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Trabalho de Conclusão de Curso - TCC ABNT - Regras de formatação do trabalho científico NBR 6023 – Elaboração de Referências NBR 10520 – Citações em documentos.

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1 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC ABNT - Regras de formatação do trabalho científico NBR 6023 – Elaboração de Referências NBR – Citações em documentos NBR – Apresentação de trabalhos acadêmicos

2 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC ABNT - NBR 6023 – Elaboração de Referências GOMES, L.G.F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói:EduFF,1998. Monografia no todo SÃO PAULO(Estado).Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de impacto ambiental – EIA, Relatório de impacto ambiental – RIMA: manual de orientação. São Paulo, 1989, 48 p. (Série Manuais). Parte de monografia ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.;SCHMIDT,J.(Org.) História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.p Parte de monografia em meio eletrônico POLITICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa.Lisboa: Priberam Informática, Disponível em:. Acesso em: 8 mar.1999.http://www.priberam.pt/dlDLPO>.

3 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC ABNT - NBR 6023 – Elaboração de Referências Publicação periódica como um todo REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA.Rio de Janeiro:IBGE, Artigo ou matéria de revista As 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica, Rio de Janeiro, v.38, n.9, set.1984.Edição especial. Artigo ou matéria de revista em meio eletrônico SILVA, M.M. Crimes da era digital..NET, Rio de Janeiro, nov Seção Ponto de Vista. Disponível em: Acesso em: 8 mar Legislação BRASIL.Constituição (1988). Emenda constitucional nº 9, de 9 de novembro de Dá nova redação ao art. 177 da Constituição Federal, alterando e inserindo parágrafos. Lex: legislação federal e marginália, São Paulo, v. 59, p. 1966, out/dez

4 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC ABNT - NBR 6023 – Elaboração de Referências Autor entidade ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR10520: Informação e documentação: citações em documentos:apresentação. Rio de Janeiro, Autoria desconhecida DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1993, 64 p. Duas obras de mesmo autor FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala: formação da família brasileira sob regime de economia patriarcal. Rio de Janeiro: J.Olympio, v. _______________. Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado rural no Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1936.

5 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC ABNT - NBR – Apresentação de citação em documento Regra geral Segundo Authier-Reiriz (1982) a ironia seria uma forma implícita de heterogeneidade. Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia (DERRIDA, 1967, p.293). Citações diretas com mais de 3 linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com fonte menor que a utilizada no texto e sem aspas. Exemplo: A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone e computador.(NICHOLS, 1983, p. 181).

6 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC ABNT - NBR – Apresentação de citação em documento Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes, se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso. Exemplo: (BARBOSA, C., 1958) (BARBOSA, O., 1959) (BARBOSA, Cássio, 1965) (BARBOSA, Celso, 1965) Citações de diversos documentos de mesmo autor, publicados no mesmo ano De acordo com Reeside (1927a) (REESIDE, 1927b) Citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente Ela polariza e encaminha, sob a forma de demanda coletiva (FONSECA, 1997; PAIVA, 1997; SILVA, 1998).

7 Pesquisa Bibliográfica: pesquisador utiliza somente publicações impressa ou eletrônica em fontes como biblioteca, secretarias, jornais, revistas, clubes, etc. Possui menor valor científico por se valer de conteúdos já pesquisados por outros autores. Pesquisa de Campo: também chamada de pesquisa empírica, requer contato maior com a população pesquisada a fim de verificar a ocorrência de algum fenômeno que esteja influenciando ou realizar alguma experiência. Fonte: MARTINS JÚNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de conclusão de curso. 3ª ed.Rio de Janeiro: Ed. Vozes,2009. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Caracterização da Pesquisa Científica – quanto à forma

8 Exploratória: trata determinados problemas de forma quase pioneira, buscando descrever determinadas situações, estabelecer relações entre variáveis ou definir problemas de pesquisa a serem continuados por outros pesquisadores. Flexibilidade no planejamento, coleta e análise de dados não é suficiente para justificar a classificação da pesquisa como exploratória; é preciso que a pesquisa explore um tema de forma inovadora e criativa. Conceituada por Gil (apud Bertucci, 2009, p. 48) como aquela que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo mais explícito ou construir hipóteses. Pode-se dizer que tais pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições. Seu planejamento é, portanto, bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado. Fonte: BERTUCCI, J.L.O. Metodologia básica para elaboração de TCC. São Paulo: Ed. Atlas S.A., Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Caracterização da Pesquisa Científica – quanto ao tipo

9 Explicativa: o resultado permite afirmar quanto de uma variável pode ser explicada por outra. Pode-se dizer que aprofunda o conhecimento da realidade explicando a razão das coisas. Exige sofisticados modelos estatísticos no estabelecimento de relação entre variáveis, o que pode demandar a atuação de outros profissionais para definir o delineamento, o instrumento e a análise dos dados. Conceituada por Gil (apud Bertucci, 2009, p. 49) como aquela que tem como preocupação central identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência do fenômeno. Fonte: BERTUCCI, J.L.O. Metodologia básica para elaboração de TCC. São Paulo: Ed. Atlas S.A., Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Classificação da Pesquisa Científica – quanto ao tipo

10 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Classificação da Pesquisa Científica – quanto ao tipo Descritiva: tem como objetivo principal estabelecer relações entre as variáveis analisadas e levantar hipóteses ou possibilidades para explicar as relações, não de forma definitiva, o que a tornaria explicativa. Parte de um problema prático existente em dada realidade organizacional, coleta informações, analisa o problema e propõe alternativas para seu encaminhamento. Conceituada por Gil (apud Bertucci, 2009, p. 50) como aquela que tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. Fonte: BERTUCCI, J.L.O. Metodologia básica para elaboração de TCC. São Paulo: Ed. Atlas S.A., 2009.

11 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Classificação da Pesquisa Científica – quanto à técnica Técnica, design ou delineamento – a escolha deve ser realizada em função do problema e dos objetivos da pesquisa. Estudo de caso: é de natureza qualitativa, vale-se preferencialmente de dados coletados pelo pesquisador por meio de consulta a fontes primárias ou secundárias, de entrevistas e da própria observação do fenômeno. Não permite a generalização dos resultados obtidos; deve-se apresentar a justificativa para a realização do trabalho em dada unidade de análise. Conceituado por Godoy (apud Bertucci, 2009, p. 52) como aquele que se caracteriza como um tipo de pesquisa cujo objeto é uma unidade que se analisa profundamente e visa ao exame detalhado de um ambiente, de um simples sujeito ou de uma situação em particular. Fonte: BERTUCCI, J.L.O. Metodologia básica para elaboração de TCC. São Paulo: Ed. Atlas S.A., 2009.

12 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Classificação da Pesquisa Científica – quanto à técnica Levantamento: também conhecido como survey, operacionalizado a partir de amostras com definição de critérios para sua constituição. Utilizado para descrever, explicar ou explorar dado fenômeno. Busca realçar aspectos mais amplos e gerais do fenômeno estudado. Conceituado por Gil (apud Bertucci, 2009, p. 54) como aquele que se caracteriza pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Basicamente, procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas, acerca do problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados. Fonte: BERTUCCI, J.L.O. Metodologia básica para elaboração de TCC. São Paulo: Ed. Atlas S.A., 2009.

13 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Classificação da Pesquisa Científica – quanto à técnica Pesquisa documental: realização do trabalho tendo como referência a leitura, análise e interpretação de documentos existentes acerca de determinado fenômeno. Baseia-se em consultas à livros; artigos científicos; relatórios de pesquisa; documentos internos disponibilizados por órgãos públicos, organizações ou famílias; documentos de época, fotos, gravações, revistas, jornais e boletins. Não se deve confundir a utilização da pesquisa documental como técnica de pesquisa com a utilização de documentos como instrumento de coleta de dados. Pesquisa documental refere-se a um trabalho exclusivamente calcado em documentos, a partir dos quais ocorrerá a construção dos significados pelo pesquisador. Fonte: MARTINS JÚNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de conclusão de curso. 3ª ed.Rio de Janeiro: Ed. Vozes,2009.

14 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Pesquisa Científica - Tema Tema: assunto que se deseja desenvolver; surge de uma dificuldade, curiosidade, desafio. Reúne um mínimo de bibliografia e interesse do pesquisador. Temas abrangentes precisam ser delimitados especificando a população, o objeto de estudo e a situação problema. Exemplo: Tema inicial - Educação Física Escolar População – turmas de 4ª série de Educação Física no ensino fundamental das escolas estaduais de Maringá. Objeto de estudo: Educação Física Situação problema: a indisciplina Tema final - A indisciplina dos alunos de turmas de Educação Física das 4ª séries do Ensino Fundamental das escolas estaduais de Maringá.

15 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Monografia Pesquisa sobre um tema específico estudando os principais aspectos. Estrutura: Elementos pré-textuais: capa: instituição, autor, título, local, ano folha de rosto: autor, título, natureza (TCC), objetivo (grau pretendido), instituição, área de concentração. folha de aprovação: autor, título, natureza, objetivo, instituição, área de concentração, data aprovação, titulação, assinatura componentes da banca. dedicatória (opcional) agradecimento (opcional) epígrafe (opcional) resumo lista de ilustrações (opcional) lista de tabelas (opcional) sumário

16 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Monografia Elementos textuais 1. Introdução – visão geral do tema desenvolvido para prévia avaliação do conteúdo pelo leitor. Tem como característica: brevidade, objetividade e modéstia. Apresentação do tema Delimitação do tema em forma de questões problema Formulação dos objetivos do trabalho Demonstração da relevância do assunto por meio da justificativa do trabalho

17 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Formas de documentação para trabalho científico Monografia 2. Referencial teórico – exposição clara e ordenada do tema estudado. A linguagem deve considerar o leitor leigo. Evita-se argumento emotivo, frase feita, slogan, terminologia técnica em excesso, explicações repetitivas. Descrições, classificações, definições Levantamento do que já foi escrito a respeito ou revisão bibliográfica. Discussão do assunto comparando com posições opostas. Descrição da população alvo, da situação problema e do objeto de estudo ou tema.

18 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Formas de documentação para trabalho científico Monografia 3. Metodologia Caracterização da pesquisa; Caracterização da amostra; Descrição do instrumento de coleta de dados; Descrição da análise dos dados.

19 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Formas de documentação para trabalho científico Monografia 3. Metodologia Coleta de dados Etapas de coleta de dados por meio de dados primários ou secundários: Leitura do material disponível Identificação das informações relevantes para a pesquisa Sistematização das informações identificadas Utilização das informações relevantes para elaboração do trabalho final Etapas de coleta de dados por meio de entrevistas: Leitura sistemática e interativa de todas as entrevistas Identificação de elementos comuns e divergentes Organização e categorização do material em torno de todas as temáticas abordadas pelos entrevistados Reorganização do material em torno dos temas centrais abordados pela pesquisa Tratamento e interpretação do material Elaboração do texto final

20 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Formas de documentação para trabalho científico Monografia 4. Discussão dos Resultados Apresentação dos dados: descrição dos dados mediante tabelas, quadros, gráficos seguidos de textos esclarecedores. Análise dos dados: análise das relações dos dados com o resultado. Interpretação dos dados: ligação dos resultados obtidos com o conhecimento do referencial teórico, comparando os dados com os de outros autores, oferecendo possíveis interpretações. Recomenda-se que o pesquisador apresente os dados e já efetue os comentários pertinentes.

21 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Formas de documentação para trabalho científico Monografia 5. Conclusão Apresentação sintética dos resultados, recapitulando conclusões parciais e inclusão do próprio ponto de vista. Também conhecida como considerações finais. Apresenta propostas de medidas ou providências julgadas pelo autor como necessárias em relação ao que foi apurado. Nada do que é dito na conclusão é novo. A conclusão retoma e enfatiza pontos importantes do trabalho. Checklist da conclusão: Retome os objetivos da pesquisa descritos na Introdução. Faça uma breve apresentação do local no qual a pesquisa foi realizada, o problema a ser estudado, os fatores facilitadores e dificultadores do contexto da pesquisa.

22 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Formas de documentação para trabalho científico Monografia 5. Conclusão Descreva a metodologia relativa ao tipo de pesquisa, a técnica utilizada, o instrumento de coleta de dados, a forma de análise dos dados. Apresente detalhadamente os principais pontos do trabalho e as conclusões a que se pode chegar em relação a cada um deles, as possíveis relações entre os dados, as dúvidas e questões não respondidas. Indique como a pesquisa utilizou os conceitos dos autores que compõem o referencial teórico. Quais os dados que confirmam os conceitos e os que divergem desses conceitos escritos sem exageros e com elegância. Aponte alternativas e recomendações factíveis e sustentáveis para a empresa onde o trabalho foi realizado sem emitir juízo de valor sobre a aceitação pela empresa.

23 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Formas de documentação para trabalho científico Monografia 5. Conclusão Relacione as dificuldades e as limitações do trabalho, incentivando que sejam enfrentadas por outro pesquisador. Sinalize as contribuições do trabalho para a formação do pesquisador e conclusão do curso, bem como o que poderia ser melhorado.

24 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Formas de documentação para trabalho científico Monografia Elementos pós-textuais Referências – apresentação das fontes de consulta conforme a norma ABNT. Anexos – cópia do instrumento e outros documentos, se for o caso.

25 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Fatores de avaliação da monografia Avaliação processual – efetuada pelo orientador(a) com base no desempenho do aluno durante a elaboração do TCC. Estruturação do trabalho – verificação pela banca dos elementos constitutivos do TCC. Uso de normas da ABNT - verificação pela banca da redação do texto e apresentação conforme as normas NBR 6023 – Elaboração de Referências; NBR – Citações em documentos; e NBR – Apresentação de trabalhos acadêmicos. Apresentação do conteúdo - verificação pela banca da relevância do referencial teórico para a pesquisa. Análise dos dados - verificação pela banca da forma e da coerência da análise. Capacidade crítica - verificação pela banca da capacidade do aluno articular o referencial teórico e extrair suas conclusões. Apresentação/arguição - verificação pela banca da capacidade do aluno resumir a pesquisa, articular o conhecimento teórico e os dados analisados.


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