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Planejamento e estratégia

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Apresentação em tema: "Planejamento e estratégia"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e estratégia
Capítulo 5 Planejamento e estratégia

2 Conteúdo do capítulo Planejamento e estratégia
Fundamentos de planejamento Tipos de planos O papel dos objetivos no planejamento Administração estratégica Análise estratégica do ambiente organizacional Formulação estratégica Implementação e controle estratégico

3 Objetivos de aprendizagem
Definir planejamento e discutir sua importância. Distinguir os diferentes tipos de planos. Descrever o papel dos objetivos no planejamento. Descrever o processo de administração estratégica. Discutir os objetivos da análise estratégica do ambiente organizacional. Descrever as estratégias de nível corporativo e explicar a abordagem de portfólio. Analisar as diferentes opções estratégias de nível de negócio.

4 Fundamentos de planejamento

5 Importância do planejamento
Proporciona senso de direção. Focaliza esforços. Maximiza a eficiência. Reduz o impacto do ambiente. Define parâmetros de controle. Atua como fonte de motivação e comprometimento. Potencializa o autoconhecimento organizacional. Fornece consistência.

6 Tipos de planos

7 Planejamento por nível organizacional

8 Papel dos objetivos no planejamento
Objetivos são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar, por meio da alocação de esforços e recursos numa determinada direção. Os objetivos podem ser classificados de acordo com: Natureza (rentabilidade, produtividade, participação no mercado, satisfação dos clientes, desempenho socioambiental etc). Nível de formalização (explícitos ou implícitos). Processo de definição (tradicional topo-base ou administração por objetivos).

9 Hierarquia de objetivos

10 Características dos objetivos eficazes

11 Sistemas de definição de objetivos
A perspectiva tradicional de definição dos objetivos baseia- se numa perspectiva hierárquica cujo sentido de orientação é do topo para a base da organização. A idéia da nova abordagem é o envolvimento de todos os membros organizacionais no processo de definição dos objetivos. Esse novo sistema de definição dos objetivos é denominado administração por objetivos (APO).

12 Administração por objetivos Vantagens
Foco nas tarefas e atividades diretamente relacionadas ao cumprimento dos objetivos; Obriga os administradores a estabelecerem prioridades, metas e medidas de desempenho; Estimula a participação, a motivação e o comprometimento de todos os funcionários; Proporciona uma clarificação de funções, responsabilidades e autoridade; Aumenta a capacidade da empresa de responder às alterações do ambiente externo; Maior ligação entre os objetivos gerais da empresa e os objetivos individuais.

13 Administração por objetivos Desvantagens
Depende do apoio e empenho da administração de topo; Pode ser inútil e desmotivador em ambientes ou fases de mudança dinâmica; Sobrevaloriza os objetivos individuais em detrimento dos objetivos organizacionais; Concentra os esforços no curto prazo em prejuízo do planejamento de longo prazo; Pode consumir tempo excessivo e dar origem a demasiada burocracia.

14 Fundamentos da estratégia empresarial

15 Estratégias deliberadas e emergentes

16 Processo de administração estratégica

17 Níveis de decisão estratégica

18 Análise estratégica do ambiente organizacional
Antes de formular uma estratégia, os administradores precisam analisar as principais tendências de seu ambiente externo e conhecer as competências e os recursos de que a organização dispõe. A análise SWOT é uma ferramenta gerencial para analisar, de forma integrada, o processo de análise estratégica, depois de identificadas as oportunidades e ameaças ambientais e os pontos fortes e fracos da organização.

19 Análise SWOT

20 Formulação estratégica de nível corporativo
A estratégia corporativa é formulada pela administração de topo de uma organização para supervisionar os interesses e operações de organizações compostas por diversas unidades de negócio A estratégia corporativa deve: (1) definir o rumo da organização como um todo (2) definir quais os negócios em que a empresa deve estar presente (3) definir qual o papel e importância de cada unidade de negócio para a organização (4) alocar os recursos da organização às unidades de negócio

21 Estratégias de crescimento
Estratégia de expansão direta: Estratégia de penetração de mercado. Estratégia de desenvolvimento de produto. Estratégia de desenvolvimento de mercado. Fusões e aquisições. Diversificação: Relacionada. Não relacionada. Integração: Vertical. Horizontal.

22 Estratégias de retração
Estratégia de saneamento: Reestruturação. Reengenharia. Downsizing. Estratégia de saída: Desinvestimento. Liquidação.

23 Abordagem de portfólio Matriz BCG

24 Abordagem de portfólio Matriz GE/McKinsey

25 Formulação estratégica de nível de negócio
A estratégia de nível de negócio tem como objetivo definir como a unidade de negócio deve competir para conseguir alcançar uma posição de superioridade em relação a seus concorrentes. A estratégia de negócio deve: Definir como cada unidade estratégica de negócio deve competir. Posicionar a organização de forma a possuir uma vantagem competitiva sobre os seus competidores.

26 Modelo das cinco forças competitivas de Porter
Ameaças de novas entradas A ameaça de novos competidores na indústria está relacionada com a existência de barreiras à entrada (ex: elevado investimento inicial ou acesso a canais de distribuição) Ameaças de produtos ou serviços substitutos Produtos ou serviços substitutos satisfazem as mesmas necessidades dos consumidores Poder de barganha dos fornecedores O poder negocial dos fornecedores está relacionado com o número (muitos ou poucos) e concentração (coalizados ou competidores entre si) dos fornecedores Poder de barganha dos consumidores O poder negocial dos clientes está relacionado com o número e concentração dos clientes Rivalidade entre os competidores atuais Relacionado com o número de concorrentes existentes na indústria, taxa de crescimento e a forma como competem (luta de preços ou diferenciação)

27 Estratégias competitivas de Porter
1. Diferenciação Estratégia que é caracterizada pela oferta de produtos e serviços únicos e diferentes A organização procura diferenciar-se da concorrência pela qualidade, serviço, imagem de marca ou design do produto (ex: canetas Montblanc) 2. Liderança pelo custo A organização procura ser a mais eficiente da sua indústria para assim proporcionar mais valor aos seus clientes devido a custos de produção menores que a concorrência (ex: canetas Bic) 3. Foco ou nicho de mercado Estratégia desenvolvida dirigindo os esforços na direção de um segmento de mercado específico que pode ser um grupo de clientes, uma zona geográfica, etc.

28 Formulação estratégica de nível funcional
As estratégias de nível funcional são formuladas pelos departamentos da empresa e constituem planos de ação que servem para sustentar a estratégia de nível de negócio. É por meio das estratégias funcionais que se define o papel de cada área funcional (ex: RH ou marketing) de forma a apoiar a estratégia de negócio. É fundamental que as estratégias funcionais sejam coordenadas entre si para evitar conflitos e a natural tendência de tratar o departamento como uma unidade organizacional independente.

29 Implementação e controle estratégico
A implementação estratégica é uma das mais etapas difíceis do processo de administração estratégica e engloba a execução de um conjunto de tarefas e ações gerenciais com o objetivo de colocar a estratégia em prática. Toda estratégia deve ser avaliada e controlada para que se verifique se ela está sendo implementada corretamente e para que sejam tomadas medidas corretivas quando se percebem desvios significativos.


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