A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Polícia Federal Diretoria Técnico-Científica Serviço de Perícias de Engenharia e Meio Ambiente Brasília, Agosto de 2010. SEPEMA/INC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Polícia Federal Diretoria Técnico-Científica Serviço de Perícias de Engenharia e Meio Ambiente Brasília, Agosto de 2010. SEPEMA/INC."— Transcrição da apresentação:

1 Polícia Federal Diretoria Técnico-Científica Serviço de Perícias de Engenharia e Meio Ambiente Brasília, Agosto de SEPEMA/INC

2

3 27 Setores Técnico- Científicos, 25 unidades de perícia

4

5 Realização da obra; Projetos de engenharia e seus orçamentos; Preços pactuados pela obra; e Documentos dos processos de licitação e de execução da obra.

6

7 VI – Dano ao erário ou superfaturamento em obras de engenharia – prejuízo aos cofres públicos caracterizado por: a) medição de quantidades superiores às efetivamente executadas; b) Pagamento por preços manifestamente superiores à tendência central (...); c) deficiência na execução (...) que resulte em diminuição da qualidade, vida útil ou segurança; d) quebra do equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato (...) durante a execução da obra; e) alteração de cláusulas financeiras gerando recebimentos contratuais antecipados; e f) superdimensionamento ou subdimensionamento (...);

8

9 Como provar que poderíamos ter superfaturamento de preços em uma obra com preços de referência? TCE/PE (2002): Descontos de 15% com competitividade. Perícia (2009): Descontos de 37% com competitividade em obras do DNIT Evidências empíricas!

10

11 Redução de custos pela repetição de atividades Relação entre menor preço exequível e média/mediana Redução de preços pela escala da compra Baixa produtividade e alto consumo nas composições de referência


Carregar ppt "Polícia Federal Diretoria Técnico-Científica Serviço de Perícias de Engenharia e Meio Ambiente Brasília, Agosto de 2010. SEPEMA/INC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google