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Orientação para Estágio Como nasce o saber? Objetivo da pesquisa do saber Formas de construção do saber Sobrevivência e facilitação da existência Conhecer.

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1 Orientação para Estágio Como nasce o saber? Objetivo da pesquisa do saber Formas de construção do saber Sobrevivência e facilitação da existência Conhecer o funcionamento das coisas para melhor controlá-las e fazer previsões mais acuradas a partir daí. Intuição Tradição Autoridade Saber racional

2 Orientação para Estágio Por que estudar metodologia científica no curso de Administração? Análise Crítica da redação - Análise formal: identificação do autor, correção gramatical, correção ortográfica, coesão/coerência, referências. - Análise do conteúdo: pertinência ao tema, relevância do tema, delimitação teórica, citação de literatura, atualização da informação.

3 Orientação para Estágio Estratégias de aprendizagem Estratégias comportamentais: Procura de ajuda interpessoal – busca do auxílio de outras pessoas. Ocorre quando o profissional consulta seus colegas de trabalho mais experientes, procurando esclarecer suas dúvidas ou buscando conhecimentos que possam ajudar a aprimorá-lo. Procura de ajuda em material escrito – refere-se à pesquisa e localização de informações em documentos, manuais, livros e outras fontes não sociais. Aplicação prática – tentativa de colocar em prática os próprios conhecimentos enquanto aprende, sem recorrer a manuais ou ao auxílio de outra pessoa. A frequência com que algumas estratégias são utilizadas está associada ao desenvolvimento de competências profissionais, à sua aplicação no trabalho e à melhoria do desempenho.

4 Orientação para Estágio Estratégias de aprendizagem Estratégias cognitivas: Reprodução – repetição mental da informação, sem reflexão sobre o seu significado. Ocorre quando alguém procura decorar falas, rotinas ou procedimentos, visando realizar atividades de trabalho de forma automatizada. Reflexão intrínseca – reflexão sobre as relações existentes entre as partes componentes do trabalho. Ocorre quando o profissional analisa criticamente a execução de suas atividades, procurando compreender como as diferentes partes do seu trabalho estão relacionadas entre si. Reflexão extrínseca – reflexão sobre as relações entre o trabalho e diferentes aspectos da organização. Ocorre quando o indivíduo reflete sobre causas e consequências do seu trabalho, procurando compreender como as diferentes áreas da organização impactam o seu trabalho e como este está relacionado a resultados obtidos por diferentes equipes de trabalho.

5 Orientação para Estágio Filosofia e Pensamento Científico Perguntaram certa vez a um filósofo: Para que Filosofia. E ele respondeu: Para não darmos nossa aceitação imediata às coisas, sem maiores considerações. A troca das perguntas: que horas são? por O que é o tempo? Esta casa é mais bonita do que a outra por o que é mais? O que é menos? O que é belo?

6 Orientação para Estágio Filosofia e Pensamento Científico Atitude filosófica Decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido. Indagar, refletir e sistematizar. Características da atitude filosófica Negativa: dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos. Positiva: interrogação sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. O que? Por que? Como? Face negativa e positiva formam a atitude crítica e pensamento crítico.

7 Orientação para Estágio Filosofia e Pensamento Científico Questões filosóficas Verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, correção e acúmulo de saberes não é ciência: são questões filosóficas. O trabalho da ciência pressupõe como condição o trabalho da Filosofia.

8 Orientação para Estágio Formas de documentação do trabalho científico Esquema Resumo Resenha Fichamento Projeto de pesquisa Monografia

9 Orientação para Estágio Formas de documentação para trabalho científico Esquema: Características Fidelidade ao texto original - sem alterar a idéia do autor Estrutura lógica - parte das idéias principais para as secundárias Funcionalidade e flexibilidade - adequado ao assunto que está sendo esquematizado Utilidade - facilitar o estudo. Objetivo: fornecer informações visuais imediatas sobre o conteúdo do texto. Tipos: esquema numérico, chaves e reta de chamada

10 Orientação para Estágio Formas de documentação para trabalho científico Resumo: Características Condensação de um texto em seus principais tópicos do modo discursivo Redução em 1/3 do texto original Tipos Resumo informativo Resumo crítico: exige o posicionamento do autor do resumo perante o texto estudado, acrescentando opinião e observação após o resumo. Abstract: utilizado em trabalhos científicos oferece uma breve explicação do conteúdo da obra.

11 Orientação para Estágio Formas de documentação para trabalho científico Resenha crítica: Condensação de uma obra inteira, apresentando idéias originais e comentários interpretativos sobre o valor da obra. Roteiro: Referências Dados biográficos: quem fez o estudo, por quê, quando Síntese dos principais elementos da obra: em quantas partes se divide, de que trata, quais as questões e as principais propostas discutidas, quais são as conclusões do autor. Quadro de referência teórica: a que corrente teórica o autor se filia, método utilizado Apreciação crítica: qual a contribuição dada, apontamento de novos conhecimentos ou enfoques, como é o estilo, como é a apresentação gráfica. Indicação da obra: a quem se dirige

12 Orientação para Estágio Formas de documentação para trabalho científico Fichamento: utilizado para registro e guarda de informações sobre obras, anotações de palestras, seminários, aula. Elementos básicos: título da ficha, título específico, referência bibliográfica, corpo da ficha com descrição do conteúdo, local em que se encontra a obra. Tipos: Ficha de obra inteira Ficha de citação Ficha de resumo mista

13 Orientação para Estágio ABNT - Regras de formatação do trabalho científico ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 6023, NBR e NBR 14724

14 Orientação para Estágio Projeto de Pesquisa Científica De acordo com Frazzon (apud Dmitruk, 2004, p.120) pesquisa científica é uma atividade científica pela qual buscam-se respostas a dificuldades de ordem teórica ou prática para as quais é preciso uma solução. Envolve quatro etapas: Elaboração do projeto de pesquisa Coleta de dados Análise ou interpretação dos dados Elaboração do relatório Poderá ser analisado do ponto de vista técnico e científico para obter financiamento. E neste caso a estimativa orçamentária é indispensável. Define o que fazer, por que fazer, para que fazer e como fazer, especificando o caminho a ser percorrido, prioridades, recortes e estratégias as serem utilizadas.

15 Orientação para Estágio Roteiro de Projeto de Pesquisa Científica Elementos pré-textuais: Capa, folha de rosto e sumário Elementos textuais: 1 Introdução: Tema, delimitação do problema, hipóteses ou perguntas de estudo 2 Objetivos 3 Justificativa 4 Revisão bibliográfica 5 Definição de termos (opcional)

16 Orientação para Estágio Roteiro de Projeto de Pesquisa Científica Elementos textuais: 6 Procedimentos metodológicos: tipo e alcance da pesquisa, indicação das fontes e técnicas de coleta e análise 7 Cronograma de ação 8 Orçamento (a previsão de custos somente é exigida para obter financiamento externo) Elementos pós-textuais: 9 Referências

17 Orientação para Estágio Formas de documentação para trabalho científico Monografia Pesquisa sobre um tema específico estudando os principais aspectos. Estrutura: Introdução – visão geral do tema desenvolvido para prévia avaliação do conteúdo pelo leitor. É a última parte a ser redigida. Tem como característica: brevidade, objetividade e modéstia. Apresentação do tema e dos objetivos do trabalho Delimitação do tema em forma de problema Demonstração da relevância do assunto Apresentação dos problemas específicos e procedimentos adotados Indicação do plano adotado no desenvolvimento do assunto

18 Orientação para Estágio Formas de documentação para trabalho científico Monografia Estrutura: Desenvolvimento – exposição clara e ordenada do tema estudado. A linguagem deve considerar o leitor leigo. Evita-se argumento emotivo, frase feita, slogan, terminologia técnica em excesso, explicações repetitivas. Descrições, classificações, definições Levantamento do que já foi escrito a respeito ou revisão bibliográfica Discussão do assunto comparando com posições opostas Apontamento de soluções, defesa de proposições Indicação do plano adotado no desenvolvimento do assunto

19 Orientação para Estágio Formas de documentação para trabalho científico Monografia Estrutura: Conclusão – apresentação sintética dos resultados, recapitulando conclusões parciais e inclusão do próprio ponto de vista. Também conhecida como considerações finais. Apresenta propostas de medidas ou providências julgadas pelo autor como necessárias em relação ao que foi apurado.

20 Orientação para Estágio Formas de documentação para trabalho científico Elementos que compõem o trabalho acadêmico Pré textuais Capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória (opcional), agradecimentos (opcional), resumo ou abstract em português e inglês, índice, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas. Textuais Introdução, desenvolvimento e conclusão Pós-textuais Referências, glossário, anexo


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