A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que você deve saber sobre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que você deve saber sobre"— Transcrição da apresentação:

1 O que você deve saber sobre
ROMANTISMO: POESIA O Romantismo foi uma corrente artística que predominou na Europa por quase todo o século XIX e esteve ligado aos movimentos burgueses. No Brasil, o Romantismo se deu, sobretudo, na primeira metade do século XIX, inserido no contexto da Independência, em Essa estética procurou expressar os devaneios, os desejos, as frustrações e as fantasias de um "eu" livre de qualquer compromisso com os padrões clássicos de representação artística, fugindo muitas vezes da realidade que o circundava.

2 Contexto do Romantismo europeu (queda do Antigo Regime)
Revolução Industrial (1760) Independência dos EUA (4 de julho de 1776) Revolução Francesa (1789) MUSEU DO LOUVRE, PARIS Animação: Romantismo Clique aqui para ver a animação Professor: a imagem, que não se encontra no caderno impresso, é uma alegoria da Liberdade, tão cara ao movimento romântico. Note que o quadro também rompe com o estilo clássico da pintura, com cores sombrias e dando espaço ao grotesco. A apresentação da Sequência Temática disponibilizada permite que os alunos percebam as características gerais do Romantismo. A liberdade guiando o povo, 1830, de Delacroix. Óleo sobre tela, 260 × 325 cm ROMANTISMO: POESIA

3 Contexto do Romantismo brasileiro
Chegada da Corte portuguesa ao Brasil (1808) Independência do Brasil (1822) MUSEU PAULISTA/USP, SÃO PAULO O grito do Ipiranga (1888), de Pedro Américo. Óleo sobre tela, 415 × 760 cm ROMANTISMO: POESIA

4 Contexto do Romantismo brasileiro
Marco inicial: Niterói (1836) e Suspiros poéticos e saudades (1836), de Gonçalves de Magalhães Marco final: O mulato (1881), de Aluísio Azevedo, e Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis ROMANTISMO: POESIA

5 Primeira geração – nacionalismo/indianismo
Mito do “bom selvagem”, O índio como símbolo nacional Gonçalves Dias ( ) Consolidou o romantismo no Brasil. Temática: pátria, religião e natureza Obras de destaque: Primeiros cantos (1846), Leonor de Mendonça (1847), Segundos cantos (1848), As sextilhas do frei Antão (1848) e Últimos cantos (1851) ROMANTISMO: POESIA

6 Segunda geração romântica – byronismo/mal do século/ultrarromantismo
Ápice do egocentrismo romântico Evasão da realidade THE BRIDGEMAN ART LIBRARY/KEYSTONE Criação de uma natureza tenebrosa Pessimismo Fascínio pelo mórbido e pelo misterioso Idealização da mulher Retrato de Lord Byron (1814), por Thomas Phillips. Óleo sobre tela ROMANTISMO: POESIA

7 Álvares de Azevedo ( ) Poemas: pessimismo crônico, herança do inglês Lord Byron e do francês Alfred de Musset. Lira dos vinte anos (1853): 1ª e 3ª partes: temática religiosa, do sonho e da figura feminina virginal 2ª parte: apresenta o irônico e o sexual. Professor: é importante mencionar que a obra Lira dos vinte anos foi idealizada pelo autor em apenas duas partes, correspondentes ao projeto de uma persona literária dupla (Ariel e Caliban). A terceira parte foi inserida postumamente, no ato da publicação. ROMANTISMO: POESIA

8 Casimiro de Abreu ( ) O mais popular dos poetas da segunda geração pelo distanciamento das temáticas mórbidas ou satânicas, típicas da segunda geração. Temática: natureza, amor, saudade da infância, pátria idealizada e a mulher amada ROMANTISMO: POESIA

9 Fagundes Varela ( ) Autor de transição da segunda para a terceira geração romântica Temática: escravidão (comum à terceira geração), solidão e morte (comum à segunda geração) ROMANTISMO: POESIA

10 Terceira geração – social/condoreira/hugoana
Preocupação social Inspirados em Victor Hugo, eram porta-vozes da luta contra as injustiças e crueldades praticadas contra os escravos. PATRICK PIERRAIN/PETIT PALAIS/ROGER-VIOLLET/IMAGEPLUS Busto de Victor Hugo ( ), por Auguste Rodin. Escultura de mármore ROMANTISMO: POESIA

11 Castro Alves ( ) O “poeta dos escravos”: temática abolicionista Poesia retórica: versos musicais e grandiloquentes; uso de hipérboles, personificações e matáforas. Obras de destaque: “Vozes d’África” e “Navio negreiro”, publicados em Os escravos (1883), Espumas flutuantes (1870) e A cachoeira de Paulo Afonso (1876) VIAGEM PITORESCA ATRAVÉS DO BRASIL. BIBLIOTECA NACIONAL, RIO DE JANEIRO O navio negreiro (c. 1835), de Johann Moritz Rugendas. Litografia (colorida à mão), 35,5 × 51 cm ROMANTISMO: POESIA

12 Sousândrade (1832-1902) Caráter inovador e originalidade dos versos
Obras de destaque: “Guesa errante” e Harpas selvagens (1850) ROMANTISMO: POESIA

13 a) transformação do passado colonial do Brasil.
6 (UFG-GO) No tocante à descrição dos costumes indígenas, José de Alencar, em Ubirajara, retoma um procedimento já utilizado nos relatos dos cronistas do século XVI. No romance, o tratamento das informações referentes à cultura indígena resulta na: a) transformação do passado colonial do Brasil. b) idealização da figura do indígena nacional. c) indicação dos sentidos da cultura autóctone. d) apresentação dos primeiros habitantes do Brasil. e) introdução do índio na literatura brasileira. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: B Professor: aproveite para revisar Ubirajara, romance em que José de Alencar aborda uma série de costumes e hábitos de tribos que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses. Estabeleça também um diálogo entre os romances indianistas e os textos informativos produzidos pelos viajantes europeus sobre o Brasil no século XVI que exploram os aspectos pitorescos da nova terra e de seus habitantes. ROMANTISMO: POESIA – NO VESTIBULAR

14 7 (Ufac) A poesia romântica desenvolveu-se em três gerações: nacionalista ou indianista, do mal do século e condoreira. O indianismo de nossos poetas românticos é: a) um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente. b) um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava. c) uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação de bravura, heroísmo e de todas as qualidades morais superiores. d) uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça do Brasil. e) um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS Professor: retome com os alunos os principais autores nativistas ou indianistas do Brasil: Gonçalves Dias (poesia) e José de Alencar (prosa). Ressalte que os indianistas brasileiros foram influenciados pela teoria do “bom selvagem”, de Jean-Jacques Rousseau. RESPOSTA: C ROMANTISMO: POESIA – NO VESTIBULAR

15 7 (Unirio-RJ) Texto para as questões 8 e 9. Marabá Eu vivo sozinha; ninguém me procura! Acaso feitura Não sou de Tupá? Se algum dentre os homens de mim não se esconde: – “Tu és”, me responde, “Tu és Marabá!” Meus olhos são garços, são cor das safiras, Têm luz das estrelas, têm meigo brilhar; Imitam as nuvens de um céu anilado, As cores imitam das vagas do mar! Se algum dos guerreiros não foge a meus passos: – “Teus olhos são garços”, Responde anojado, “mas és Marabá: “Quero antes uns olhos bem pretos, luzentes, “Uns olhos fulgentes, “Bem pretos, retintos, não cor d’anajá!” É alvo meu rosto da alvura dos lírios, Da cor das areias batidas do mar; As aves mais brancas, as conchas mais puras Não têm mais alvura, não têm mais brilhar. Se ainda me escuta meus agros delírios: – “És alva de lírios”, Sorrindo responde, “mas és Marabá: “Quero antes um rosto de jambo corado, “Um rosto crestado “Do sol do deserto, não flor de cajá.” Meu colo de leve se encurva engraçado, Como hástea pendente do cáctus em flor; Mimosa, indolente, resvalo no prado, Como um soluçado suspiro de amor! – “Eu amo a estatura flexível, ligeira, Qual duma palmeira”, Então me respondem; “tu és Marabá: Quero antes o colo da ema orgulhosa, Que pisa vaidosa, Que as flóreas campinas governa, onde está.” Meus loiros cabelos em ondas se anelam, O oiro mais puro não tem seu fulgor; As brisas nos bosques de os ver se enamoram, De os ver tão formosos como um beija-flor! Mas eles respondem: “Teus longos cabelos, “São loiros, são belos, “Mas são anelados; tu és Marabá; “Quero antes cabelos bem lisos, corridos, “Cabelos compridos, “Não cor d’oiro fino, nem cor d’anajá.” E as doces palavras que eu tinha cá dentro A quem as direi? O ramo d’acácia na fronte de um homem Jamais cingirei: Jamais um guerreiro da minha arazoia Me desprenderá: Eu vivo sozinha, chorando mesquinha, Que sou Marabá! DIAS, Gonçalves. Marabá: mestiço de francês com índia. Tupá: Tupã. Engraçado: gracioso. Arazoia (ou araçoia): saiote de penas usado pelas mulheres indígenas. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS Professor: aproveite o poema “Marabá” para relembrar aos alunos que Gonçalves Dias abordou em sua obra os mitos e lendas indígenas, seus dramas, amores, lutas, sua fusão com o branco. Entre os textos produzidos pelo autor, destacam-se os poemas “Marabá”, “Leito de folhas verdes”, “Canto do piaga”, “Canto do tamoio”, “Canto do guerreiro” e “I-Juca-Pirama” (ponto alto da poesia indianista brasileira). Além da análise do texto, é possível revisar, por meio dos exercícios propostos, regência verbal e figuras de linguagem, especialmente a metáfora. ROMANTISMO: POESIA – NO VESTIBULAR

16 8 Após leitura, análise e interpretação do poema “Marabá”, algumas afirmações como as seguintes podem ser feitas, com EXCEÇÃO de uma. Indique-a. a) O poema se inicia com uma pergunta de ordem religiosa e termina com uma consideração de aspecto sensual. b) O poema é um profundo lamento construído com base na estrutura dialética, apresentando argumentação e contra-argumentação. c) Ocorre interlocução registrada em discurso direto, estrutura que enfatiza assim o desprezo preconceituoso dado a Marabá. d) A ocorrência de figuras de linguagem e o emprego da primeira pessoa marcam, respectivamente, as funções da linguagem poética e emotiva. e) “Marabá” é poema representante da primeira fase que cultua o aspecto físico da mulher. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: E ROMANTISMO: POESIA – NO VESTIBULAR

17 9 A expressão “Quero antes” pode ser substituída, sem que haja alteração de significado, por “preferir”. Quanto à regência desse verbo, de acordo com a norma-padrão, está CORRETO: a) Prefiro uns olhos bem pretos, luzentes, uns olhos fulgentes, bem pretos, retintos, que cor d’anajá! b) Prefiro uns olhos bem pretos, luzentes, uns olhos fulgentes, bem pretos, retintos, do que cor d’anajá! c) Prefiro a uns olhos bem pretos, luzentes, uns olhos fulgentes, bem pretos, retintos, do que cor d’anajá! d) Prefiro uns olhos bem pretos, luzentes, uns olhos fulgentes, bem pretos, retintos, à cor d’anajá! e) Prefiro uns olhos bem pretos, luzentes do que, uns olhos fulgentes, bem pretos, retintos, a cor d’anajá! EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: D ROMANTISMO: POESIA – NO VESTIBULAR


Carregar ppt "O que você deve saber sobre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google