A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientação para Estágio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientação para Estágio"— Transcrição da apresentação:

1 Orientação para Estágio
Por que estudar metodologia científica no curso de Administração? Análise Crítica da redação - Análise formal: identificação do autor, correção gramatical, correção ortográfica, coesão/coerência, referências. - Análise do conteúdo: pertinência ao tema, relevância do tema, delimitação teórica, citação de literatura, atualização da informação.

2 Orientação para Estágio
ABNT - Regras de formatação do trabalho científico ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 6023 – Elaboração de Referências NBR – Citações em documentos NBR – Apresentação de trabalhos acadêmicos

3 Orientação para Estágio
Projeto de Pesquisa Científica De acordo com Frazzon (apud Dmitruk, 2004, p.120) pesquisa científica é uma “atividade científica pela qual buscam-se respostas a dificuldades de ordem teórica ou prática para as quais é preciso uma solução”. Envolve quatro etapas: Elaboração do projeto de pesquisa Coleta de dados Análise ou interpretação dos dados Elaboração do relatório Poderá ser analisado do ponto de vista técnico e científico para obter financiamento. E neste caso a estimativa orçamentária é indispensável. Define o que fazer, por que fazer, para que fazer e como fazer, especificando o caminho a ser percorrido, prioridades, recortes e estratégias as serem utilizadas.

4 Orientação para Estágio
Roteiro de Projeto de Pesquisa Científica Elementos pré-textuais: capa Elementos textuais Introdução: Tema, delimitação do problema, hipóteses ou perguntas de estudo, objetivo geral e específicos, justificativa. Revisão bibliográfica Procedimentos metodológicos: forma, tipo e técnica da pesquisa, indicação das fontes e coleta e análise de dados. Cronograma de ação Elementos pós-textuais: referências

5 Orientação para Estágio
Classificação da Pesquisa Científica – quanto a forma Pesquisa Bibliográfica: pesquisador utiliza somente publicações impressa ou eletrônica em fontes como biblioteca, secretarias, jornais, revistas, clubes, etc. Possui menor valor científico por se valer de conteúdos já pesquisados por outros autores. Pesquisa de Campo: também chamada de pesquisa empírica, requer contato maior com a população pesquisada a fim de verificar a ocorrência de algum fenômeno que esteja influenciando ou realizar alguma experiência.

6 Orientação para Estágio
Classificação da Pesquisa Científica – quanto ao tipo Exploratória: trata determinados problemas de forma quase pioneira, buscando descrever determinadas situações , estabelecer relações entre variáveis ou definir problemas de pesquisa a serem continuados por outros pesquisadores. Flexibilidade no planejamento, coleta e análise de dados não é suficiente para justificar a classificação da pesquisa como exploratória; é preciso que a pesquisa explore um tema de forma inovadora e criativa. Conceituada por Gil (apud Bertucci, 2009, p. 48) como aquela que “tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo mais explícito ou construir hipóteses. Pode-se dizer que tais pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições. Seu planejamento é, portanto, bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado”.

7 Orientação para Estágio
Classificação da Pesquisa Científica – quanto ao tipo Explicativa: o resultado permite afirmar quanto de uma variável pode ser explicada por outra. Pode-se dizer que aprofunda o conhecimento da realidade explicando a razão das coisas. Exige sofisticados modelos estatísticos no estabelecimento de relação entre variáveis, o que pode demandar a atuação de outros profissionais para definir o delineamento, o instrumento e a análise dos dados. Conceituada por Gil (apud Bertucci, 2009, p. 49) como aquela que “tem como preocupação central identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência do fenômeno”.

8 Orientação para Estágio
Classificação da Pesquisa Científica – quanto ao tipo Descritiva: tem como objetivo principal estabelecer relações entre as variáveis analisadas e levantar hipóteses ou possibilidades para explicar as relações, não de forma definitiva, o que a tornaria explicativa. Parte de um problema prático existente em dada realidade organizacional, coleta informações, analisa o problema e propõe alternativas para seu encaminhamento. Conceituada por Gil (apud Bertucci, 2009, p. 50) como aquela que “tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis”.

9 Orientação para Estágio
Classificação da Pesquisa Científica – quanto à técnica Técnica, design ou delineamento – a escolha deve ser realizada em função do problema e dos objetivos da pesquisa. Estudo de caso: é de natureza qualitativa, vale-se preferencialmente de dados coletados pelo pesquisador por meio de consulta a fontes primárias ou secundárias, de entrevistas e da própria observação do fenômeno. Não permite a generalização dos resultados obtidos; deve-se apresentar a justificativa para a realização do trabalho em dada unidade de análise. Conceituado por Godoy (apud Bertucci, 2009, p. 52) como aquele que se “caracteriza como um tipo de pesquisa cujo objeto é uma unidade que se analisa profundamente e visa ao exame detalhado de um ambiente, de um simples sujeito ou de uma situação em particular” .

10 Orientação para Estágio
Classificação da Pesquisa Científica – quanto à técnica Levantamento: também conhecido como survey, operacionalizado a partir de amostras com definição de critérios para sua constituição. Utilizado para descrever, explicar ou explorar dado fenômeno. Busca realçar aspectos mais amplos e gerais do fenômeno estudado. Conceituado por Gil (apud Bertucci, 2009, p. 54) como aquele que se caracteriza pela “interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Basicamente, procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas, acerca do problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados”.

11 Orientação para Estágio
Classificação da Pesquisa Científica – quanto à técnica Pesquisa documental: realização do trabalho tendo como referência a leitura, análise e interpretação de documentos existentes acerca de determinado fenômeno. Baseia-se em consultas à livros; artigos científicos; relatórios de pesquisa; documentos internos disponibilizados por órgãos públicos, organizações ou famílias; documentos de época, fotos, gravações, revistas, jornais e boletins. Não se deve confundir a utilização da pesquisa documental como técnica de pesquisa com a utilização de documentos como instrumento de coleta de dados. Pesquisa documental refere-se a um trabalho exclusivamente calcado em documentos, a partir dos quais ocorrerá a construção dos significados pelo pesquisador.

12 Orientação para Estágio
Pesquisa Científica - Principais conceitos Tema: assunto que se deseja desenvolver; surge de uma dificuldade, curiosidade, desafio. Reúne um mínimo de bibliografia e interesse do pesquisador. Temas abrangentes precisam ser delimitados especificando a população, o objeto de estudo e a situação problema. Exemplo: Tema inicial - Educação Física Escolar População – turmas de 4ª série de Educação Física no ensino fundamental. Objeto de estudo: Educação Física Situação problema: a indisciplina Tema final - A indisciplina dos alunos de turmas de Educação Física das 4ª séries do Ensino Fundamental das escolas estaduais de Maringá.

13 Orientação para Estágio
Pesquisa Científica - Principais conceitos Título provisório: frase escrita no início do planejamento do trabalho, que deve conter no máximo 20 palavras e incluir os 3 elementos essenciais para a elaboração de uma pesquisa: a população que se quer investigar, uma situação problemática que motivou a necessidade desse estudo e o objeto de estudo que será utilizado para auxiliar a resolver a referida situação. Define as palavras-chave que delimitam o problema da pesquisa. Exemplo: A conscientização (objeto de estudo) de alunos de 4ª séries de escolas públicas (população) sobre a importância da prática de atividades físicas na prevenção da obesidade (situação problema) . Problema: ocorre após a escolha do tema da pesquisa. A situação problema ou questões problema revelam diversos componentes que poderiam se constituir em diversos problemas e pesquisados em diversos estudos.

14 Orientação para Estágio
Pesquisa Científica - Principais conceitos Delimitação do problema – analisar cada um dos componentes que compõem a situação problemática com base na teoria específica, consulta à especialistas no assunto, até identificar um só elemento que será estudado. Formular um problema – escrever uma frase interrogativa que pode ou não ser inserida após o final da delimitação do problema e que resume em poucas linhas o conteúdo delimitado, cujo teor constitui uma síntese da situação problema que se tentará esclarecer durante o desenvolvimento do estudo.

15 Orientação para Estágio
Monografia Pesquisa sobre um tema específico estudando os principais aspectos. Estrutura: Elementos pré-textuais: capa: instituição, autor, título, local, ano folha de rosto: autor, título, natureza (TCC), objetivo (grau pretendido), instituição, área de concentração. folha de aprovação: autor, título, natureza, objetivo, instituição, área de concentração, data aprovação, titulação, assinatura componentes da banca. dedicatória (opcional) agradecimento (opcional) epígrafe (opcional) resumo lista de ilustrações (opcional) lista de tabelas (opcional) sumário

16 Orientação para Estágio
Monografia Elementos textuais Introdução – visão geral do tema desenvolvido para prévia avaliação do conteúdo pelo leitor. Tem como característica: brevidade, objetividade e modéstia. Apresentação do tema e dos objetivos do trabalho Delimitação do tema em forma de problema Demonstração da relevância do assunto Apresentação dos problemas específicos Apresentação de objetivos geral e específico Justificativa

17 Orientação para Estágio
Formas de documentação para trabalho científico Monografia Referencial teórico – exposição clara e ordenada do tema estudado. A linguagem deve considerar o leitor leigo. Evita-se argumento emotivo, frase feita, slogan, terminologia técnica em excesso, explicações repetitivas. Descrições, classificações, definições Levantamento do que já foi escrito a respeito ou revisão bibliográfica Discussão do assunto comparando com posições opostas Metodologia - Indicação do delineamento da pesquisa; caracterização da amostra, instrumento. Discussão dos Resultados - Apresentação dos dados e discussão/análise dos dados; apontamento de soluções, defesa de proposições

18 Orientação para Estágio
Formas de documentação para trabalho científico Monografia Conclusão – apresentação sintética dos resultados, recapitulando conclusões parciais e inclusão do próprio ponto de vista. Também conhecida como considerações finais. Apresenta propostas de medidas ou providências julgadas pelo autor como necessárias em relação ao que foi apurado. Elementos pós-textuais Referências – apresentação das fontes de consulta conforme a norma ABNT. Anexos – cópia do instrumento, correspondências ( se for o caso)


Carregar ppt "Orientação para Estágio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google