A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução ao estudo da Contabilidade Empresarial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao estudo da Contabilidade Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao estudo da Contabilidade Empresarial
Prof. Jediel Mendes

2 Tomada de decisão A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando –os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões. A contabilidade é a linguagem dos negócios. Mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para tomadas de decisões.

3 Tomada de decisão Muitas empresas tem falido ou tem sérios problemas de sobrevivência, pela má gerência. Muitos empresários dizem: carga tributária muito alta, juros altos, falta de recursos e etc. Mas se formos investigar a fundo, veremos que o problema do insucesso é má gerência. O contador faz a contabilidade apenas para atender as exigências fiscais. Alguns empresários não utilizam a contabilidade em se favor. Não se pode tomar decisões sobre produção, marketing, investimentos, financiamentos , custos e etc., sem a contabilidade. (Marion).

4 Tomada de decisão Pessoas que utilizam as informações da contabilidade para tomada de decisão: Investidores Fornecedores de bens e serviços Bancos Governo Sindicatos Outros Interessados

5 FUNÇÃO DO CONTADOR A função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da Contabilidade para a tomada de decisões. (MARION) Atuação do Contador Coleta dados Registro dos dados e processa esses dados Relatórios Usuários (tomada de decisão)

6 Objetivos da Contabilidade
Contabilidade é um sistema de informação destinado a prover aos usuários os dados para ajuda-los na tomada de decisões. Usuários podem ser pessoas físicas e jurídicas. Os usuários podem ser internos ou externos a empresa Internos – Gerentes, diretores, administradores, funcionários em geral. Externos – acionistas, instituições financeiras, fornecedores, governo, sindicatos.

7 Objetivos da Contabilidade
Marion dia que: O objetivo principal da contabilidade, portanto, conforme a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade, é de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

8 Cenários Contábeis A contabilidade é uma ciência social, pois estuda o comportamento das riquezas que se integram no patrimônio, em face das ações humanas. Podemos dizer que a contabilidade é uma ciência que estuda e controla o patrimônio. A contabilidade surgiu com a necessidade dos dono do patrimônio em mensurar suas riquezas. Com de posse dessas informações contábeis, passa a conhecer a saúde das riquezas.

9 Cenários Contábeis O ambiente primitivo da contabilidade foi quando as entidades comerciais e industriais estavam num estágio inicial em relação ao cenário de hoje e a informação era apenas para o proprietário Com o passar do tempo novos usuários foram surgindo, agora não só os proprietário como o banqueiro, o governo, o administrador , os acionistas , os empregados, os clientes, os sindicatos e outros seguimentos da sociedade, passaram a usar as informações contábeis.

10 RELFETIR Em geral o profissional contábil gerencia todo o sistema da informação, as compras, as vendas, todos os dados que proporciona a tomada de decisão tanto dos usuários internos e externos. Toda a sociedade espera transparência das Informações Contábeis, resultado não só de competência profissional, mas, ao mesmo tempo de postura ética. Essa realidade acontece hoje?

11 Cargos Administrativos Independente Auditor Independente Consultor
CONTADOR NA EMPRESA Contador Geral Auditor Interno Contador Fiscal Cargos Administrativos Independente Auditor Independente Consultor Escritório de Contabilidade Perito Contábil No Ensino Professor Pesquisador Escritor Órgão Público Contador Público Fiscal de Tributos Controlador de Arrecadação Tribunal de Contas

12 RELFETIR Normalmente, no primeiro ano de Medicina os alunos já tem uma Idea de qual especialização vai fazer, uns escolhe ser cardiologista, pediatra, e etc. Na contabilidade alguns alunos estão terminando o curso de ciências contábeis e não sabem qual especialização fazer. Você já optou por uma especialização contábil?

13 Evolução da Contabilidade
Dizem os entendidos que a contabilidade é tão antiga quanto a origem do homem. Se abrirmos a Bíblia, no primeiro livro, Genesis, observamos uma competição no crescimento da riqueza (rebanho de ovelhas) entre Jacó e seu sogro Labão (+/ a.C) se o rebanho de Jacó crescia mais que o de Labão, havia um controle desse patrimônio, mesmo sendo rudimentar. O livro de Jó, o livro mais antigo da Bíblia. Dá a descrição expressa da riqueza de Jó.

14 Evolução da Contabilidade
São conhecidos objetos feitos em cerâmica que relatavam as transações entre egípcios e babilônicos, destacando-se pagamentos de salários e impostos (+/ a.C) Em 1494 Luca Pacioli, frade franciscano, publicou o método das partidas dobradas. Com isso nasceu a Escola Italiana de Contabilidade, que dominou o cenário mundial até o inicio do século XX. Depois da depressão de 1929, a contabilidade se desenvolveu , a sociedade passou a utilizar mais a contabilidade para tomada de decisão.

15 Evolução da Contabilidade
Contabilidade no Brasil A partir de 1500, com o descobrimento do Brasil, o novo país começaria a escrever uma parte da história da contabilidade. Entretanto, é somente muitos anos depois, a partir de 1770, que surge a primeira regulamentação da profissão contábil em terras brasileiras, quando Dom José, rei de Portugal, expede a carta de lei a todos os domínios lusitanos. Neste documento, dentre outras regulamentações, fica estabelecida a obrigatoriedade de registro da matrícula de todos os guarda-livros na junta comercial.

16 Evolução da Contabilidade
Em 1870 acontece a primeira regulamentação brasileira da profissão contábil, por meio do decreto imperial nº É reconhecida oficialmente a Associação dos Guarda-Livros da Corte, considerada como a primeira profissão liberal regulamentada no país. Nesse período foram dados os primeiros passos rumo ao aperfeiçoamento da área. Na contadoria pública passou-se a somente admitir guarda-livros que tivessem cursado aulas de comércio. O exercício da profissão requeria um caráter multidisciplinar. Para ser guarda-livros era preciso ter conhecimento das línguas portuguesa e francesa, esmerada caligrafia e, mais tarde, com a chegada da máquina de escrever, ser eficiente nas técnicas datilográficas.

17 Evolução da Contabilidade
Em 1902, o então presidente Rodrigues Alves declara de utilidade pública, com caráter oficial, os diplomas conferidos pela Academia de Comércio do Rio de Janeiro, Escola Prática de Comércio de São Paulo, Instituto Comercial do Distrito Federal e Academia de Comércio de Juiz de Fora. Em 1915 é fundado o Instituto Brasileiro de Contadores Fiscais. No ano seguinte surgem a Associação dos Contadores de São Paulo e Instituto Brasileiro de Contabilidade, no Rio de Janeiro. Nove anos depois, em 1924, é realizado o 1° Congresso Brasileiro de Contabilidade e são lançadas as bases para a campanha pela regulamentação de contador e reforma do ensino comercial no Brasil.

18 Evolução da Contabilidade
Crescem as articulações para o desenvolvimento da profissão contábil e, em 1927, é fundado o Conselho Perpétuo, um embrião do que seria, no século XXI, o sistema Conselho Federal e Conselho Regional de Contabilidade. A instituição abrigava o Regime Geral de Contabilistas no Brasil, concedendo a matricula aos novos profissionais aptos a desenvolverem a atividade de contadores.

19 Evolução da Contabilidade
Este período é marcado por turbulência políticas, revoluções e a chegada de Getúlio Vargas ao poder, em Em 1931 vem a primeira grande vitória da classe contábil: é sancionado o decreto federal nº , que organizou o ensino comercial e regulamentou a profissão. É criado o curso de contabilidade, que formava dois tipos de profissionais: os guarda-livros, que cursavam dois anos e perito-contadores, que cursavam três anos.

20 Evolução da Contabilidade
Daí para frente várias vitórias acontecem. No ano seguinte é sancionado o decreto federal nº , estabelecendo novas condições para o registro de contadores e guarda-livros. Com esta lei, resolveu-se o problema dos profissionais da área que possuíam apenas o conhecimento empírico, pratico, determinando as condições e prazos para o registro desses profissionais. A partir desse momento, o exercício da profissão contábil passou a estar ligada, indissoluvelmente, à preparação escolar. Ou seja, quem desejasse abraçar a carreira teria primeiro, que estudar.

21 Referência MARION. J. Carlos. Contabilidade Empresarial 11 Ed. Atlas


Carregar ppt "Introdução ao estudo da Contabilidade Empresarial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google