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FUNDAMENTOS DO TURISMO 1

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Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DO TURISMO 1"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DO TURISMO 1
AULA 23: Espaços de Alimentação, Entretenimento e Eventos

2 INTRODUÇÃO Espaços de Alimentação, Entretenimento e Eventos fazem parte da Oferta Técnica Turística. Apesar de geralmente funcionaram como suporte, complemento às viagens, são considerados, muitas vezes, fatores importantes à escolha da destinação turística.

3 INTRODUÇÃO Contudo, é curioso observar que, em alguns poucos casos, tais espaços podem ser considerados mais atrativos (oferta primária) que oferta técnica (complementar). É o caso daqueles restaurantes, hotéis, casas noturnas, parques temáticos, entre outros elementos que, por si, são capazes de atrair determinado fluxo de visitantes por sua SINGULARIDADE.

4 ESPAÇOS DE ALIMENTAÇÃO
Objetivo primário é oferecer estrutura, equipamentos e serviços adequados ao consumo de alimentos e bebidas. Contudo, atualmente tais espaços são usados comumente com outras finalidades, tais como entretenimento, negócios, encontros sociais, etc. Assim como os demais componentes da oferta técnica, seu êxito mercadológico depende do oferecimento de vantagens em termos de PREÇO, DIFERENCIAÇÃO (OFERTA) E/OU FOCO (DEMANDA).

5 ESPAÇOS DE ALIMENTAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO: Há diversas formas de classificá-los. Porém, uma delas nos interessa particularmente. Aquela que prevê seu uso turístico, não-turístico ou misto (este, atendendo tanto visitantes como moradores). PECULIARIDADES: Gera muitos postos de trabalho, muitas vezes temporários e informais, dependentes da sazonalidade turística. Geram boa parte da receita para outros equipamentos como hotéis e casas noturnas. Há fortes picos de trabalho, horários, locais e formas de atendimento pouco convencionais no setor de serviços.

6 ESPAÇOS DE ALIMENTAÇÃO
OCUPAÇÕES: Chefs Sommeliers Cozinheiros Garçons Barman Barista Hostess Cumin Administrativo

7 Serviços e Equipamentos de Lazer e Entretenimento
Marinas e atracadouros Mirantes e belvederes Boates e discotecas Casas de espetáculo e de dança Cinemas Pistas de boliche e campos de golfe Parques agropecuários ou de vaquejada Parques de diversão e temáticos Parques, jardins, praças Clubes Pistas de patinação, motocross, bicicross Estádios, ginásios, quadras Hipódromos, kartódromos, autódromos

8 Serviços e Equipamentos para Gastronomia
Restaurantes Bares/cafés/lanchonetes Casas de chá/confeitarias Cervejarias Quiosques/barracas Sorveterias Casas de suco Outros Quiosque na praia do Leme – Rio de Janeiro - RJ Restaurante Capim Santo- SP

9 Critérios para avaliação de estabelecimentos de alimentação
Localização Idade de estabelecimento Estado de conservação Número de mesas ou assentos Serviços oferecidos Instalações Decoração Sonorização Especialização (cardápio) Quantidade e qualificação dos recursos humanos Preços praticados

10 Classificação alimentação Guia 4 rodas

11 ESPAÇOS DE ENTRETENIMENTO
CONCEITUAÇÃO: Oferecem estrutura, equipamentos, serviços e experiências que permitam a diversão dos clinetes. CLASSIFICAÇÃO: Assim como os espaços de alimentação, também podem ser divididos entre os que têm uso turístico, não-turístico e mistos. Todavia, há mais chances de conflitos socioculturais por conta de tais distinções ou não de públicos.

12 ESPAÇOS DE ENTRETENIMENTO
TIPOLOGIA: Parques (Urbanos, Aquáticos, Temáticos, Diversões) Clubes Arenas Esportivas (Estádios, Ginásios, Autódromos, Kartódromos, Hípicas, etc.) Vida Noturna (Casas de Show, Danceterias, etc.) Cultural (Teatros, Cinemas, Centros Culturais, etc.)

13 ESPAÇOS DE ENTRETENIMENTO
PECULIARIDADES: Crescimento e diversificação nas grandes e médias cidades; Uso das tecnologias e de aspectos sensoriais; Encarecimento e segregação social. Diversos tipos de motivação: ostentação, aprendizado, socialização, etc.

14 ESPAÇOS DE EVENTOS A escolha do local é uma das etapas mais importantes na concepção de um evento. É importante lembrar que não é apenas a estrutura disponível que define o local do evento. A ATRATIVIDADE TURÍSTICA DA LOCALIDADE E/OU AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DA LOCALIDADE também são usados como importantes critérios.

15 ESPAÇOS DE EVENTOS Independente se ocorre em um Centro de Convenções, Estádio, Igreja ou Auditório, a maioria dos eventos de médio e grande porte deve oferecer: Segurança, Limpeza, Serviço de Informações, Assessoria de Imprensa, Área VIP, Ambientação (Climatização, Decoração, Recursos Tecnológicos), entre outros. TENDÊNCIAS: Interatividade, flexibilidade de estruturas e equipamentos, criatividade e estímulos sensoriais ao público.

16 Serviços e Equipamentos para eventos
Centros de Convenção Parques e pavilhões de exposição Auditórios e salões de convenções Empresas organizadoras e promotoras de eventos Outros equipamentos e serviços especializados

17 Outros Serviços e Equipamentos turísticos
Informações turísticas Centro de Atendimento ao Turista Entidades, associações e prestadores de serviços turísticos Outros CIT P. Mário Covas – São Paulo – SP CIT Anhembi – São Paulo – SP CIT Gramado – Gramado – RS


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