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TEATRO JESUÍTICO NO BRASIL

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Apresentação em tema: "TEATRO JESUÍTICO NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 TEATRO JESUÍTICO NO BRASIL

2 Origens do Teatro no Brasil
O teatro no Brasil surgiu quando Portugal começou a fazer do Brasil sua colônia (Século XVI). Os Jesuítas ( padres da chamada companhia de Jesus), com o interesse de catequizar os índios, trouxeram não só a nova religião, católica, mas também uma cultura diferente, em que se incluía a literatura e o teatro. Aliada aos rituais festivos e danças indígenas, a primeira forma de teatro que os brasileiros conheceram foi a dos portugueses, que tinha um caráter pedagógico, baseado na Bíblia.

3 “Antes dos portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto a felicidade.” (Oswald de Andrade, Manifesto Antropófago) Família de um chefe Camaca preparando-se para uma festa. DE Debret.

4 Pelo fascínio da imagem representativa, o teatro era muito mais eficaz do que um sermão,por exemplo.
A origem do teatro no Brasil é religiosa, assim como boa parte das manifestações culturais. Seu objetivo maior era evangelizar os índios e apaziguar os conflitos existentes entre eles e os colonos portugueses e espanhóis.

5 Nessa época o Padre Anchieta era o responsável pela autoria das peças
Nessa época o Padre Anchieta era o responsável pela autoria das peças. Ele escreveu alguns autos (antiga composição teatral) que visavam a catequização dos indígenas, bem como a integração entre portugueses, índios e espanhóis. Exemplo disso é o “Auto de São Lourenço", também conhecido como "Mistério de Jesus", escrito em tupi-guarani, português e espanhol.

6 A Primeira missa no Brasil

7 GÊNEROS Como o principal objetivo era a catequese os enredos dos autos estavam impregnados com os dogmas da Igreja Católica . Sendo assim, as comédias e tragédias eram pouco representadas. A opção ficava com os autos sacramentais, que tinham caráter dramático, e, portanto, estavam impregnadas de características religiosas. Além dos autos, outros "estilos teatrais" introduzidos pelos Jesuítas foram o presépio, que passou a ser incorporado nas festas folclóricas, e os pastoris. Os Entremezes também eram utilizados, como um gênero teatral de muito efeito visual, breve composição dramática de gênero burlesco.

8 Até 1584 as peças eram escritas em tupi, português ou espanhol, quando então surgiu o latim.
Os autos tinham sempre um fundo religioso, moral e didático, representados por personagens de demônios, santos, imperadores e algumas vezes apenas simbolismos, como o amor ou o temor a Deus. Os atores eram os índios domesticados, os futuros padres, os brancos e os mamelucos. Todos amadores, que atuavam de improviso nas peças apresentadas nas Igrejas, nas praças e nos colégios.

9 Tematicamente, essas produções mesclavam a realidade local (tanto de índios quanto dos colonos) com narrativas hagiográficas (vidas dos santos). Como toda espécie de dominação cultural prescinde um conhecimento da cultura do dominado, o Padre Anchieta seguiu o preceito da Companhia de Jesus que determinava ao jesuíta o aprendizado da língua onde mantivessem missões. Assim, foi incumbido de organizar uma gramática da língua tupi, o que fez com sucesso.

10 Na atualidade... Cena do Filme Paixão de Cristo
Cena da Paixão de Cristo- Nova Jerusalém/ PE


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