Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Prof. Mestre Gilberto Santiago Ferreira
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMINÁRIO DE ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS O ESPORTE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SEUS MITOS, SUAS VERDADES E SUA REALIDADE CULTURAL, ECONÔMICA E POLÍTICA NA SOCIEDADE ATUAL. Prof. Mestre Gilberto Santiago Ferreira Macapá / AP Novembro / 2013
2
O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: seus mitos, suas verdades e sua realidade cultural, econômica e política na sociedade atual. Origem do Esporte: Segundo Mello (2010), os estudiosos do esporte se dividem num grupo que defende a ideia de que as atividades físicas que entendemos como esportivas já existiam na antiguidade tendo sido praticada pelos chineses, egípcios, gregos, etc. Outro grupo considera o esporte enquanto um fenômeno moderno. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMINÁRIO DE ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS PROF. MESTRE GILBERTO SANTIAGO FERREIRA
3
práticas antigas ou medievais.
O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: seus mitos, suas verdades e sua realidade cultural, econômica e política na sociedade atual. Tubino (1987) reconhece que as atividades com características esportivas existiram nas antigas civilizações como a dos chineses, maias, incas, egípcios, japoneses, astecas, hindus e ainda de outros povos. O autor diz ainda que “o momento culminante da história dos esportes na Antiguidade Grega é atingido nas celebrações dos jogos olímpicos” (p.14.) Terret (2010) inicia um texto dizendo que os historiadores concordam que o esporte nasceu no século XVIII na Inglaterra no contexto da revolução industrial. O autor mais a seguir nos aponta que o esporte moderno estabelece uma ruptura com práticas antigas ou medievais. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMINÁRIO DE ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS PROF. MESTRE GILBERTO SANTIAGO FERREIRA
4
O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: seus mitos, suas verdades e sua realidade cultural, econômica e política na sociedade atual. Esporte Conceitos Betti (1991) descreve o conceito de esporte como uma ação social institucionalizada composta por regras, que se desenvolve com base lúdica, em forma de competição entre dois ou mais oponentes ou contra a natureza, cuja o objetivo é, por meio de comparação de objetivos, determinar o vencedor ou registrar o recorde. Os resultados alcançados pelos praticantes são resultantes das habilidades ou estratégias utilizadas por estes, e podem ser intrínsecas ou extrinsecamente gratificantes. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMINÁRIO DE ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS PROF. MESTRE GILBERTO SANTIAGO FERREIRA
5
DIMENSÕES SOCIAIS DO ESPORTE
O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: seus mitos, suas verdades e sua realidade cultural, econômica e política na sociedade atual. DIMENSÕES SOCIAIS DO ESPORTE ESPORTE -EDUCAÇÃO ESPORTE -LAZER ESPORTE DE DESEMPENHO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMINÁRIO DE ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS PROF. MESTRE GILBERTO SANTIAGO FERREIRA
6
Esporte Educacional e Esporte Escolar.
O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: seus mitos, suas verdades e sua realidade cultural, econômica e política na sociedade atual. ESPORTE -EDUCAÇÃO Esporte Educacional e Esporte Escolar. O Esporte Educacional, também chamado de “Esporte na Escola”, pode ser oferecido também para crianças e adolescentes fora da escola (projetos sociais em comunidades carentes, por exemplo). Garrido e Tubino (2006), inferem que ele deve estar referenciado nos princípios da: inclusão, participação, cooperação, coeducação e corresponsabilidade. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMINÁRIO DE ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS PROF. MESTRE GILBERTO SANTIAGO FERREIRA
7
Esporte Educacional e Esporte Escolar.
O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: seus mitos, suas verdades e sua realidade cultural, econômica e política na sociedade atual. ESPORTE -EDUCAÇÃO Esporte Educacional e Esporte Escolar. O Esporte Escolar é praticado por jovens com algum talento para a prática esportiva. O Esporte Escolar, embora compreenda competições entre escolas, não prescinde de formação para a cidadania, como uma manifestação do Esporte-Educacão. Ele esta referenciado nos princípios do Desenvolvimento Esportivo e do Desenvolvimento do Espirito Esportivo. O Espirito Esportivo é mais do que “Fair-play”, pois compreende também a determinação em enfrentar desafios e outras qualidades morais importantes. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMINÁRIO DE ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS PROF. MESTRE GILBERTO SANTIAGO FERREIRA
8
O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: seus mitos, suas verdades e sua realidade cultural, econômica e política na sociedade atual. ESPORTE -LAZER Esporte-Lazer, também conhecido como Esporte Popular, praticado de forma espontânea, tem relações com a Saúde e as regras. Estas podem ser oficiais, adaptadas ou até criadas, pois são estabelecidas entre os participantes. O Esporte-Lazer, que também é conhecido como Esporte-Comunitário, Esporte-Ócio, Esporte-Participacão ou Esporte do Tempo Livre, tem como princípios: a participação, o prazer e a inclusão. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMINÁRIO DE ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS PROF. MESTRE GILBERTO SANTIAGO FERREIRA
9
O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: seus mitos, suas verdades e sua realidade cultural, econômica e política na sociedade atual. ESPORTE DE DESEMPENHO Esporte de Desempenho, conhecido também como Esporte de Competição, Esporte-Performance e Esporte Institucionalizado, e aquele praticado obedecendo a códigos e regras estabelecidos por entidades internacionais. Objetiva resultados, vitórias, recordes, títulos esportivos, projeções na mídia e prêmios financeiros. A ética deve ser uma referência nas competições e nos treinamentos. Os dois princípios do Esporte de Desempenho são: a Superação e o Desenvolvimento Esportivo. Convém esclarecer que o Esporte de Desempenho pode ser: de Rendimento ou de Alto Rendimento (Alta Competição, Alto Nível etc.). Os princípios para essas duas manifestações do Esporte de Desempenho são comuns. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMINÁRIO DE ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS PROF. MESTRE GILBERTO SANTIAGO FERREIRA
10
O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: seus mitos, suas verdades e sua realidade cultural, econômica e política na sociedade atual. Quadro Resumo CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMINÁRIO DE ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS PROF. MESTRE GILBERTO SANTIAGO FERREIRA
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.