A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIMENSÕES DO AMOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIMENSÕES DO AMOR."— Transcrição da apresentação:

1 DIMENSÕES DO AMOR

2 Objetivos Identificar as dimensões do amor.
Reconhecer verbos que operacionalizam o amor a Deus, a si mesmo e ao próximo.

3 CONCEITO Existem várias interpretações da palavra amor. Algumas delas têm conotação completamente deturpada.

4 O AMOR NÃO É... Não está apenas na busca do prazer, em quaisquer de suas formas, só porque, para manter alta nossa alto- estima, precisamos nos amar. Também não é só emoção forte: coração “disparado”, “ouvir sininhos”, paixão; Não pertence somente aos poetas; Não está apenas na literatura ou na música.

5 O AMOR É... Amar verdadeiramente significa comporta-se de modo amoroso, implica conduta especifica, característica demonstrada de modo claro por palavras, atos e também por omissões... Não é só teoria, mas é uma necessidade absoluta saber q o amor tanto deve ser dirigido como recebido, pois é fundamental tanto amar como deixar-se amar!

6 DIMENSÕES DO AMOR Mar. 12,30-31 Estas palavras de Jesus definem muito claramente as três dimensões do amor: a Deus, a si próprio, aos outros. Elas também revelam o “modo” ou “intensidade” de amar: devemos amar o próximo, ou seja, qualquer ser humano, como amamos a nós mesmos, pois somos iguais. Mas a Deus, não dessa mesma maneira.

7 AMAR A DEUS Mat. 6,21 Esse tesouro se refere a qualquer bens, valores ou afetos de qualquer ordem, que tenha um significado maior em minha vida. Lembremos que o amor que dedicamos a Deus precisa estar acima de todas as coisas, precisa ser o maior, o mais pleno, perfeito e permanente de que formos capazes.

8 Nosso amor a Deus não Lhe acrescenta coisa alguma
Nosso amor a Deus não Lhe acrescenta coisa alguma. Nem isso seria possível. Todavia, o Senhor mesmo nos manda que O amemos. Conseqüentemente, como em Deus não há incoerência, e sendo Ele o Deus do amor, o exercício simples de lógica nos conduz à conclusão: Tal mandamento só pode concorrer para o nosso beneficio. É o amo de Deus que nos manda amá-Lo, por pura necessidade nossa. E amá-Lo significa seguir sua palavra, o verbo encarnado, para nossa salvação.

9 Ora, uma das condições fundamentais para sentir o amor de Deus é deixar-se amar! O próprio Senhor nos ensina: “... Se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas não entrareis no reino dos Céus”. Isso significa que devemos ter a simplicidade, a autenticidade, a espontaneidade e pureza de coração das criancinhas. Alguns, ainda, não amam a Deus porque o responsabilizam pelos sofrimentos pelos quais passam, dizendo que Ele não os ama.

10 Outros, ainda, sente-se cansados de orar, suplicar, de rogar, de pedir e revoltam-se contra o Senhor quando não são atendidos. Amar a Deus significa seguir a sua palavra, ou seja, seguir a sua vontade. Nós também somos enviados para agir em nome do Senhor, em favor do próximo.

11 Amar a Si mesmo. “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo que abita em vós, e qual recebestes de Deus, e que, por isso mesmo já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo”. 1 Cor 6, Inúmeras pessoas tem grande dificuldade de se amar porque não conseguem se perdoar.

12 Perguntemos, então, como trato o espírito: Eu o alimento com a palavra de Deus, como o corpo e o sangue de Cristo, com orações, jejuns, penitencias, sacrifícios? Pratico as obras de misericórdia? E como alimento minha alma (mente)? Como é minha condutas- pensamento, palavras, atos e omissões? E como meu corpo, como trato? De modo adequado sem desregramentos, sem vícios, sem excessos, no beber, no sexo?

13 Quanto ao “deixar-se amar por si mesmo”, dar-me um credito de confiança, significa ter paciência com meus erros e pecados repetidos, significar aceitar e perdoar meu corpo doente ou deficiente, significa tolerar os problemas que aparecem com a idade, significa valorizar aquilo que, concretiza, tem de bom, as qualidades, as virtudes, as habilidades e as capacidades...

14 3. Amar o próximo. “ O que vos mando, é que vos ameis uns aos outros”
3. Amar o próximo. “ O que vos mando, é que vos ameis uns aos outros”. Jo 15,17. Tudo o que o Senhor quer de nós é o amor: “ Aquele que não amar não conhece a Deus, pois Deus é amor”. 1 Jo 4,8. Essa não é apenas a finalidade primeira de nosso existir, pois fomos criados pelo amor e com amor, mas a nossa destinação derradeira: para o amor, para amar!

15 Amar não é fácil, é decisão que se toma sempre de novo, se realmente quisermos amar. A dificuldade não está tanto em sentir amor, ou sentir-se amado, mas em preservar amando, especialmente quando se tem tantos motivos para se desistir.


Carregar ppt "DIMENSÕES DO AMOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google