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LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES

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Apresentação em tema: "LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES
Prof.: André Luiz Anjos de Figueiredo, M.Sc. Março/2011

2 Importância das Decisões sobre Localização
Localização de instalação é o processo que determina os locais geográficos para as operações de uma empresa; Localizar significa determinar o local onde será a base de operações, onde serão fabricados os produtos ou prestados serviços e/ou onde se fará a administração do empreendimento.

3 Importância das Decisões sobre Localização
Cada empresa tem suas particularidades, fazendo que o problema de localização seja específico de cada situação; Algumas companhias ou empreendimentos considerarão mais importante ficar próximas aos clientes como (supermercados, delegacias, bombeiros ou um hospital); Outras serão atraídas pela proximidade das matérias-primas e/ou dos componentes (como uma olaria ou fábrica de cimento).

4 Importância das Decisões sobre Localização
Outras empresas, ainda, irão se dirigir para locais onde a mão-de-obra seja abundante e/ou bem treinada. As localizações e natureza das fontes de suprimento e as localizações e natureza dos produtos e clientes, deverão ter papel essencial na definição de localização, de forma que a eficiência e a eficácia geral da rede de suprimentos sejam maximizadas.

5 Importância das Decisões sobre Localização
Localizar mal um quartel de bombeiros pode aumentar o tempo médio de viagem para os mesmos chegarem aos locais de incêndios; Localizar uma fábrica onde é difícil atrair mão-de-obra com as qualificações adequadas afetará a eficácia de sua produção; As decisões de localização normalmente terão efeito nos custos de produção, bem como em sua habilidade de servir os clientes (e, portanto, em suas receitas).

6 Importância das Decisões sobre Localização
As decisões de localização, uma vez tomadas, são difíceis de reverter. Os custos de mudança de uma operação de um local para outro podem ser extremamente altos

7 Razões para decisões de localização
As decisões sobre localização são estratégicas e fazem parte integral do processo de planejamento Dois estímulos geralmente levam organizações a mudarem de localização: Alterações na demanda de seus bens e serviços e; Alterações na oferta de insumos para a operação

8 Razões para decisões de localização: alteração na demanda
Mudança de localização pode ser causada por alterações na demanda de consumidores; Alterações no volume da demanda também podem causar realocações; Para atender à demanda maior, uma operação pode expandir seu local atual ou escolher um local maior em outra região, ou ainda manter a fábrica existente e encontrar uma segunda localização para uma fábrica adicional.

9 Razões para decisões de localização: alteração no suprimento
Outro estímulo para a realocação são alterações no custo, ou disponibilidade, do suprimento de insumos para a operação; Exemplos são empresas de mineração e exploração de petróleo que precisam se deslocar quando sua fonte de matéria-prima se esgota.

10 Razões para decisões de localização: alteração no suprimento
Uma empresa de manufatura pode escolher realocar sua produção para uma parte do mundo onde os custos de mão-de-obra são baixos; Uma empresa também pode decidir por outra localização para liberar fundos se o valor do terreno que ocupa vale mais que uma localização alternativa igualmente boa.

11 Objetivos da decisão de localização
O propósito da decisão de localização é atingir um equilíbrio adequado entre três objetivos relacionados: Os custos espacialmente variáveis da operação, (espacialmente variável significa que algo se altera com a localização geográfica); O serviço que a operação é capaz de prestar a seus clientes; A receita potencial da operação.

12 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização
Razões que justificam a Localização próxima das Matérias-Primas (MPs): Perecibilidade da MP (fábrica de processamento de alimentos); MP demanda condições muito especiais e custosas de transporte; Custos de transporte, ocorre quando as MPs são muito mais volumosas, caras ou difíceis de transportar do que os produtos derivados delas (Ex: fábricas de papel, extrativismo, pesca e mineração).

13 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização
Razões que justificam a Localização próxima da Mão-de-Obra (MO): Fontes amplas de MO qualificada ou de preço mais baixo em operações que são intensivas em MO; Nível geral salarial; A atitude da MO (pontualidade, absenteísmo, rotatividade); Um fator contra seria localizar uma instalação próxima a um sindicato forte; Disponibilidade e Custo da mão-de-obra (Ex: Call centers na Índia)

14 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização
Razões que justificam a Localização próxima dos Clientes: Transporte do produto é mais volumoso, caro ou difícil que o transporte dos suprimentos (insumos da operação); Perecibilidade dos produtos (Ex: floricultura); Operações que necessitam da presença do cliente (Ex: hospital, bombeiros e varejo em geral);

15 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização: Considerações Referentes ao Ambiente Físico e de Negócios Preço, qualidade e disponibilidade de espaço físico (terreno) (inclusive considerando necessidades futuras de expansão); Custos de energia (operações que usam grandes quantidades de energia, como produtores de alumínio, podem ser influenciadas em suas decisões de localização pela disponibilidade de energia relativamente barata); Disponibilidade de serviços de: água, telecomunicações, coleta de lixo, segurança;

16 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização: Considerações Referentes ao Ambiente Físico e de Negócios Acesso à infra-estrutura de transporte (rodoviário, ferroviário, fluvial, marítimo e aéreo) Incentivos fiscais oferecidos devem ser analisados; Zonas de livre comércio; Verificação de legislação sobre meio ambiente, isto é, impactos ambientais; Verificação das condições do solo e climáticas também devem ser consideradas.

17 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização: Considerações Referentes À Qualidade de Vida dos Colaboradores Capital humano é visto como um fator crucial na obtenção de vantagens competitivas; Devem ser analisadas a presença ou ausência, na região considerada para a localização, de: Boas escolas, Moradia, Transporte público, Estilo de vida, Shopping centres e etc.

18 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização: Considerações Referentes À Fatores da Comunidade
São os que influenciam os custos de uma operação e que derivam do ambiente social, político e econômico do local e compreendem: Impostos locais; Restrições à movimentação de capital; Assistência financeira do governo (BNDES) Assistência de planejamento do governo Estabilidade política

19 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização: Considerações Referentes À Fatores da Comunidade
Língua; Histórico de comportamento e relações de trabalho

20 Hierarquia das decisões de localização
Nível hierárquico Decisão Fatores principais Potencial de mercado Custos operacionais Estabilidade política Acaitação cultural Adequação ao clima e temperatura Infra-estrutura global de utilidades e serviços Região global Região do mundo ou país Custos de transporte Impostos e incentivos Custos e disponibilidades de insumos materiais e humanos Legislação e incentivos fiscais regionais Legislação trabalhista (estabilidade, flexibilidade) Protecionaismo Infra-estrutura interna de utilidades e serviços Potencial de mercado Sub-Região País ou região de país Comunidade Acesso a mercados Custos e disponibilidade de insumos materiais e humanos Legislação e incentivos fiscais locais Atitude da comunidade Disponibilidade de locais; custo do espaço Infra-estrutura local de utilidades e serviços Fatores referentes a qualidade de vida Cidade Local específico Endereço Acesso a infra-estrutura de transporte Acesso a mercados locais Características do endereço (ambiente físico e de negócio) Infra-estrutura micro local de utilidades e serviços Custo do espaço; disponibilidade para expansão Impostos territoriais Incentivos locais (fiscais ou outros) Fatores referentes a qualidade de vida Fonte: Correa & Correa (2009)

21 Algumas Técnicas de Localização de Instalações
Método do Centro de Gravidade; Método da Ponderação de Fatores; Método do Ponto de Equilíbrio; Método da Análise Dimensional Método da Mediana

22 Técnicas de Localização: Método do centro de gravidade
É uma técnica para localização de uma unidade operacional que leva em consideração: As localizações existentes de suas principais fontes de insumos e clientes e; Os volumes a serem transportados entre esses locais

23 Técnicas de Localização: Método do centro de gravidade
É muitas vezes utilizada para localizar armazéns intermediários ou de distribuição, dadas a localizações, por exemplo das fábricas e dos clientes. O método procura encontrar o centro de gravidade dos pontos que representam os locais existentes, levando em conta os “pesos”, os volumes transportados, ou a densidade populacional; Esse método calcula as coordenadas do centro de gravidade da seguinte forma:

24 Técnicas de Localização: Método do centro de gravidade
“Dada uma configuração de instalações e mercados, pela qual circulam certos volumes de mercadoria ou intensidade, o centro de gravidade é a localização tal que é mínima a distância total ponderada entre a localização procurada e as outras instalações e mercados” (Moreira, 2009)

25 Técnicas de Localização: Método do centro de gravidade
Fonte: Correa & Correa (2009)

26 Técnicas de Localização: Método do centro de gravidade
Exemplo: Um observatório de saúde tem como meta atender a sete áreas. Os clientes partirão de sete centros até a nova instalação quando precisarem de tratamento de saúde. Qual o melhor centro de gravidade da área definida como meta para a instalação do observatório de saúde? Considerar X como longitude e Y como latitude

27 Localização Centro de Saúde Health-Watch Norte B A C E G F D
Determinação do centro de gravidade Centro de Saúde Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5) [5] (5, 2) [7] (7, 2) [20] (9, 2,5) [14] (8, 5) [10] (5,5, 4,5) x (milhas) Leste 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 y (milhas) Em vez de avaliar todas as localizações possíveis, você também pode encontrar a localização teoricamente “ótima” e simplesmente selecionar a alternativa mais próxima dela. É isso que este exemplo mostra. Os exemplos até aqui supunham que tínhamos localizações que precisávamos avaliar. Mas podemos estar na posição de precisar determinar onde procurar localizações sem termos nenhuma à disposição. A abordagem de centro de gravidade pode ser usada nessas situações. Não obstante o mapa parecer o mesmo, as localizações seriam os centros populacionais das regiões, não localizações específicas. A seqüência de slides a seguir apresenta o Exemplo 7.2. Fonte: Krajewski (2009)

28 Localização Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5)
Determinação do centro de gravidade Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5) [5] (5, 2) [7] (7, 2) [20] (9, 2,5) [14] (8, 5) [10] (5,5, 4,5) x (milhas) Leste 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 y (milhas) Área do População censo (x, y) (l) lx ly A (2,5, 4,5) 2 B (2,5, 2,5) 5 C (5,5, 4,5) 10 D (5, 2) 7 E (8, 5) 10 F (7, 2) 20 G (9, 2,5) 14 Acrescentando uma planilha, os dados básicos são exibidos. Fonte: Krajewski (2009)

29 Localização Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5)
Determinação do centro de gravidade Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5) [5] (5, 2) [7] (7, 2) [20] (9, 2,5) [14] (8, 5) [10] (5,5, 4,5) x (milhas) Leste 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 y (milhas) Área do População censo (x, y) (l) lx ly A (2,5, 4,5) 2 5 B (2,5, 2,5) C (5,5, 4,5) D (5, 2) E (8, 5) F (7, 2) G (9, 2,5) As setas mostram a fonte dos dados correspondentes a cada cálculo. Este slide avança automaticamente. Fonte: Krajewski (2009)

30 Localização Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5)
Determinação do centro de gravidade Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5) [5] (5, 2) [7] (7, 2) [20] (9, 2,5) [14] (8, 5) [10] (5,5, 4,5) x (milhas) Leste 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 y (milhas) Área do População censo (x, y) (l) lx ly A (2,5, 4,5) 2 5 9 B (2,5, 2,5) C (5,5, 4,5) D (5, 2) E (8, 5) F (7, 2) G (9, 2,5) Este slide avança automaticamente. Fonte: Krajewski (2009)

31 Localização Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5)
Determinação do centro de gravidade Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5) [5] (5, 2) [7] (7, 2) [20] (9, 2,5) [14] (8, 5) [10] (5,5, 4,5) x (milhas) Leste 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 y (milhas) Área do População censo (x, y) (l) lx ly A (2,5, 4,5) 2 5 9 B (2,5, 2,5) C (5,5, 4,5) D (5, 2) E (8, 5) F (7, 2) G (9, 2,5) Fonte: Krajewski (2009)

32 Localização Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5)
Determinação do centro de gravidade Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5) [5] (5, 2) [7] (7, 2) [20] (9, 2,5) [14] (8, 5) [10] (5,5, 4,5) x (milhas) Leste 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 y (milhas) Área do População censo (x, y) (l) lx ly A (2,5, 4,5) 2 5 9 B (2,5, 2,5) 5 12,5 12,5 C (5,5, 4,5) D (5, 2) E (8, 5) F (7, 2) G (9, 2,5) O resto do cálculo é executado, e os resultados são acrescentados à planilha. Este slide avança automaticamente. Fonte: Krajewski (2009)

33 Localização Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5)
Determinação do centro de gravidade Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5) [5] (5, 2) [7] (7, 2) [20] (9, 2,5) [14] (8, 5) [10] (5,5, 4,5) x (milhas) Leste 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 y (milhas) Área do População censo (x, y) (l) lx ly A (2,5, 4,5) 2 5 9 B (2,5, 2,5) 5 12,5 12,5 C (5,5, 4,5) D (5, 2) E (8, 5) F (7, 2) G (9, 2,5) Totais ,5 205,5 Finalmente, os totais são calculados. Fonte: Krajewski (2009)

34 Localização Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5)
Determinação do centro de gravidade Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5) [5] (5, 2) [7] (7, 2) [20] (9, 2,5) [14] (8, 5) [10] (5,5, 4,5) x (milhas) Leste 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 y (milhas) x* = y* = Área do População censo (x, y) (l) lx ly A (2,5, 4,5) 2 5 9 B (2,5, 2,5) 5 12,5 12,5 C (5,5, 4,5) D (5, 2) E (8, 5) F (7, 2) G (9, 2,5) Totais ,5 205,5 Uma pequena planilha é adicionada para o cálculo das coordenadas reais. Este slide avança automaticamente. Fonte: Krajewski (2009)

35 Localização Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5)
Determinação do centro de gravidade Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5) [5] (5, 2) [7] (7, 2) [20] (9, 2,5) [14] (8, 5) [10] (5,5, 4,5) x (milhas) Leste 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 y (milhas) 453,5 68 205,5 x* = y* = Área do População censo (x, y) (l) lx ly A (2,5, 4,5) 2 5 9 B (2,5, 2,5) 5 12,5 12,5 C (5,5, 4,5) D (5, 2) E (8, 5) F (7, 2) G (9, 2,5) Totais ,5 205,5 As setas mostram a fonte dos dados. Este slide avança automaticamente. Fonte: Krajewski (2009)

36 Localização Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5)
Determinação do centro de gravidade Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5) [5] (5, 2) [7] (7, 2) [20] (9, 2,5) [14] (8, 5) [10] (5,5, 4,5) x (milhas) Leste 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 y (milhas) 453,5 68 205,5 x* = y* = Área do População censo (x, y) (l) lx ly A (2,5, 4,5) 2 5 9 B (2,5, 2,5) 5 12,5 12,5 C (5,5, 4,5) D (5, 2) E (8, 5) F (7, 2) G (9, 2,5) Totais ,5 205,5 Este slide avança automaticamente. Fonte: Krajewski (2009)

37 Localização Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5)
Determinação do centro de gravidade Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5) [5] (5, 2) [7] (7, 2) [20] (9, 2,5) [14] (8, 5) [10] (5,5, 4,5) x (milhas) Leste 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 y (milhas) x* = y* = Área do População censo (x, y) (l) lx ly A (2,5, 4,5) 2 5 9 B (2,5, 2,5) 5 12,5 12,5 C (5,5, 4,5) D (5, 2) E (8, 5) F (7, 2) G (9, 2,5) Totais ,5 205,5 As coordenadas reais do centro de gravidade são calculadas. Fonte: Krajewski (2009)

38 Localização Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5)
Determinação do centro de gravidade Health-Watch Norte B A C E G F D (2,5, 4,5) [2] (2,5, 2,5) [5] (5, 2) [7] (7, 2) [20] (9, 2,5) [14] (8, 5) [10] (5,5, 4,5) x (milhas) Leste 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 y (milhas) x* = 6,67 y* = 3,02 A planilha grande foi retirada para mostrar que a localização F é a mais próxima da localização desejável. Fonte: Krajewski (2009)

39 Técnicas de Localização: Método de Ponderação de Fatores
É um método racional de confrontar e avaliar alternativas de macrolocalização, que pondera vários fatores locacionais.

40 Técnicas de Localização: Método de Ponderação de Fatores
Avaliação de Fatores: Exemplo: Uma empresa está avaliando quatro alternativas para a localização de nova instalação. Segundo a gerência, os fatores determinantes na localização estão relacionados abaixo, com os respectivos pesos e notas (de 1 a 5, onde o 5 é o mais favorável): NOTAS Fator Peso A B C D Restrições ambientais Disp. de mão de obra Sist. de transporte Prox. de mercados Qualidade de vida Prox. Matérias primas Fonte: Martins e Laugeni (2009)

41 Técnicas de Localização: Método de Ponderação de Fatores
Escolher C Fonte: Martins e Laugeni (2009)

42 Técnicas de Localização: Método de Ponderação de Fatores
Método de aplicação simples, porém apresenta alguns problemas: Julgamento pode ser impreciso; A escala utilizada (notas) pode não ser hábil para captar diferenças reais de custos entre os fatores; A diferença entre dois graus consecutivos de escala pode, em um caso, representar pouco e, em outro, representar muito em termos de consequências medidas em valores monetários.

43 Técnicas de Localização: Análise do Ponto de Equilíbrio
Usando a análise do ponto de equilíbrio A análise do ponto de equilíbrio pode ajudar um gerente a comparar alternativas de localização tendo por referência fatores quantitativos que podem ser expressos em termos de custo total. É particularmente útil quando um gerente quiser definir as faixas nas quais cada alternativa é melhor. Determinar os custos variáveis e os custos fixos para cada local. Traçar as linhas de custo total – a soma de custos variáveis e fixos – para todos os locais em um único gráfico. Identificar as faixas aproximadas para as quais cada localização tem o custo mais baixo. Resolver algebricamente os pontos de equilíbrio para as faixas relevantes. © 2009 by Pearson Education Slide 43

44 Localização Análise do ponto de equilíbrio
A seqüência de slides seguinte apresenta o Exemplo 7.3. A seqüência se desenvolve em etapas até a conclusão do exemplo, mostrando o desenvolvimento de equações-chave ao longo do caminho.

45 Localização Análise do ponto de equilíbrio
Custos fixos Custos variáveis Custos totais Comunidade por ano por unidade (fixos + variáveis) A $ $62 B $ $38 C $ $24 D $ $30 Para apresentar a análise do ponto de equilíbrio, os dados básicos são exibidos. Fonte: Krajewski (2009)

46 Localização Análise do ponto de equilíbrio
para unidades de produção Custos fixos Custos variáveis Custos totais Comunidade por ano por unidade (fixos + variáveis) A $ $62 B $ $38 C $ $24 D $ $30 Uma pequena planilha foi acrescentada para calcular os custos. Custos variáveis totais Fonte: Krajewski (2009)

47 Localização Análise do ponto de equilíbrio
para unidades Custos fixos Custos variáveis Custos totais Comunidade por ano por unidade (fixos + variáveis) A $ $62 B $ $38 C $ $24 D $ $30 As setas mostram a fonte dos dados. Este slide avança automaticamente. Custos variáveis totais $62 (20.000) Fonte: Krajewski (2009)

48 Localização Análise do ponto de equilíbrio
para unidades Custos fixos Custos variáveis Custos totais Comunidade por ano por unidade (fixos + variáveis) A $ $62 B $ $38 C $ $24 D $ $30 O custo variável total foi calculado. Custos variáveis totais $62 (20.000) = $ Fonte: Krajewski (2009)

49 Localização Análise do ponto de equilíbrio
para unidades Custos fixos Custos variáveis Custos totais Comunidade por ano por unidade (fixos + variáveis) A $ $62 $ B $ $38 C $ $24 D $ $30 As setas mostram a fonte e os resultados do cálculo de custo total. Este slide avança automaticamente. Custos variáveis totais $62 (20.000) = $ Fonte: Krajewski (2009)

50 Localização Análise do ponto de equilíbrio
para unidades Custos fixos Custos variáveis Custos totais Comunidade por ano por unidade (fixos + variáveis) A $ $62 $ B $ $38 C $ $24 D $ $30 Custos variáveis totais $62 (20.000) = $ Fonte: Krajewski (2009)

51 Localização Análise do ponto de equilíbrio
para unidades Custos fixos Custos variáveis Custos totais Comunidade por ano por unidade (fixos + variáveis) A $ $62 $ B $ $38 $ C $ $24 $ D $ $30 $ A planilha é retirada e os totais restantes são adicionados ao conjunto de dados. Fonte: Krajewski (2009)

52 Localização Análise do ponto de equilíbrio 200 400 600 800 1.000 1.200
Custos fixos Custos totais Comunidade por ano (fixos + variáveis) A $ $ B $ $ C $ $ D $ $ Análise do ponto de equilíbrio Q (milhares de unidades) 200 400 600 800 1.000 1.200 1.400 1.600 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 Custo anual (milhares de dólares) Tomando-se somente a informação necessária e colocando-a no quadrante, são traçadas as coordenadas do gráfico. Fonte: Krajewski (2009)

53 Localização Análise do ponto de equilíbrio 200 400 600 800 1.000 1.200
Custos fixos Custos totais Comunidade por ano (fixos + variáveis) A $ $ B $ $ C $ $ D $ $ Análise do ponto de equilíbrio Q (milhares de unidades) 200 400 600 800 1.000 1.200 1.400 1.600 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 Custo anual (milhares de dólares) A D B C (20, 1.390) (20, 1.200) (20, 1.060) (20, 980) As quatro linhas de custo totais são adicionadas ao gráfico. Fonte: Krajewski (2009)

54 Localização Análise do ponto de equilíbrio A D B C (20, 1.390)
Custos fixos Custos totais Comunidade por ano (fixos + variáveis) A $ $ B $ $ C $ $ D $ $ Análise do ponto de equilíbrio A D B C (20, 1.390) (20, 1.200) (20, 1.060) (20, 980) A ótima Ponto de equilíbrio Q (milhares de unidades) 200 400 600 800 1.000 1.200 1.400 1.600 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 Custo anual (milhares de dólares) O primeiro ponto de equilíbrio ocorre na intersecção de A e B, e ele é mostrado aqui. Fonte: Krajewski (2009)

55 Localização Análise do ponto de equilíbrio B ótima Ponto de equilíbrio
Custos fixos Custos totais Comunidade por ano (fixos + variáveis) A $ $ B $ $ C $ $ D $ $ Análise do ponto de equilíbrio B ótima Ponto de equilíbrio A D B C (20, 1.390) (20, 1.200) (20, 1.060) (20, 980) A ótima 6,25 Q (milhares de unidades) 200 400 600 800 1.000 1.200 1.400 1.600 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 Custo anual (milhares de dólares) 14,3 O segundo ponto de equilíbrio ocorre na intersecção de B e C, e ele é mostrado aqui. Fonte: Krajewski (2009)

56 Localização Análise do ponto de equilíbrio C ótima (20, 980) B ótima
Custos fixos Custos totais Comunidade por ano (fixos + variáveis) A $ $ B $ $ C $ $ D $ $ Análise do ponto de equilíbrio C ótima (20, 980) B ótima Ponto de equilíbrio A D B C (20, 1.390) (20, 1.200) (20, 1.060) A ótima 6,25 Q (milhares de unidades) 200 400 600 800 1.000 1.200 1.400 1.600 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 Custo anual (milhares de dólares) 14,3 Além do segundo ponto de equilíbrio, C permanecerá a melhor alternativa. Fonte: Krajewski (2009)

57 Localização Análise do ponto de equilíbrio 200 400 600 800 1.000 1.200
Q (milhares de unidades) 200 400 600 800 1.000 1.200 1.400 1.600 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 A ótima B ótima C ótima Ponto de equilíbrio 6,25 14,3 A D B C (20, 1.390) (20, 1.200) (20, 1.060) (20, 980) Custo anual (milhares de dólares) Ponto de equilíbrio Os dados são removidos para proporcionar uma visualização clara do gráfico. Ponto de decisão comunidade C, para uma demanda prevista de 15 mil unidades Fonte: Krajewski (2009)

58 Localização Análise do ponto de equilíbrio Quantidades em equilíbrio
Q (milhares de unidades) 200 400 600 800 1.000 1.200 1.400 1.600 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 A ótima B best C best Break-even point 6,25 14,3 A D B C (20, 1.390) (20, 1.200) (20, 1.060) (20, 980) Custo anual (milhares de dólares) Break-even point (A) (B) $ $62Q = $ $38Q Q = unidades $ $38Q = $ $24Q Q = unidades (B) (C) Quantidades em equilíbrio Finalmente, podemos calcular as quantidades do ponto de equilíbrio exatas nos dois pontos de decisão. Fonte: Krajewski (2009)

59 Técnicas de Localização: Análise Dimensional
É uma técnica útil quando se deseja comparar alternativas para as quais alguns custos puderem ser qualificados, mas coexistem com fatores qualitativos. Esta técnica consegue combinar os fatores quantitativos e qualitativos de uma forma coerente.

60 Técnicas de Localização: Análise Dimensional
Os passos para aplicação são os seguintes: Estabelecem-se valores numéricos para todos os custos onde isso for possível; Ponderam-se os fatores qualitativos segundo uma escala de valores relativos; A cada fator, qualitativo ou quantitativo, atribui-se um peso que indique a sua importância relativa para a decisão; Calcula-se para cada localidade em relação às outras, um coeficiente de mérito CM.

61 Técnicas de Localização: Análise Dimensional
d) Sejam: Fij = valor do fator j na localidade i pj = peso relativo (importância) do fator j Dados K fatores diferentes, o coeficiente de mérito CM1,2 da localidade 1 em relação à localidade 2 é definido como: CM1,2 = F1,1 F2,1 x F1, F2, F1,k F2,k p1 p2 pk

62 Técnicas de Localização: Análise Dimensional
e) Se CM1,2 for maior que 1, a localidade 2 será a preferida, pois isso indica que seus custos são relativamente menos significativos.

63 Técnicas de Localização: Análise Dimensional
Exemplo: Seja uma indústria que deseja localizar sua instalação entre as localidade 1 e 2. Os valores dos fatores qualitativos (Clima, reação da comunidade e rede hospitalar) foram obtidos em uma escala de 1 (excelente) a 10 (muito ruim). Verifica-se que, quanto menor o valor atribuído ao fator, mais desejável se torna a localidade. Esta forma de construir a tabela é coerente com os custos, de forma que, de um modo geral, quanto menores os números da tabela, melhor a localidade.

64 Técnicas de Localização: Análise Dimensional
FATOR LOCALIDADE 1 LOCALIDADE 2 PESO PREÇO DO TERRENO R$ ,00 R$ ,00 2 PREÇO DA CONSTRUÇÃO R$ ,00 R$ ,00 3 CUSTOS DE TREINAMENTO R$ ,00 R$ ,00 1 CLIMA 5 REAÇÃO DA COMUNIDADE 4 REDE HOSPITALAR 6 Fonte: Moreira (2009) 2 3 1 3 4 3 CM1,2 = 16/24 40/48 24/16 5/2 4/3 6/4 = 63,90 Como CM1,2 é maior que 1, segue-se que a localidade 2 é preferível à localidade 1, pois esta tem desvantagens maiores . Obs: Importante observar com cuidado qual a convenção estabelecida para a escala ou escalas usadas na atribuição de valores aos fatores qualitativos

65 Técnicas de Localização: Modelo da Mediana
O modelo da mediana serve ao mesmo propósito do centro de gravidade, ou seja, procura uma nova instalação dentro de uma malha já existente, por meio da minimização dos custos de transporte. São dados básicos do modelo: As coordenadas horizontais e verticais das instalações ou mercados já existentes; As cargas que devem ser movidas de/para cada uma dessas instalações ou mercados.

66 Técnicas de Localização: Modelo da Mediana
Passos para aplicação do modelo: Soma-se as cargas. Se par, será a metade e a metade mais 1. Se ímpar será exatamente a metade; Encontra-se a coordenada horizontal da seguinte maneira: caminha-se na direção horizontal (da esquerda para a direita ou vice-versa), somando as cargas das localidades à medida que vão sendo encontradas. Quando se chega a uma localidade tal que essa soma iguale ou ultrapasse a mediana, a coordenada horizontal da localidade será a coordenada horizontal procurada. Encontra-se a coordenada vertical.

67 Técnicas de Localização: Modelo da Mediana
Passos para aplicação do modelo: 3) Encontra-se a coordenada vertical da seguinte maneira: o procedimento é idêntico ao anterior, caminhando-se agora de cima para baixo ou vice-versa. A coordenada vertical procurada será aquela da localidade onde a soma das cargas igualar ou exceder a mediana

68 Técnicas de Localização: Modelo da Mediana
Exemplo: Uma cooperativa avícola que deseja construir uma fábrica de ração, cuja localização deve ser determinada, para atender a depósitos distribuidores situados em quatro regiões: R1, R2, R3 e R4, conforme tabela abaixo: Para Fornecimento Mensal Previsto Custo por Unidade de carga e distância R1 80 10 R2 50 R3 20 R4 130 Fonte: Moreira (2009)

69 Técnicas de Localização: Modelo da Mediana
Solução: Primeiro passo é determinar a mediana das cargas. Temos: Soma das cargas = 280 Como a soma é par, teremos dois valores para a mediana, que são: Mediana = 280/2 = 140 e Mediana = 280/2 + 1 = 141

70 Técnicas de Localização: Modelo da Mediana
Coordenadas Cartesianas 60 R2 (50) Localização Escolhida 40 R1 (80) 20 R4 (130) R3 (20) 10 10 50 70 Fonte: Adaptado de Moreira (2009)

71 Pontos-Chave da Aula As decisões de localização aplicam-se a novos empreendimentos e a empresas já existentes. Isso acontece quando os insumos básicos se esgotam ou se tornam muito caros, ou, ainda, quando a capacidade instalada já é insuficiente para o atendimento da demanda; A empresa pode optar por se localizar junto a fontes de matérias-primas por causa da relativa perecibilidade destas, ou, ainda, quando as matérias-primas forem volumosas, acarretando custos maiores.

72 Pontos-Chave da Aula Na escolha de uma localização, o fator mão-de-obra deve ser focalizado de vários ângulos: Quantidade e qualidade da oferta de mão-de-obra na região, Presença de sindicatos e sua linha de atuação, Atitudes da mão-de-obra quanto ao trabalho e ao absenteísmo O local definitivo para a instalação deve satisfazer requisitos fundamentais relativos a infra-estrutura de: Transporte; Saúde; Educação; Recreação e; Saneamento básico

73 Pontos-Chave da Aula Muitas localidades procuram atrair empresas por meio de vantagens fiscais ou cessão de terrenos; Existem diversos métodos para a avaliação de alternativas de localização; em geral são métodos quantitativos ou semiquantitativos. Destacam-se: ponderação qualitativa, ponto de equilíbrio, análise dimensional, centro de gravidade e o método da mediana.

74 Os principais objetivos da localização
O propósito da decisão de localização é atingir um equilíbrio adequado entre três objetivos relacionados: Os custos espacialmente variáveis da operação, (espacialmente variável significa que algo se altera com a localização geográfica); O serviço que a operação é capaz de prestar a seus clientes; A receita potencial da operação.

75 Bibliografia CORREA, Henrique L. ; CORREA, Carlos, A. Administração de Produção e Operações. Segunda Edição. São Paulo: Atlas, 2009. KRAJEWSKI, Lee; RITZMAN, Larry; MALHOTRA, Manoj. Administração de Produção e Operações. São Paulo: Prentice Hall, 2009. MOREIRA, Daniel, A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Cengage Learning, 2009. MARTINS, Petronio, G; LAUGENI, Fernando, P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2009. SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009.


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