A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lógica e Teoria dos Conjuntos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lógica e Teoria dos Conjuntos"— Transcrição da apresentação:

1 Lógica e Teoria dos Conjuntos
Introdução à Lógica Bivalente A Lógica e a Filosofia

2 «O estudo da filosofia não é para se saber o que os homens pensaram, mas o que é a verdade das coisas.» Tomás de Aquino São Tomás de Aquino, ca. 1395, de Fra Angelico, Collezione Vittorio Cini, Veneza.

3 Lógica A Lógica desempenha dois papéis na Filosofia:
1 — clarifica o pensamento; 2 — ajuda a evitar erros de raciocínio. A Filosofia centra-se no estudo de um conjunto de problemas. Ao longo da história, vários filósofos têm procurado dar resposta a estes problemas. Surgem, para isso, várias teorias e argumentos. É a Lógica que permite, face aos problemas, às teorias e aos argumentos da filosofia, a assunção de uma posição crítica de análise e reflexão.

4 Lógica A Lógica permite avaliar criticamente os problemas da Filosofia. Face a um problema, o primeiro passo é avaliar a sua pertinência e validade. Para isso são necessários bons argumentos.

5 Lógica A Lógica permite avaliar criticamente as teorias criadas.
Como averiguar se uma teoria é plausível? Quais os argumentos que podem ser utilizados para defendê-la? Quais os argumentos que podem ser usados para refutá-la? E porquê?

6 Lógica A Lógica permite avaliar criticamente os argumentos apresentados. Qual a validade dos argumentos? Estarão implícitos erros de raciocínio? Serão as premissas em que se baseiam verdadeiras? As conclusões serão válidas?

7 Lógica De forma resumida pode afirmar-se que, tal como o laboratório para um cientista, a Lógica representa para a Filosofia o local privilegiado para testar e avaliar ideias criticamente. É esta atitude crítica a força motriz do estudo filosófico e só com recurso à Lógica (formal ou informal) pode haver uma verdadeira atitude crítica e, consequentemente, filosófica.

8 Silogismos O silogismo é uma forma de raciocínio dedutiva. De uma forma geral, é constituído por três proposições: as duas primeiras denominam-se premissas e a terceira conclusão. O estudo de silogismos faz parte do programa da disciplina Filosofia no 11.º ano de escolaridade A Lógica tem um papel preponderante no estudo de silogismos. A título exemplificativo apresentar-se-ão dois tipos de silogismos.

9 Modus Ponens Consideremos o seguinte raciocínio:
Se faz Sol, o João vai jogar ténis. Amanhã faz Sol. Logo, amanhã o João vai jogar ténis. Diz-se que este silogismo é da forma:

10 Modus Ponens Em linguagem corrente, tem-se a proposição: «Se p, então q. Acontece p. Portanto, pela primeira proposição é válido concluir q.» Repare que se trata de uma tautologia: [(pq)p]q.

11 Modus Tollens Consideremos o seguinte raciocínio:
Se a Joana estudar todos os dias, tem boas notas. A Joana não tem boas notas. Logo, a Joana não estuda todos os dias. Diz-se que este silogismo é da forma:

12 Modus Tollens Em linguagem corrente, tem-se a proposição: «Se p, então q. Acontece q. Portanto, pela primeira proposição é válido, porque é o contrarrecíproco, concluir p.» Repare que se trata de uma tautologia: [(pq)q]p


Carregar ppt "Lógica e Teoria dos Conjuntos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google