A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA TUTORES: AVALIAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS Maria Eugenia Vanzolini e Patrícia Lacerda Bellodi CEDEM – Centro de Desenvolvimento de Educação Médica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA TUTORES: AVALIAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS Maria Eugenia Vanzolini e Patrícia Lacerda Bellodi CEDEM – Centro de Desenvolvimento de Educação Médica."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA TUTORES: AVALIAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS Maria Eugenia Vanzolini e Patrícia Lacerda Bellodi CEDEM – Centro de Desenvolvimento de Educação Médica Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP Introdução A avaliação contínua do processo é considerada um aspecto fundamental dentro da organização do Programa Tutores FMUSP. Ela permite acompanhar o desenvolvimento das atividades, seus aspectos positivos e especialmente aqueles que demandam alterações para garantir a qualidade do programa. Tem-se como princípio que avaliar é um direito de quem participa e um dever de quem implanta. Nesse sentido, o exercício da avaliação como direito é plural, isto é, permite a expressão de todos os envolvidos: tutores, alunos e supervisores. Para cada uma dessas vozes foram desenvolvidos instrumentos específicos que permitem tanto o registro do ocorrido e sua valoração, quanto críticas e sugestões. Metodologia Ao final do primeiro semestre de implantação do Programa Tutores na FMUSP, solicitou-se aos alunos que avaliassem seus tutores, seu grupo, o programa e a si mesmos. Todos os alunos FMUSP, via , receberam instruções para o preenchimento do questionário a eles destinado dentro da avaliação do programa, denominado O Tutorando. As respostas às questões abertas foram categorizadas a partir de seu conteúdo, possibilitando assim sua expressão quantitativa, além da qualitativa. Resultados O perfil dos alunos que responderam ao questionário está apresentado no Quadro 1 Quadro 1: Caracterização dos respondentes Embora apenas 5% dos alunos tenham respondido o questionário, estes resultados (Quadro 2) são a única informação sistemática de sua visão do processo. Frente às questões propostas, tivemos as seguintes respostas: Quadro 2: Respostas às questões De acordo com a análise das respostas, eles consideram que os horários da atividade e o deslocamento entre diferentes locais da Universidade, assim como a obrigatoriedade, são fontes de dificuldades e resistência à participação dos alunos. Os tutores foram extremamente bem avaliados: em sua grande e expressiva maioria foram considerados muito bons ou excelentes. O desinteresse e a falta de maturidade de alguns alunos foram apontados, ao lado do desempenho insatisfatório de pequena parcela dos tutores, como possíveis causas do fracasso de alguns grupos. Metade dos alunos respondentes foram assíduos e participativos em seus grupos e apenas uns poucos deles se dizem desinteressados. Quadro 3: O que você acha do programa como um todo? Conclusões Neste momento inicial de implantação a avaliação evidenciou pontos importantes a serem melhorados: Quadro 4: Problemas Mas, vários pontos positivos foram ressaltados pelos alunos: E, um exemplo de mensagem final por deixada por um aluno em sua avaliação: Quando alunos e professores caminham bem com eles e entre eles a instituição FMUSP também caminhará bem, com um interesse positivo crescente em todos os aspectos, para que se melhore a qualidade de ensino, pesquisa, interação acadêmica, entre outros. Por todos os motivos que eu assinalei na questão anterior, sou otimista quanto ao Programa, mas como todo projeto inicial, tem muito o que melhorar. Eu particularmente estou muito contente com esse Projeto e pretendo cooperar no que for possível, e espero que existam mais alunos conscientes, NÃO DESISTAM!" Comente o que você quiser sobre seu grupo de tutoria Pouca interação, pouco contato, desinteressado, fraco 24 53% Grupo bom0920% Grupo muito bom, excelente1227% Fale sobre seu tutor/tutora Perdido, inábil, fraco 07 15% Interessado, dedicado, hábil, bom 27 59% Excelente 12 26% Você na tutoria Desmotivado, desinteressado 04 9% Faltou muito 06 13% Faltou algumas vezes 06 13% Compareceu, mas ficou quieto 07 16% Compareceu e participou 21 48% PROGRAMA Excelente 02 5% Bom 24 53% Regular 11 24% Fraco 08 18% PROBLEMAS Horário, deslocamento, obrigatoriedade. Ausência de 5º E 6º anistas é sentida, mas compreendida. Alunos faltantes: falta de conhecimento, consciência ou maturidade. Grupos de freqüência irregular não amadurecem. Falta de clareza quanto aos objetivos (os alunos já apontavam no grupo focal, pelo fato de a demanda não ser explícita). Intenções boas e concretização a melhorar. Perda de tempo, não estimulante, repete conteúdo de Disciplinas humanísticas. Quadro 5: Pontos positivos PONTOS POSITIVOS Tutores muito bem avaliados (tudo depende deles, mas um grupo apático pode prejudicar). Heterogeneidade dos grupos, opinião dos mais velhos, união de diferentes turmas. Opiniões diversas. "Lugar seguro". Contar com alguém mais experiente. Grupo pequeno, dá para conversar; boa oportunidade de interação. Quanto ao programa, mais da metade dos alunos o consideram bom ou excelente, poucos dizem ser ele desimportante e os demais afirmam que é uma boa idéia que precisa ainda ser aprimorada (Quadro 3). AVALIAÇÃO PELOS ALUNOS 2º SEMESTRE DE 2001 Número 47 (5%) Sexo F (31 / 47) M (16 / 47) Idade 17 a 26 - (Moda=20) Ano letivo = 1 o a 4 o - (41 / 45) 5 o - (4 / 45)


Carregar ppt "PROGRAMA TUTORES: AVALIAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS Maria Eugenia Vanzolini e Patrícia Lacerda Bellodi CEDEM – Centro de Desenvolvimento de Educação Médica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google