A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III SISEE Rio de Janeiro, 18 de Setembro de 2008. Perspectivas da Bioeletricidade Sucroalcooleira Brasileira André Luis Da Silva Leite Guilherme de Azevedo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III SISEE Rio de Janeiro, 18 de Setembro de 2008. Perspectivas da Bioeletricidade Sucroalcooleira Brasileira André Luis Da Silva Leite Guilherme de Azevedo."— Transcrição da apresentação:

1 III SISEE Rio de Janeiro, 18 de Setembro de Perspectivas da Bioeletricidade Sucroalcooleira Brasileira André Luis Da Silva Leite Guilherme de Azevedo Dantas

2 O Parque Hídrico Brasileiro Fonte: PORTO (2007).

3 Benefícios da Hidroeletricidade Brasileira: Energia Limpa!!! Energia Competitiva!!!

4 Os Riscos da Matriz Hídrica Brasileira Energia firme = 0,55 x Potência Hídrica Instalada Dependência das Afluências RISCO HIDROLÓGICO

5 Com Afluências Favoráveis.... Matriz Elétrica Brasileira em 2007 Fonte: MME (2008).

6 Redução da Capacidade dos Reservatórios Restrições Ambientais Limitações Físicas

7 Fonte: HUBNER (2008). Cresc. da Pot. Hidr. x Cres. da Capacidade de Armazenamento

8 A Ineficiência da Complementação Térmica Despacho por Mérito Contratação por Disponibilidade

9 A Importância da Bioeletricidade Fonte Renovável de Energia gerada de forma eficiente e que gera benefícios sócio-econômicos. Perfeita Complementariedade com a Geração Hídrica

10 A Poupança dos Reservatórios..... Cada 1 mil MWmed de energia assegurada oriunda da biomassa inserida na rede brasileira representa uma economia de 4% dos reservatórios da Região Sudeste! Economia potencial de 40% dos reservatórios em um horizonte de 5 anos!!

11 Conclusões: Devido ao modelo vigente no sistema elétrico brasileiro, esta complementação térmica não maximiza a eficiência do sistema tampouco é compatível com a modicidade tarifária. Dentre as fontes renováveis complementares à geração hídrica brasileira, a bioeletricidade é a mais adequada devido ao período da safra coincidir com o período seco na região Sudeste, ciclo de expansão sustentável do setor sucroalcooleiro e competitividade.

12 Obrigado! GESEL - Instituto de Economia - UFRJ Tel (55)


Carregar ppt "III SISEE Rio de Janeiro, 18 de Setembro de 2008. Perspectivas da Bioeletricidade Sucroalcooleira Brasileira André Luis Da Silva Leite Guilherme de Azevedo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google