A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Problemas Ambientais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Problemas Ambientais."— Transcrição da apresentação:

1 Problemas Ambientais

2 A Camada de Ozônio Toda a vida na Terra depende da existência de uma camada fina de um gás venenoso no alto da atmosfera: a camada de ozônio.

3

4 O ozônio é uma molécula constituída por três átomos de oxigênio
O ozônio é uma molécula constituída por três átomos de oxigênio. Ele é um componente extremamente raro da atmosfera da Terra: em cada dez milhões de moléculas de ar, cerca de três são de ozônio.

5 A MAIORIA (90%) É ENCONTRADA NA CAMADA SUPERIOR DA ATMOSFERA (A ESTRATOSFERA), ENTRE 10 E 50 KM (6-30 MILHAS) ACIMA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. ESTA "CAMADA DE OZÔNIO" ABSORVE QUASE TODA A RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA NOCIVA (UV-B) QUE EMANA DO SOL.

6 DESTA MANEIRA, ELA PROTEGE PLANTAS E ANIMAIS DO UV-B, QUE EM DOSES ELEVADAS PODE SER PARTICULARMENTE DANOSO PARA A VIDA NATURAL. A ABSORÇÃO DO UV-B PELA CAMADA DE OZÔNIO TAMBÉM CRIA UMA FONTE DE CALOR, DESEMPENHANDO UM PAPEL FUNDAMENTAL NA ESTRUTURA DE TEMPERATURA DO PLANETA.

7

8 A destruição do ozônio QUALQUER DANO À CAMADA DE OZÔNIO PERMITE ENTÃO QUE MAIS RADIAÇÃO UV-B ATINJA A SUPERFÍCIE DA TERRA. AO LONGO DOS ANOS 70 E 80, OS CIENTISTAS COMEÇARAM A SUSPEITAR, E ENTÃO A DETECTAR, UM CRESCENTE AFINAMENTO DA CAMADA DE OZÔNIO.

9

10

11 ISTO FOI ACOMPANHADO DE AUMENTOS NO UV-B QUE ATINGIA A SUPERFÍCIE; EM 1994, OS NÍVEIS DE UV-B ESTAVAM CERCA DE 8-10% MAIS ELEVADOS DO QUE 15 ANOS ANTES EM 45°N E S (A LATITUDE DE OTTAWA E VENEZA NO HEMISFÉRIO NORTE, E DE DUNEDIN NO HEMISFÉRIO SUL), COM MAIORES NÍVEIS EM DIREÇÃO AOS PÓLOS, PARTICULARMENTE NO HEMISFÉRIO SUL.

12 QUALQUER AUMENTO DA QUANTIDADE DE UV-B QUE ATINGE A SUPERFÍCIE DA TERRA TEM EFEITOS POTENCIALMENTE NOCIVOS À SAÚDE HUMANA, AOS ANIMAIS, PLANTAS, MICROORGANISMOS, MATERIAIS E À QUALIDADE DO AR.

13 NOS SERES HUMANOS A EXPOSIÇÃO AO UV-B A LONGO PRAZO ESTÁ ASSOCIADA AO RISCO DE DANO À VISÃO: ESTIMA-SE QUE UM AUMENTO DE 1% NA DESTRUIÇÃO DO OZÔNIO ESTRATOSFÉRICO RESULTE NUM AUMENTO DE 0,6-0,8% NA INCIDÊNCIA DE CATARATA ( A CASOS A MAIS NO MUNDO TODO).

14 A RADIAÇÃO UV-B PODE CAUSAR SUPRESSÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO, UM PROBLEMA POTENCIALMENTE GRAVE EM ÁREAS ONDE DOENÇAS INFECCIOSAS SÃO COMUNS. EM POPULAÇÕES DE PELE CLARA, EXPOSIÇÃO ELEVADA A UV-B É O FATOR DE RISCO PRINCIPAL NO DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER DE PELE; EXPERIMENTOS SUGEREM QUE OS CASOS AUMENTAM EM 2% PARA CADA 1% DE REDUÇÃO DO OZÔNIO ESTRATOSFÉRICO.

15

16 O Efeito Estufa O EFEITO ESTUFA É UM FENÔMENO NATURAL, ELE MANTÉM A TERRA AQUECIDA AO IMPEDIR QUE OS RAIOS SOLARES SEJAM REFLETIDOS PARA OS ESPAÇO E QUE O PLANETA PERCA SEU CALOR, SEM ELE A TERRA TERIA TEMPERATURAS MEDIAS ABAIXO DE 10ºC NEGATIVOS.

17

18

19 O QUE VEM OCORRENDO É O AUMENTO DO EFEITO ESTUFA CAUSADO PELAS INTENSAS ATIVIDADES HUMANAS, SENDO A PRINCIPAL DELAS A LIBERAÇÃO DE CO2 (DIÓXIDO DE CARBONO) NA ATMOSFERA.

20 ELE É UM DOS GASES QUE NATURALMENTE CONTRIBUEM PARA A O EFEITO ESTUFA NORMAL DO PLANETA, MAS QUE AGORA COM SEU AUMENTO NA ATMOSFERA PODE INTENSIFICAR ESSE EFEITO, LEVANDO A UMA AQUECIMENTO MAIOR DO PLANETA.

21 A PRINCIPAL FONTE DE LIBERAÇÃO DE CO2 É A QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FOSSEIS (COMBUSTÍVEIS DERIVADOS DO PETRÓLEO, COMO A GASOLINA; CARVÃO E GÁS NATURAL). OUTROS GASES LIBERADOS PELO HOMEM TAMBÉM AUMENTAM O EFEITO ESTUFA, SÃO ELES O METANO, CFC E OUTROS.

22

23 Conseqüências do Aquecimento do Planeta:
~> DERRETIMENTO DAS CALOTAS POLARES, ISSO ACARRETARÁ UM AUMENTO NO NÍVEL DOS OCEANOS, O QUE CAUSARA INUNDAÇÕES EM CIDADES LITORÂNEAS. ~> MUDANÇA NOS REGIMES DE CHUVAS, PODERÁ CHOVER MENOS EM DETERMINADAS REGIÕES E MAIS EM OUTRAS.

24 ~> DOENÇAS QUE HOJE SÃO TIPICAMENTE DE REGIÕES TROPICAIS COMO A MALÁRIA E A FEBRE AMARELA PODERÃO ATINGIR REGIÕES QUE HOJE NÃO SÃO ENCONTRADAS. ~> A AGRICULTURA SERÁ SERIAMENTE AFETADA, ISTO PORQUE A AGRICULTURA DEPENDE MUITO DO CLIMA, COM A MUDANÇA DESTE REGIÕES QUE HOJE SÃO PROPÍCIA PARA A PRÁTICA DA AGRICULTURA PODERÃO SE TORNAR ÁRIDAS.

25 AQUECIMENTO DAS GRANDES CIDADES, AS CIDADES GERALMENTE APRESENTAM TEMPERATURAS MAIS ALTAS DO QUE AS ÁREAS MENOS HABITADAS, COM O AUMENTO DO EFEITO ESTUFA ESSAS TEMPERATURAS VÃO SUBIR MAIS DO QUE SÃO HOJE, O QUE PODERÁ AFETAR A SAÚDE DA POPULAÇÃO.

26 FALTA DE ENERGIAS, PAÍSES COMO O BRASIL QUE TEM NA ENERGIA HIDRELÉTRICA SUA MAIOR FONTE DE ENERGIA PODERÃO SOFRER COM A FALTA DE CHUVAS, O QUE ACARRETARÁ MENOS ÁGUAS NOS RESERVATÓRIOS.

27 EXTINÇÃO DE ESPÉCIES ANIMAIS E VEGETAIS, QUE HOJE SÃO RESTRITOS A DETERMINADOS ECOSSISTEMAS, PODERÃO DESAPARECER COM O AQUECIMENTO. ~> DESERTIFICAÇÃO, TERRAS QUE HOJE SÃO CAMPOS OU FLORESTAS PODERÃO VIRAR DESERTOS.

28 ~> GRANDES INCÊNDIOS, COM O AQUECIMENTO DA TERRA OS GRANDES INCÊNDIOS FLORESTAIS VÃO SE TORNAR CADA VEZ MAIS COMUNS, E SEU COMBATE TAMBÉM VAI SE TORNAR MAIS DIFÍCIL.

29

30

31


Carregar ppt "Problemas Ambientais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google