Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Linguagem Oral e Escrita
Autora: Luciana Garcia Leme Edição: Site da Educação - SEDUC
2
Informações Segmento/ano: Educação Infantil/Infantil VI
Área de conhecimento: Linguagem Oral e Escrita Módulo do Conexão do Saber: Alfabeto - Educação Infantil - Linguagem Oral e Escrita
3
Objetivos O aluno deverá: Identificar seu próprio nome.
Reconhecer o nome do colega. Nomear algumas letras.
4
Conteúdos Prática de leitura: reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo. Prática de escrita: escrita do próprio nome em situações em que isso é necessário.
5
Orientações didáticas
Sugestões de atividades a serem desenvolvidas em sala: Cantar, em roda, uma música na qual a criança apresenta seu nome: “Como é, como é seu nome, quero conhecer você! Seu nome é _________. Muitos amigos vamos ter!”
6
2) Entrega ou escrita dos nomes dos alunos em fichas (dependendo da faixa etária).
3) Brincadeira - Corre Cotia dos Nomes os participantes sentam-se em uma roda e cobrem os olhos. Um deles retira, de um saco, uma ficha com o nome de um colega; anda em volta com a ficha na mão para deixar atrás do amigo cujo nome apareceu na ficha;
7
Vai cantando a música: “Corre, cotia, na casa da tia
Vai cantando a música: “Corre, cotia, na casa da tia. Corre, cipó, na casa da avó. Lencinho na mão, caiu no chão. Moça bonita do meu coração. Posso jogar? Ninguém vai olhar?”. neste momento, ele coloca a ficha atrás do colega cujo nome ele identificou e esse, por sua vez, passa a ser o “cantador”, tendo de fazer o mesmo que o colega anterior.
8
4) Acesso à página 2 do módulo “Alfabeto” do Conexão do Saber, em que os alunos têm de clicar nos balões com letras para formar o próprio nome.
9
Bibliografia Brincadeiras: Corre cotia. Disponível em: < Acesso em: 19/10/2011 Secretaria de Educação de Santos. Plano de Curso Educação Infantil - De I a VI
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.