A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUTOMAÇÃO DE ATENDIMENTO EM RESTAURANTESAutores: Júlio Cesar Sartori Neto Luis Fernando Krause Pietro Zuchinali Orientador: Eduardo Augusto Bezerra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUTOMAÇÃO DE ATENDIMENTO EM RESTAURANTESAutores: Júlio Cesar Sartori Neto Luis Fernando Krause Pietro Zuchinali Orientador: Eduardo Augusto Bezerra"— Transcrição da apresentação:

1 AUTOMAÇÃO DE ATENDIMENTO EM RESTAURANTESAutores: Júlio Cesar Sartori Neto Luis Fernando Krause Pietro Zuchinali Orientador: Eduardo Augusto Bezerra Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

2 1.Introdução 2.Análise de Requisitos 3.Tecnologias Estudadas e Envolvidas 4.Sistema Proposto 5.Considerações Finais Capítulos Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

3 Automação Comercial: Ato de automatizar os processos de um estabelecimento comercial, utilizando mecanismos para o auxílio na execução de certas tarefas; Procura reduzir a probabilidade de erros e aumentar confiabilidade dos processos de um sistema; Proporciona ganhos em eficiência e qualidade do serviço ou produto; Diferencial atualmente para empresas ou qualquer estabelecimento comercial. Introdução Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

4 Automação de Atendimento em Restaurantes: Aumentar a eficiência e o controle sobre o atendimento aos clientes em um restaurante; Tornar a movimentação de capital no caixa mais confiável e gerenciável para quem administra o local; Melhoria da interação entre clientes e garçom. Motivação Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

5 Projetar e desenvolver um sistema para automatizar os processos presentes no atendimento aos clientes em um restaurante; Fornecer um ganho em eficiência e confiabilidade. Objetivos Gerais Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

6 De forma a alcançar o objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) Entender os processos de um restaurante típico; b) Analisar modelos de negócios existentes; c) Estudar as tecnologias envolvidas; d) Modelar a arquitetura do sistema; e) Escolher o hardware e o ambiente de desenvolvimento de software mais adequado para a implantação; f) Implementar a solução proposta; g) Analisar os resultados obtidos. Objetivos Específicos Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

7 1.Introdução 2.Análise de Requisitos 3.Tecnologias Estudadas e Envolvidas 4.Sistema Proposto 5.Considerações Finais Capítulos Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

8 Sistemas Semelhantes Existentes Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007 CSI Controle Remoto Painel / Comanda Eletrônica Conforto Pekus PDA Confiabilidade

9 Análise de Requisitos Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007 Compreender as atividades realizadas pela equipe que trabalha no restaurante; Estudar outros sistemas existentes no mercado; Estudar tecnologias presentes no mercado; Formular uma proposta incial de sistema.

10 Abertura do Caixa; Funcionamento Normal de um Restaurante Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007 Fechamento do Caixa;

11 Reserva de Mesa; Atendimento ao Cliente com Reserva; Funcionamento Normal de um Restaurante Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

12 Atendimento ao Cliente sem Reserva; Funcionamento Normal de um Restaurante Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

13 Modelagem do Banco de Dados Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

14 1.Introdução 2.Análise de Requisitos 3.Tecnologias Estudadas e Envolvidas 4.Sistema Proposto 5.Considerações Finais Capítulos Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

15 PDA Dispositivos de Coleta de Dados Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007 POS Smartphones

16 WML Object Pascal SQL JAVA / J2ME Linguagens de Programação Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

17 Delphi Apache HTTP Server POSWEB SDK J2ME Wireless Toolkit Interbase Manager Ferramentas de Desenvolvimento Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

18 Ambiente de Desenvolvimento POSWEB SDK: Ferramentas de Desenvolvimento Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

19 J2ME Wireless ToolKit: Ferramentas de Desenvolvimento Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

20 1.Introdução 2.Análise de Requisitos 3.Tecnologias Estudadas e Envolvidas 4.Sistema Proposto 5.Considerações Finais Capítulos Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

21 Visão Geral do Ambiente de um Restaurante: Sistema Proposto Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

22 Visão Geral do Sistema 1 utilizando Terminais POS Sistema 1 - Terminais POS Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

23 Visão Geral do Sistema 2 utilizando Smartphones: Sistema 2 - Smartphones Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

24 Cliente escolhe um item no cardápio convencional e verifica seu código junto ao mesmo; Cliente entra com o código do pedido no dispositivo de coleta de dados; Dispositivo repassa automaticamente o pedido a cozinha onde existe um terminal de consulta para garçons e cozinheiros, com status do pedidos; Na cozinha, garçons e cozinheiros interagem com o sistema coletando e inserindo dados sobre o pedido; Informações sobre o pedido também são armazenadas na recepção do restaurante; Outras operações podem ser realizadas pelo cliente obedecendo o mesmo fluxo de informações. Fluxo Básico do Sistema Proposto Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

25 Exibe as informações atualizadas do banco de dados Interbase instalado e ativo no servidor; Interface: Telas de cadastro de usuários, itens e mesas; Tela para monitoração de contas; Tela para monitoração de pedidos em andamento. Aplicação Garçom Eletrônico Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

26 Aplicação Garçom Eletrônico Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

27 Responsável pela comunicação entre terminais POS e o banco de dados; Comunicação baseada em arquivos; Executa um laço infinito onde: Atualiza os arquivos de saldos para todas as contas abertas; Lê os arquivos com pedidos feitos por todas as mesas e os insere no banco; Atualiza arquivo com ítens cadastrados no banco; Aplicação Mediator Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

28 Comunicação POS – Mediator – Garçom Eletrônico: Aplicação Mediator Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

29 A aplicação permite as seguintes ações: Efetuar Pedido; Chamar Garçom na Mesa; Verificar Saldo da Mesa; Fechar a conta, solicitando pagamento. Aplicação WML Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

30 Visão Geral: Aplicação WML Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

31 Funcionalidades semelhantes às da aplicação WML; Comunicação com aplicação Delphi via sockets com TCP/IP; Aplicação J2ME Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

32 Visão Geral: Aplicação J2ME Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

33 Aplicações Desenvolvidas Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

34 1.Introdução 2.Análise de Requisitos 3.Tecnologias Estudadas e Envolvidas 4.Sistema Proposto 5.Considerações Finais Capítulos Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

35 Projeto propiciou ao grupo: Contato com diferentes tecnologias de SW e HW existentes atualmente; Conhecimento sobre linguagens para programação não estudadas no curso; Oportunidade para conhecer dispositivos de HW para coleta e processamento de dados; A situação do mercado atual para a área estudada. Conclusões e Expansões Futuras Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

36 Implementação com suporte a arquitetura Web; SmartCards junto aos terminais POS; Uso de cartões de crédito para pagamento com o POS; Uso de terminais POS em hotéis e motéis. Possibilidades para Expansões no Futuro Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007

37 Dayan, Elie G. Restaurante : técnicas de serviço. Caxias do Sul : EDUCS, p Walker, John R. O Restaurante : conceito e operação. 3. ed. Porto Alegre : Bookman, p. Demétrio, Rinaldo. A tecnologia Wap : aprenda a criar páginas para celulares com a linguagem WML. São Paulo : Érica, p Buchmann, Johannes. Introduction to Cryptography. 2. ed. New York, NY : Springer, c p Seberry, Jennifer Cryptography : An Introduction to Computer Security. New York, NY : Prentice Hall, c1989. APPI, Soluções de Valor para o seu Negócio. Disponível em:. Acesso em: 03 set Franklint, Kleitor. Delphi 5 para Internet com Banco de Dados. 2 ed. São Paulo, SP : Érica Editora. c p Holden, Greg. Apache server. São Paulo, Makron Books, p Traldi Fonseca, Marcelo.Tecnologias Gerenciais de Restaurantes. 3 ed. São Paulo, SP : Senac Editora. c p Piroumian, Vartan. Wireless J2ME Platform Programming. 1 ed. Palo Alto, CA : Sun Microsystems, c p Bibliografia Trabalho Final de Curso, Porto Alegre, 07/12/2007


Carregar ppt "AUTOMAÇÃO DE ATENDIMENTO EM RESTAURANTESAutores: Júlio Cesar Sartori Neto Luis Fernando Krause Pietro Zuchinali Orientador: Eduardo Augusto Bezerra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google