considerações Metodológicas Quadro (exemplo) – Competências e habilidades requeridas pra o engenheiro de produção (disponível em: &script=sci_arttext).

38 Considerações Metodológicas -Gráficos, por sua vez, são uma forma de apresentação dos dados estatísticos ou de resultados experimentais que permitem uma compreensão clara e rápida do fenômeno em estudo. -Existem diversos tipos de gráficos: de pontos, de curvas (ou linhas), de colunas, de barras, de pizza, entre outros. -Alguns exemplos são dados a seguir.

39 Considerações Metodológicas -Gráficos: -de pizza e de barras (ambos disponíveis em: d28/geraldo/geraldo.htm)

40 Considerações Metodológicas -Gráficos: -de coluna e de linha (ambos disponíveis em: option=com_content&task=view&id=5331&Itemid=41)

41 Considerações Metodológicas -Você, educador, poderá lançar mão desses recursos para inovar a sua prática pedagógica, sem perder de vista o fato de que eles são apenas meios para se atingir os objetivos de conduzir o seu aluno- trabalhador à construção do conhecimento e à aquisição das competências de que ele necessita para a sua vida profissional e pessoal.

42 Na Biblioteca, estão disponíveis os oito relatórios utilizados para a elaboração desta apresentação. Boas leituras!


Carregar ppt "CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO Competências Unidade 2 Aula 7."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google