A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Toxicidade Crónica Aguda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Toxicidade Crónica Aguda."— Transcrição da apresentação:

1 Toxicidade Crónica Aguda

2 Aguda Toxicidade capaz de causar danos nos seres vivos, ao nível da estrutura celular ou genética. Ocorre normalmente após uma curta exposição.

3 Consequências - Efeitos
Inalação de altas concentrações de vapores de ácidos: Provoca queimaduras graves na boca e no sistema respiratório Contacto com certos solventes orgânicos: Provoca tonturas e náuseas Contacto com determinadas poeiras: Provoca irritação na garganta, sistema respiratório e olhos

4 Crónica Resultado de uma exposição repetida ao longo do tempo, a baixos níveis de tóxicos. Apesar de não apresentar sintomatologia clínica imediata, pode conduzir a alterações irreversíveis do estado de saúde.

5 Consequências - Efeitos
Perturbações no Crescimento; Funções dos órgãos (rins, fígado medula óssea); Composição química dos líquidos orgânicos (sangue, linfa); Infertilidade; Alteração na estrutura das células e tecidos do organismo (células cancerígenas).

6 Efeitos Dose - Resposta
A interacção do tempo de exposição e de concentração do tóxico (dose) vai causar diferentes respostas no ser humano. Tempo de exposição Concentração do tóxico Dose

7 Exemplo O que significa dizer que o DL50 do paracetamol (principio activo dos medicamentos que reduzem a febre) é 338 mg/kg? Significa que se tivermos uma pessoa com 70 kg que ingira 70x338=23660 mg de uma só vez, isto é cerca de 47 comprimidos (de 500 mg), tem 50% de probabilidades de morrer.

8 Netografia

9 FIM


Carregar ppt "Toxicidade Crónica Aguda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google