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Análise Sintética do Transporte Rodoviário no Brasil (Entrave para o setor) ESCASSEZ DE MOTORISTAS Palestrante FRANCESCO CUPELLO Presidente Revisão 01.

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1 Análise Sintética do Transporte Rodoviário no Brasil (Entrave para o setor) ESCASSEZ DE MOTORISTAS Palestrante FRANCESCO CUPELLO Presidente Revisão 01 – Agosto/ 2011 – Sindicarga-Prevecont

2 Introdução Faltam 120 mil caminhoneiros no Brasil Setor de transporte de cargas sofre com falta de mão de obra e com o alto custo para tirar a habilitação específica. Jovens não se interessam pela profissão (Portal NTC - Entrevista do Dr. Flávio Benatti, Presidente da NTC&Logística ao Jornal Diário de São Paulo) Falta de motoristas prejudica o setor de transporte de carga Segundo o levantamento das empresas, um em cada dez caminhões no país está parado por falta de motoristas capacitados. (Jornal Nacional/ Portal G1 Globo) Falta de motoristas qualificados preocupa transportadoras (Portal Transporta Brasil) Falta de motoristas atrapalha transportes (Portos e Navios) 18 mil caminhões estão parados em Minas por falta de motoristas (Brasil Caminhoneiro)

3 Requisitos Básicos Exigidos dos Motoristas - Documentação para o processo, com destaque para: - CNH categoria D ou E; - Curso MOPP/ MOPE; - Requisitos de Escolaridade; - Experiência; - Aprovação em Processo de Levantamento Criminal; - Aprovação em Levantamento de Antecedentes Profissionais/ Sociais/ Econômicos; - Máximo de 10 (dez) pontos na CNH; - Aprovação em Teste Teórico, processo de seleção, contendo: - Conhecimentos Gerais de Matemática; - Comunicação Escrita; - Leis de Trânsito; - Conhecimentos do Veículo; – Conhecimentos de Mecânica; – Conhecimentos Gerais. - Habilitação Física comprovada através de exames médicos (Mínimo Sassmaq: Clínico, EEG, Audiometria, Oftalmológico e Psicológico.) + (Previstos PCMSO); - Aprovação em Teste Teórico, após treinamento inicial; - Realização e aprovação em Teste Prático; - Treinamento e aprovação na base de carregamento; - Reciclagem Periódica de Treinamentos: Direção Defensiva, Carregamento e Descarga, Combate a Princípio de incêndio, Utilização de Epi, Procedimentos Emergenciais, etc. - Documentação para o processo, com destaque para: - CNH categoria D ou E; - Curso MOPP/ MOPE; - Requisitos de Escolaridade; - Experiência; - Aprovação em Processo de Levantamento Criminal; - Aprovação em Levantamento de Antecedentes Profissionais/ Sociais/ Econômicos; - Máximo de 10 (dez) pontos na CNH; - Aprovação em Teste Teórico, processo de seleção, contendo: - Conhecimentos Gerais de Matemática; - Comunicação Escrita; - Leis de Trânsito; - Conhecimentos do Veículo; – Conhecimentos de Mecânica; – Conhecimentos Gerais. - Habilitação Física comprovada através de exames médicos (Mínimo Sassmaq: Clínico, EEG, Audiometria, Oftalmológico e Psicológico.) + (Previstos PCMSO); - Aprovação em Teste Teórico, após treinamento inicial; - Realização e aprovação em Teste Prático; - Treinamento e aprovação na base de carregamento; - Reciclagem Periódica de Treinamentos: Direção Defensiva, Carregamento e Descarga, Combate a Princípio de incêndio, Utilização de Epi, Procedimentos Emergenciais, etc.

4 Riscos e Entraves Operacionais para o Motorista Riscos - Probabilidade de Roubo de Carga, por esta ser excessivamente visada; - Acidentes com risco de lesão; - Risco de Acidentes com Dano Ambiental; - Contaminação; - Derrame; - Envolvimento em falta de produto. (Não ocasionados por ele!) Riscos - Probabilidade de Roubo de Carga, por esta ser excessivamente visada; - Acidentes com risco de lesão; - Risco de Acidentes com Dano Ambiental; - Contaminação; - Derrame; - Envolvimento em falta de produto. (Não ocasionados por ele!) Entraves - Muito tempo ocioso nos pontos de carregamento; - Excessos de Jornada de Trabalho recorrentes; - Alguns Pontos(principalmente postos) de entrega de combustíveis com estrutura inadequada. Entraves - Muito tempo ocioso nos pontos de carregamento; - Excessos de Jornada de Trabalho recorrentes; - Alguns Pontos(principalmente postos) de entrega de combustíveis com estrutura inadequada.

5 A falta de mão-de-obra qualificada, motorista, no transporte rodoviário não é um problema isolado. Porém, mais uma das conseqüências das mazelas que os transportadores têm amargado. Sem uma remuneração, frete, ajustado para o transportador, conseqüentemente, não há valorização adequada da profissão de motorista, acarretando o êxodo destes profissionais para outros tipos de transporte e para outras atividades. O que continuará ocorrendo se medidas não forem implementadas pelo Governo e demais figuras intervenientes do setor. Deste modo, sem sombra de dúvidas, chegará o momento no qual a própria atividade de transporte e distribuição de cargas, combustíveis, insumos será ainda mais prejudicada, correndo o risco de ser descontinuada por falta de motoristas. A falta de mão-de-obra qualificada, motorista, no transporte rodoviário não é um problema isolado. Porém, mais uma das conseqüências das mazelas que os transportadores têm amargado. Sem uma remuneração, frete, ajustado para o transportador, conseqüentemente, não há valorização adequada da profissão de motorista, acarretando o êxodo destes profissionais para outros tipos de transporte e para outras atividades. O que continuará ocorrendo se medidas não forem implementadas pelo Governo e demais figuras intervenientes do setor. Deste modo, sem sombra de dúvidas, chegará o momento no qual a própria atividade de transporte e distribuição de cargas, combustíveis, insumos será ainda mais prejudicada, correndo o risco de ser descontinuada por falta de motoristas. Conclusão

6 Análise Sintética do Transporte Rodoviário no Brasil (Entrave para o setor) ESCASSEZ DE MOTORISTAS Palestrante FRANCESCO CUPELLO Presidente


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