A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Saúde Pública

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Saúde Pública"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Saúde Pública
Tatiana Dornelas de Oliveira Residente de Administração – HU/UFJF

2 Melhoria do nível de saúde
Utilização eficiente dos recursos disponíveis

3 Desafio: aumentar a coerência entre os recursos, os serviços e as necessidades da comunidade.

4 Tentar eliminar os desequilíbrios:
Geográficos (colocar os serviços onde estão as necessidades); Organizacionais (falta de serviços básicos, abundância de serviços hospitalares); Numéricos (excesso de médicos, falta de enfermeiros).

5 O aumento dos recursos vai, por si só, elevar a eficiência dos serviços?

6 Não. Maior volume de recursos administrados de uma maneira ineficiente resultará no aumento dos custos sem melhoria significativa do impacto dos serviços.

7

8 Sistemas de informação
SUS é descentralizado (Federal, Estadual e Municipal); Os dados extraídos auxiliam na gestão da saúde pública. Ex.: Datasus, SISMAMA, SISCOLO, SIS-PRENATAL, SUSFÁCIL, CNES, entre outros.

9 Os dados constituem um dos pontos fundamentais para elaborar a programação e controlar e avaliar a assistência hospitalar e ambulatorial no país. Propicia ao gestor o conhecimento da realidade da rede assistencial existente e suas potencialidades, visando auxiliar no planejamento em saúde, em todos os níveis de governo, bem como dar maior visibilidade ao controle social a ser exercido pela população.

10 CNES cnes.datasus.gov.br
O CNES visa disponibilizar informações das atuais condições de infra-estrutura de funcionamento dos Estabelecimentos de Saúde em todas as esferas, ou seja, Federal, Estadual e Municipal; Propicia ao gestor o conhecimento da realidade da rede assistencial existente e suas potencialidades, visando auxiliar no planejamento em saúde , em todos os níveis de governo.

11 Cartão Nacional de Saúde
É um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do SUS ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados; Tem uma numeração nacional que permite identificar o cidadão com o seu sistema (estadual ou municipal) e agregá-lo ao sistema nacional garantindo seu atendimento em todo território.

12 Objetivos do projeto: construção de uma base de dados de histórico clínico (acesso em qualquer estado ou município sobre informações do paciente por meio de prontuário eletrônico); imediata identificação do usuário; ampliação e melhoria de acesso da população a medicamentos; Modernização dos instrumentos de gerenciamento da atenção à saúde.

13 Intervenção do Estado na Saúde
Objetivo: busca de melhores resultados para a saúde da população e maior eficiência de sua gestão; Conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde para aperfeiçoar o desempenho dos seus serviços mediante planejamento conjunto e realização de acordos que contemplem metas e indicadores a serem alcançados. 13 13 13 13

14 Pro-Hosp Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG: lançado pela Secretaria de Estado de Saúde em maio de 2003; Repasse financeiro feito pelo Governo, por meio da Secretaria de Saúde de Minas Gerais e as instituições se comprometem a cumprir metas assistenciais e gerenciais; Os hospitais selecionados assinam um contrato de metas com a SES/MG, comprometendo-se a melhorar a qualidade de sua atenção e a cumprir alguns requisitos obrigatórios. 14 14 14 14

15 Objetivos Redesenhar a rede hospitalar do Estado;
Prestar serviços de qualidade; Preencher os vazios assistenciais; Melhorar o desempenho; Expandir o acesso a assistência hospitalar. 15 15 15 15

16 Indicadores Taxa de mortalidade institucional (número de óbitos após 24 horas da entrada do paciente); Taxa de referência (relacionado aos pacientes que não são da cidade); Taxa de cumprimento de pactos regionais do SUS (referente às metas firmadas com o programa); Taxa de ocupação hospitalar; Taxa de mortalidade infantil hospitalar.

17

18

19

20

21 VIVA VIDA O Programa Viva Vida foi lançado pela SES/MG em outubro de 2003. Objetivo: Reduzir a mortalidade materna e infantil no Estado de Minas Gerais. Principais ações: Estruturação e qualificação da rede assistencial Melhoria da qualidade das informações Mobilização Social 21 21 21 21

22 Centro Viva Vida – HU/UFJF
Unidade de saúde de referência secundária, de natureza pública, exclusivamente a serviço do SUS; É local de atendimento de média complexidade, que deverá atuar de maneira integrada à atenção primária e terciária; Atenção à saúde sexual e reprodutiva de homens e mulheres e a saúde da criança; Área de Abrangência: Micros de Juiz de Fora / São João Nepomuceno / Bicas / Santos Dumont (Mais de 30 municípios). 22 22 22 22

23 CNES. Disponível em: www.cnes.datasus.gov.br
BIBLIOGRAFIA Dussault, G. A gestão dos serviços públicos de saúde: características e exigências. Rev. Adm. Púb. Rio de Janeiro, 26(2): 8-19, abr./jun CNES. Disponível em: propostas-pelo-pro-hosp.html receberao-recursos-por-meio-do-pro-hosp.html Portal da Saúde. Disponível em:

24 Muito Obrigada ! 24 24 24 24


Carregar ppt "Gestão da Saúde Pública"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google