A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FURG – Universidade Federal do Rio Grande NUPECOF – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças/ICEAC UMA REFLEXÃO ACERCA DAS POTENCIALIDADES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FURG – Universidade Federal do Rio Grande NUPECOF – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças/ICEAC UMA REFLEXÃO ACERCA DAS POTENCIALIDADES."— Transcrição da apresentação:

1 FURG – Universidade Federal do Rio Grande NUPECOF – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças/ICEAC UMA REFLEXÃO ACERCA DAS POTENCIALIDADES DA CONTABILIDADE PÚBLICA NO FORTALECIMENTO DO CONTROLE SOCIAL E NO COMBATE À CORRUPÇÃO NO BRASIL

2 FURG – Universidade Federal do Rio Grande NUPECOF – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças/ICEAC Introdução Contabilidade Pública no Brasil Surgimento: Vinda da Família Real em 1808; Até final da década de 1980: período de descrença; atuação apenas formalística; Criação da STN e Implantação do SIAFI em 86 e CF/88: conferiu-se maior importância da Contabilidade Pública no cenário nacional; Cenário Contemporâneo: edição das NBCASP; processo de internacionalização das normas contábeis; Grande evolução em pouco mais de duas décadas.

3 FURG – Universidade Federal do Rio Grande NUPECOF – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças/ICEAC Problema de pesquisa Há influência da contabilidade pública no controle social e no combate à corrupção no Brasil? Os objetivos implícitos no enunciado do problema de pesquisa são: - apresentar um breve sumário da evolução da contabilidade no contexto estatal brasileiro e; - sua atuação na contemporaneidade para o fortalecimento do controle social e por conseqüência no combate à corrupção no Brasil.

4 FURG – Universidade Federal do Rio Grande NUPECOF – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças/ICEAC Metodologia O presente estudo classifica-se, metodologicamente, como um ensaio teórico, uma vez que, com base na revisão bibliográfica realizada, representa um convite à reflexão e análise crítica do potencial contributivo da contabilidade pública no fortalecimento do controle social, bem como, na promoção de respostas à corrupção no Brasil.

5 FURG – Universidade Federal do Rio Grande NUPECOF – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças/ICEAC Nova Gestão Pública Princípios básicos de administração: organização, planejamento, comando e controle; Migração do modelo burocrático para o gerencial: eficiência, eficácia e economicidade nos atos governamentais, onde o foco é o resultado alcançado; Gestão voltada à boa governança.

6 FURG – Universidade Federal do Rio Grande NUPECOF – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças/ICEAC Governança Corporativa O Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa publicado pelo IBGC apresenta alguns princípios básicos como: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, sendo esses também aplicáveis às entidades públicas governamentais (SLOMSKI, 2005).

7 FURG – Universidade Federal do Rio Grande NUPECOF – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças/ICEAC Governança Corporativa LRF - intuito de estabelecer normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Pilares básicos: transparência, planejamento, controle e responsabilização (SANTOS FILHO, 2006); Consonância com as Melhores Práticas de Governança do IBGC.

8 FURG – Universidade Federal do Rio Grande NUPECOF – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças/ICEAC Transparência Redução da assimetria informacional existente entre sociedade e Estado; A transparência na gestão pública mostra-se indispensável à consolidação do controle social como premissa básica da democracia.

9 FURG – Universidade Federal do Rio Grande NUPECOF – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças/ICEAC Corrupção no Brasil A crescente avalanche de escândalos divulgados nos meios de comunicação gera a sensação de que a mesma está aumentando de forma significativa (PEREIRA, 2002). A corrupção tem aumentado substancialmente no país ou a percepção dos cidadãos com relação a esses fatos mudou, tendo por base a implantação de diversos mecanismos de transparência adotados nos últimos anos?

10 FURG – Universidade Federal do Rio Grande NUPECOF – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças/ICEAC Contabilidade no contexto estatal As informações contábeis surgem como um instrumento de mensuração dos resultados alcançados; A contabilidade deve atuar de modo que as informações disponibilizadas a todos os usuários sejam fidedignas, auxiliando na melhoria da transparência pública; informações contábeis distorcidas podem influenciar os gestores e seus diversos usuários externos a conclusões erradas e danosas.

11 FURG – Universidade Federal do Rio Grande NUPECOF – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças/ICEAC Contador Governamental P essoalmente responsável pela exatidão das informações geradas nas contas (Decreto-Lei 200/67); Certificação – conformidade contábil; Obrigação legal de comunicar os órgãos de controle sobre eventuais irregularidades.

12 FURG – Universidade Federal do Rio Grande NUPECOF – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças/ICEAC Considerações Finais Os avanços da Contabilidade Pública proporcionam melhorias na qualidade das informações apresentadas; Reflete no fortalecimento do controle social; Proporciona condições mais amplas de ações de controle para a prevenção e combate à corrupção.

13 FURG – Universidade Federal do Rio Grande NUPECOF – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças/ICEAC Roselaine da Cruz Mendes Alexandre Costa Quintana Ana Paula Capuano da Cruz Walter Nunes Oleiro NUPECOF


Carregar ppt "FURG – Universidade Federal do Rio Grande NUPECOF – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças/ICEAC UMA REFLEXÃO ACERCA DAS POTENCIALIDADES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google