A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Luís Henrique Marques

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Luís Henrique Marques"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Luís Henrique Marques
Advento do marketing religioso como capítulo mais recente da história das políticas de comunicação da Igreja Católica no Brasil: o caso da Canção Nova Prof. Dr. Luís Henrique Marques Jornalista e historiador Docente de Jornalismo da Unip Mestre em Comunicação pela Unesp-Bauru Doutor em História pela Unesp-Assis

2 Advento do marketing religioso como capítulo mais recente da história das políticas de comunicação da Igreja Católica no Brasil: o caso da Canção Nova Prof. Dr. Luís Henrique Marques Objetivo: Apresentar uma breve reflexão sobre o percurso histórico que a Igreja Católica fez do Concílio Vaticano II para cá em termos de políticas de comunicação até o advento do marketing católico, com especial atenção à experiência da Comunidade Canção Nova.

3 Concílio Vaticano II (1962-1965):
Advento do marketing religioso como capítulo mais recente da história das políticas de comunicação da Igreja Católica no Brasil: o caso da Canção Nova Prof. Dr. Luís Henrique Marques Concílio Vaticano II ( ): Abertura da Igreja Católica para o mundo. Revisão da sua relação com os meios de comunicação social.

4 Igreja no Brasil e na América Latina:
Advento do marketing religioso como capítulo mais recente da história das políticas de comunicação da Igreja Católica no Brasil: o caso da Canção Nova Prof. Dr. Luís Henrique Marques Igreja no Brasil e na América Latina: Ala progressista assume protagonismo na prática comunicacional. Entidades atuam em prol de uma política de comunicação para a Igreja no Brasil.

5 Igreja no Brasil e na América Latina:
Advento do marketing religioso como capítulo mais recente da história das políticas de comunicação da Igreja Católica no Brasil: o caso da Canção Nova Prof. Dr. Luís Henrique Marques Igreja no Brasil e na América Latina: Repressão do regime militar

6 Advento do marketing religioso como capítulo mais recente da história das políticas de comunicação da Igreja Católica no Brasil: o caso da Canção Nova Prof. Dr. Luís Henrique Marques Anos 1990 para cá: Igreja no Brasil: não estabeleceu uma política de comunicação clara. Ala progressista perde força. Grupos conservadores (como a RCC) cresceram. Advento do marketing católico. Antônio Miguel Kater Filho Instituto Brasileiro de Marketing Católico

7 Ideias centrais do marketing católico:
Advento do marketing religioso como capítulo mais recente da história das políticas de comunicação da Igreja Católica no Brasil: o caso da Canção Nova Prof. Dr. Luís Henrique Marques Ideias centrais do marketing católico: Satisfação das necessidades e desejos do fiel católico por meio dos processos de troca. Produto capaz de satisfazer esses desejos e necessidades: Salvação Eterna (Jesus). Garantia à Igreja Católica o antigo lugar de hegemonia na sociedade atual.

8 Renovação Carismática Católica (RCC):
Advento do marketing religioso como capítulo mais recente da história das políticas de comunicação da Igreja Católica no Brasil: o caso da Canção Nova Prof. Dr. Luís Henrique Marques Renovação Carismática Católica (RCC): Também herdeira do Concílio Vaticano II. Relação com pentecostalismo evangélico. Subjetividade e emocionalismo (religião intimista).

9 Renovação Carismática Católica (RCC):
Advento do marketing religioso como capítulo mais recente da história das políticas de comunicação da Igreja Católica no Brasil: o caso da Canção Nova Prof. Dr. Luís Henrique Marques Renovação Carismática Católica (RCC): Tendência à valorizar o consumo de bens religiosos. Penetração inicial nas classes médias e, hoje, nas classes mais pobres (recuperação de elementos do catolicismo popular).

10 Renovação Carismática Católica (RCC):
Advento do marketing religioso como capítulo mais recente da história das políticas de comunicação da Igreja Católica no Brasil: o caso da Canção Nova Prof. Dr. Luís Henrique Marques Renovação Carismática Católica (RCC): Fidelidade à hierarquia e doutrina da Igreja. Discurso escatológico e maniqueísta. Conservadorismo moral. Luta pelo mercado religioso X ecumenismo e diálogo inter-religioso. Importante papel do pontificado de João Paulo II: valorização da mídia e perda do espaço e vigor por parte da corrente progressista.

11 Comunidade Canção Nova:
Advento do marketing religioso como capítulo mais recente da história das políticas de comunicação da Igreja Católica no Brasil: o caso da Canção Nova Prof. Dr. Luís Henrique Marques Comunidade Canção Nova: Origem: RCC. Evangelização pelos meios de comunicação. Fundada pelo Monsenhor Jonas Abib. Principais atividades de mídia: TV, rádio, editora, site, produtora musical.

12 Comunidade Canção Nova:
Advento do marketing religioso como capítulo mais recente da história das políticas de comunicação da Igreja Católica no Brasil: o caso da Canção Nova Prof. Dr. Luís Henrique Marques Comunidade Canção Nova: Bastante autorreferencial. Valorização de celebridades católicas. Dependência da Providência Divina + venda de produtos religiosos + contribuição dos sócios.

13 Comunidade Canção Nova:
Advento do marketing religioso como capítulo mais recente da história das políticas de comunicação da Igreja Católica no Brasil: o caso da Canção Nova Prof. Dr. Luís Henrique Marques Comunidade Canção Nova: Religiosidade terapêutica (atendimento individualizado). Discurso moralizante, sobretudo sobre sexualidade e família. Interatividade pelas mídia: reafirma valores católicos. Barreiras ao ecumenismo e diálogo inter-religioso: ênfase em elementos tipicamente católicos. Tendência à utilização dos recursos de marketing.

14 Hipóteses a priori: Catolicismo midiático:
Advento do marketing religioso como capítulo mais recente da história das políticas de comunicação da Igreja Católica no Brasil: o caso da Canção Nova Prof. Dr. Luís Henrique Marques Hipóteses a priori: Catolicismo midiático: nova forma de fazer religião. Religiosidade subjetiva, fragmentada e emocional. Estímulo a uma religiosidade menos participativa e crítica ante a realidade social, política, econômica e cultural. Sentir-se católico porque consume produtos religiosos da Canção Nova.

15 Advento do marketing religioso como capítulo mais recente da história das políticas de comunicação da Igreja Católica no Brasil: o caso da Canção Nova Prof. Dr. Luís Henrique Marques Obrigado!!


Carregar ppt "Prof. Dr. Luís Henrique Marques"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google