A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

João Victor Oliveira Bertolo Nº USP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "João Victor Oliveira Bertolo Nº USP"— Transcrição da apresentação:

1 João Victor Oliveira Bertolo Nº USP 8563671
Funções orgânicas João Victor Oliveira Bertolo Nº USP

2 Para uma cadeia carbônica ser uma função orgânica ela precisa conter um grupo funcional, isto é, uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos semelhantes.

3 As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, amidas.

4 Em sua maioria as Funções Orgânicas possuem O, N e Haletos (Cl, Br, F, I), pois apresentam compostos com átomos de Oxigênio e Nitrogênio e elementos da família dos halogênios.

5 Todas as Funções Orgânicas

6 Ácido Fórmico O ácido fórmico é o ácido metanoico, que, em temperatura ambiente, é um líquido incolor de cheiro irritante. Ele recebe esse nome porque está presente na formiga, que injetam esse ácido carboxílico por meio de sua picada, causando uma dor intensa, inchaço e coceira. Fórmula estrutural do Ácido Fórmico Esse ácido é usado como mordente, na produção de monóxido de carbono, no tratamento contra reumatismo, na produção de ácido oxálico, como germicida, como desinfetante, e na produção de outros produtos orgânicos.  

7 Ácidos carboxílicos Ácidos carboxílicos são compostos que apresentam o grupo funcional carboxila (- COOH) ligado à cadeia carbônica. Os ácidos carboxílicos também se classificam de acordo com o tipo de cadeia: Ácido alifático: possui cadeia aberta. Ácido aromático: o radical R é substituído por um anel aromático. Fórmula estrutural do Ácido Carboxílico

8 Ácidos sulfônicos Os ácidos sulfônicos são compostos caracterizados pela presença do seguinte grupo funcional: -SO3H. Uma das suas aplicações mais importantes é na obtenção de detergentes. Fórmula estrutural do Ácido Sulfônico Uma das suas aplicações mais importantes é na obtenção de detergentes. Também na obtenção de espumantes, que estão presentes em xampus, detergentes e cremes dentais.

9 Alcoóis A classificação dos álcoois depende da posição da hidroxila em sua estrutura: Alcoóis são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional hidroxila (─ OH) preso a um ou mais carbonos saturados. são compostos muito reativos devido à presença da hidroxila. Apresentam caráter ácido e por isso reagem com metais, anidridos, cloretos de ácidos, metais alcalinos. Princiálcoois:pais Metanol (álcool metílico): é produzido a partir de carvão e água, é usado como solventes e como matéria-prima em polímeros. Glicerol: é obtido através de uma saponificação. Empregado na fabricação de tintas, cosméticos e na preparação de nitroglicerina. Etanol (álcool etílico): é usado na produção de bebidas alcoólicas, na preparação de ácido acético, éter, tintas, perfumes e como combustível de automóveis.

10 Aldeídos Fórmula estrutural do Aldeído Os aldeídos são denominados de compostos carbonílicos porque apresentam o grupo carbonila C = O. Esses compostos são incolores, e os de tamanho inferior têm cheiro irritante e os de cadeia carbônica maior têm cheiro agradável, na natureza podem ser encontrados nas fases sólida, líquida ou gasosa. Principais aldeídos: Etanal: é usado como matéria-prima na indústria de pesticidas e medicamentos, e na fabricação de espelhos. Metanal: conhecido como formol é usado para conservar cadáveres humanos e animais. É empregada ainda na fabricação de desinfetantes na indústria de plásticos e resinas.

11 Amidas As amidas são compostos orgânicos nitrogenados e derivam da amônia (NH3), podem ser encontradas na fase sólida ou líquida. Fórmula estrutural do Amidas A amida mais conhecida é a Uréia, que foi o primeiro composto a ser obtido em laboratório. A Uréia é usada dentre outras coisas, como adubo (fertilizante) e na produção de polímeros e medicamentos.

12 Aminas As aminas são compostos orgânicos nitrogenados, são obtidas através da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) por demais grupos orgânicos . Elas possuem em sua fórmula geral o elemento Nitrogênio, existem muitos estimulantes que possuem em sua fórmula o composto amino: Cafeína, Anfetamina, Cocaína e Crack.

13 Cetonas Cetonas são substâncias orgânicas onde o grupo funcional carbonila se encontra ligado a dois átomos de carbono. A propanona é a forma mais simples de uma cetona, ela é usada na obtenção de solvente de esmaltes, resinas e vernizes, é mais conhecida pela denominação de acetona Fórmula estrutural do Cetonas As cetonas podem ser encontradas na natureza em flores e frutos e até em nossos organismos (em pequena quantidade), fazendo parte dos corpos cetônicos na corrente sanguínea. Esse composto é empregado para fabricar alimentos e perfumes.

14 Cicloalcanos Sua fórmula geral é: CnH2n Os ciclanos são encontrados no petróleo naftênico, que dá origem a subprodutos como gasolina com alto índice de octanagem, óleo lubrificante. Cicloalcanos, também denominados ciclanos, são hidrocarbonetos cíclicos, isto é, de cadeia fechada, que possuem apenas ligações simples entre seus carbonos.

15 Enóis Os enóis são compostos orgânicos caracterizados pela ligação de uma hidroxila a um carbono insaturado. Fórmula estrutural dos Enóis

16 Ésteres Ésteres são compostos orgânicos produzidos através da reação química denominada de esterificação: ácido carboxílico e álcool reagem entre si e os produtos da reação são éster e água. Existem três classificações para os ésteres, eles podem se encontrar na forma de essências, óleos ou ceras, dependendo da reação e dos reagentes. Muito usado em indústrias de alimentos como aromatizantes: Antranilato de metila: sabor artificial de uva. Acetato de pentila: aroma artificial de banana. Etanoato de butila: sabor de maçã verde às balas e gomas de mascar. Butanoato de etila: aroma de abacaxi a alimentos. Metanoato de etila: aroma artificial de groselha. Acetato de propila: o sabor artificial de pêra das gomas de mascar

17 Éter Éteres são compostos orgânicos que se caracterizam pela presença de oxigênio ligado a dois átomos de carbono. Pode- se dizer que os éteres são altamente inflamáveis, Grupo funcional do Éter: R’ - O – R’’

18 Fenóis Fenóis são compostos que possuem o grupo hidroxila ligado diretamente ao anel benzênico. A principal característica dos fenóis é a ação antibacteriana e fungicida Fórmula estrutural do Fenol

19 Haletos Orgânicos Os Haletos orgânicos são representados por R – X onde X = Cl, Br, F, I. Exemplos de Haletos: Clorofluorcarboneto (CFC), DDT (inseticida), Gás lacrimogêneo, Clorofórmio São compostos que apresentam átomos de Halogênio (Cl, Br, F, I)

20 Referências bibliográficas
< Acesso em 25/08/2013 < organicas.html > Acesso em 25/08/2013 < Acesso em 25/08/2013 < Acesso em 25/08/2013 < Acesso em 25/08/2013 < Acesso em 25/08/2013 < Acesso em 25/08/2013 < Acesso em 25/08/2013 < Acesso em 25/08/2013 < > Acesso em 25/08/2013 < Acesso em 25/08/2013 < Acesso em 25/08/2013 < Acesso em 25/08/2013 < Acesso em 25/08/2013 < Acesso em 25/08/2013


Carregar ppt "João Victor Oliveira Bertolo Nº USP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google