A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entendimento de Texto INTRODUÇÃO Aulas 1 a 5.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entendimento de Texto INTRODUÇÃO Aulas 1 a 5."— Transcrição da apresentação:

1 Entendimento de Texto INTRODUÇÃO Aulas 1 a 5

2 NOÇÃO DE TEXTO Texto – latim (textus – verbo texere= tecer, fazer tecido,trançar, construir); - produto da combinação programada de palavras e frases; - todo organizado de sentido; Unidade de Linguagem – Coesão textual (pronomes, advérbios ou conjunções); Unidade de sentido – Coerência textual (partes relacionadas)

3 INTERPRETAR UM TEXTO Não basta entender o sentido de cada parte isoladamente; É necessário identificar as relações entre as partes (contexto interno – outras partes do texto; contexto externo – situação em que foi escrito); Sentido do texto(parte) depende do contexto (todo).

4 TEXTO APREENDER – capturar os significados
Reconhecer os sentidos das palavras; Identificar as relações; Fazer parafraseamento – escrever com as próprias palavras mantendo o sentido original; Ter um bom vocabulário. COMPREENDER relacionar os significados apreendidos com outras informações de conhecimento de mundo Associar o sentido do texto lidos com os já produzidos; Associar o sentido do texto lido com o conjunto de informações sociais; Repertório cultural; Memória discusiva.

5 QUESTÕES INTERDISCIPLINARES
Apreender o sentido – domínio do código linguístico. As palavras se combinam de acordo com as regras; Vocabulário – pode ocorrer palavras que não fazem parte do nosso universo – exemplo: Prezado aluno, Informamos-lhe que os possíveis interessados na excursão só poderão se inscrever com a aquiescência explícita do pai ou responsável.

6 QUESTÕES INTERDISCIPLINARES NÍVEL DA COMPREENSÃO
Texto lido com várias interpretações – pessoas entendem de maneiras diferentes; Explicações: 1- Não sabe ler; não tem paciência; múltiplos sentidos; 2- Um texto opera com sentidos implícitos e explícitos – há pontos claros para uns e obscuros para outros; 3- Divergência de interpretação – falta de clareza ou objetividade .

7 TEXTOS Texto de caráter utilitário – não dá margens a múltiplas escolhas; Conquista multifuncional – interfere no aprendizado, na compreensão do mundo e na qualificação para o exercício da profissão. Interdisciplina - história


Carregar ppt "Entendimento de Texto INTRODUÇÃO Aulas 1 a 5."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google