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(Entrave para o setor) ESCASSEZ DE MOTORISTAS

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Apresentação em tema: "(Entrave para o setor) ESCASSEZ DE MOTORISTAS"— Transcrição da apresentação:

1 (Entrave para o setor) ESCASSEZ DE MOTORISTAS
Análise Sintética do Transporte Rodoviário no Brasil (Entrave para o setor) ESCASSEZ DE MOTORISTAS Palestrante FRANCESCO CUPELLO Presidente Revisão 01 – Agosto/ 2011 – Sindicarga-Prevecont

2 Faltam 120 mil caminhoneiros no Brasil
Introdução Faltam 120 mil caminhoneiros no Brasil Setor de transporte de cargas sofre com falta de mão de obra e com o alto custo para tirar a habilitação específica. Jovens não se interessam pela profissão (Portal NTC - Entrevista do Dr. Flávio Benatti, Presidente da NTC&Logística ao Jornal Diário de São Paulo) Falta de motoristas prejudica o setor de transporte de carga Segundo o levantamento das empresas, um em cada dez caminhões no país está parado por falta de motoristas capacitados. (Jornal Nacional/ Portal G1 Globo) Falta de motoristas qualificados preocupa transportadoras (Portal Transporta Brasil) 18 mil caminhões estão parados em Minas por falta de motoristas (Brasil Caminhoneiro) Falta de motoristas atrapalha transportes (Portos e Navios)

3 Requisitos Básicos Exigidos dos Motoristas
- Documentação para o processo, com destaque para: - CNH categoria D ou E; - Curso MOPP/ MOPE; - Requisitos de Escolaridade; - Experiência; - Aprovação em Processo de Levantamento Criminal; - Aprovação em Levantamento de Antecedentes Profissionais/ Sociais/ Econômicos; - Máximo de 10 (dez) pontos na CNH; - Aprovação em Teste Teórico, processo de seleção, contendo: - Conhecimentos Gerais de Matemática; - Comunicação Escrita; - Leis de Trânsito; - Conhecimentos do Veículo; – Conhecimentos de Mecânica; – Conhecimentos Gerais. - Habilitação Física comprovada através de exames médicos (Mínimo Sassmaq: Clínico, EEG, Audiometria, Oftalmológico e Psicológico.) + (Previstos PCMSO); - Aprovação em Teste Teórico, após treinamento inicial; - Realização e aprovação em Teste Prático; - Treinamento e aprovação na base de carregamento; - Reciclagem Periódica de Treinamentos: Direção Defensiva, Carregamento e Descarga, Combate a Princípio de incêndio, Utilização de Epi, Procedimentos Emergenciais, etc.

4 Riscos e Entraves Operacionais para o Motorista
Riscos - Probabilidade de Roubo de Carga, por esta ser excessivamente visada; - Acidentes com risco de lesão; - Risco de Acidentes com Dano Ambiental; - Contaminação; - Derrame; - Envolvimento em falta de produto. (Não ocasionados por ele!) Entraves - Muito tempo ocioso nos pontos de carregamento; - Excessos de Jornada de Trabalho recorrentes; - Alguns Pontos(principalmente postos) de entrega de combustíveis com estrutura inadequada.

5 Conclusão A falta de mão-de-obra qualificada, motorista, no transporte rodoviário não é um problema isolado. Porém, mais uma das conseqüências das mazelas que os transportadores têm amargado. Sem uma remuneração, frete, ajustado para o transportador, conseqüentemente, não há valorização adequada da profissão de motorista, acarretando o êxodo destes profissionais para outros tipos de transporte e para outras atividades. O que continuará ocorrendo se medidas não forem implementadas pelo Governo e demais figuras intervenientes do setor. Deste modo, sem sombra de dúvidas, chegará o momento no qual a própria atividade de transporte e distribuição de cargas, combustíveis, insumos será ainda mais prejudicada, correndo o risco de ser descontinuada por falta de motoristas.

6 (Entrave para o setor) ESCASSEZ DE MOTORISTAS
Análise Sintética do Transporte Rodoviário no Brasil (Entrave para o setor) ESCASSEZ DE MOTORISTAS Palestrante FRANCESCO CUPELLO Presidente


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