A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meditemos escutando “Comi o Teu Corpo” (7’) da Paixão de Bach Tarraco séc.XIII SEMANA SANTA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meditemos escutando “Comi o Teu Corpo” (7’) da Paixão de Bach Tarraco séc.XIII SEMANA SANTA."— Transcrição da apresentação:

1

2 Meditemos escutando “Comi o Teu Corpo” (7’) da Paixão de Bach Tarraco séc.XIII SEMANA SANTA

3 Cenáculo Negações de Pedro Jesus não quer dominar mas SERVIR No evangelho de S. João, em lugar da Eucaristia, há lava-pés, que resume a entrega de Jesus

4 Jo 13, 1-15 Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de pas- sar deste mundo para o Pai, Ele, que amara os seus que estavam no mun- do, amou-os até ao fim. Sala alta do Cenáculo

5 Agora Jesus demonstra-nos até que ponto nos AMA Lavando-nos os pés, antecipa o seu SERVIÇO, até dar- nos TUDO na Morte, na Cruz Não clicar

6 No decorrer da ceia, tendo já o De- mónio metido no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, a ideia de O entregar, Jesus, sabendo que o Pai Lhe tinha dado toda a autorida- de, sabendo que saíra de Deus e para Deus voltava,

7 Próximo a Deus, morrendo, Jesus une o céu e a terra Não clicar Une o de cima com os de baixo, o transitório com o eterno, o pecado com a graça, o mundo com o próprio Deus

8 levantou-Se da mesa, tirou o man- to e tomou uma toalha, que pôs à cintura. Depois, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que pusera à cintura.

9 Servidor incansável, até ao último momento Lava-nos os pés, aos pobres, aos infiéis, aos incoerentes, aos violentos

10 Quando chegou a Simão Pedro, este disse-Lhe: «Senhor, Tu vais lavar-me os pés?». Jesus res- pondeu: «O que estou a fazer não o podes en- tender agora, mas compreendê-lo-ás mais tar- de». Pedro insistiu: «Nunca consentirei que me laves os pés». Jesus respondeu-lhe: «Se não tos lavar, não terás parte comigo». Simão Pedro re- plicou: «Senhor, então não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça». Jesus respondeu- lhe: «Aquele que já tomou banho está limpo e não precisa de lavar senão os pés.

11 Ele que sempre Se tinha posto ao nosso lado, agora pôs-Se aos nossos pés “Eu tinha revigorado as mãos caídas, era os olhos do cego, os pés do coxo, a alegria da viúva, o pai dos pobres...” (Job 29, 13-16)

12 Vós estais limpos, mas não todos». Jesus bem sabia quem O havia de entregar. Foi por isso que acrescen- tou: «Nem todos estais limpos».

13 Inclusive põe-Se aos pés dos que querem atraiçoar, dos que querem matar “Eu não resisti nem recuei um passo. Apresentei as costas àqueles que me batiam e a face aos que me arrancavam a barba; não desviei o meu rosto dos que me insultavam e cuspiam” (Is 50). Avião sinistrado, saído de Barcelona, com 150 pessoas

14 Depois de lhes lavar os pés, Jesus tomou o manto, e pôs-Se de novo à mesa. Então disse-lhes: «Com- preendeis o que vos fiz? Vós cha- mais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou.

15 Sendo Mestre e Senhor, Jesus pôs-Se ao nível dos escravos Não Se valeu da sua condição divina, apenas quis manter a dignidade da condição humana.

16 Se Eu, que sou Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também».

17 Jesus, Cordeiro imolado, oferece o seu Corpo como Alimento Deu-nos o máximo exemplo de humilhação Não clicar

18 Tu, Jesus, fizeste do AMOR o GESTO da tua Vida. Nós, a teu lado, queremos repetir o teu gesto, formando uma família que SE AMA.

19 Monjas de St. Benet de Montserrat Monjas de St. Benet de Montserrat


Carregar ppt "Meditemos escutando “Comi o Teu Corpo” (7’) da Paixão de Bach Tarraco séc.XIII SEMANA SANTA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google