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Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde.

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Apresentação em tema: "Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde."— Transcrição da apresentação:

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2 Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde

3 Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini, PhD Fundador e diretor associado do NIB/UNICAMP Fundador e diretor associado do NIB/UNICAMP Professor adjunto e coordenador de Informática Médica da FCM/UNICAMP Professor adjunto e coordenador de Informática Médica da FCM/UNICAMP Consultor da OMS, OPAS e BID Consultor da OMS, OPAS e BID Presidente da Federação para a América Latina e Caribe da International Medical Informatics Association Presidente da Federação para a América Latina e Caribe da International Medical Informatics Association

4 Mercado Educacional 89 faculdades de medicina 89 faculdades de medicina 36.000 estudantes de graduação 36.000 estudantes de graduação 8.000 graduados por ano 8.000 graduados por ano 220.000 médicos (AMB: 130.000 ativos) 220.000 médicos (AMB: 130.000 ativos) 7.000 hospitais, 800 com residência 7.000 hospitais, 800 com residência 12.000 residentes 12.000 residentes 9 a 10.000 professores médicos 9 a 10.000 professores médicos 50/60.000 médicos participam de educação continuada 50/60.000 médicos participam de educação continuada Gastos globais de US$ 1,5 bilhão anuais Gastos globais de US$ 1,5 bilhão anuais

5 Problemas Ensino excessivamente voltado para a informação Ensino excessivamente voltado para a informação Grande taxa de crescimento do volume de informação: dobrando a cada 4 anos Grande taxa de crescimento do volume de informação: dobrando a cada 4 anos Ensino obsoleto e ineficiente, baixa produtividade por professor, modelos inadequados Ensino obsoleto e ineficiente, baixa produtividade por professor, modelos inadequados Carga horária excessiva Carga horária excessiva Bibliotecas e hospitais deficientes, pouco uso de tecnologias de informação Bibliotecas e hospitais deficientes, pouco uso de tecnologias de informação Nível científico deficiente dos professores, resistência contra mudanças Nível científico deficiente dos professores, resistência contra mudanças Isolamento geográfico dos grandes centros Isolamento geográfico dos grandes centros

6 Resultado Má qualidade técnica e científica do egresso da escola médica Má qualidade técnica e científica do egresso da escola médica Desmotivação para a mudança Desmotivação para a mudança Círculo vicioso provocado pela falta de tecnologia de informação Círculo vicioso provocado pela falta de tecnologia de informação Desatualização do médico Desatualização do médico Isolamento dos grandes centros Isolamento dos grandes centros

7 Solução Realizar uma mudança cultural profunda Realizar uma mudança cultural profunda Formação ao invés de informação Formação ao invés de informação Quebra do poder do professor Quebra do poder do professor Cultura da informática Cultura da informática Democratização do acesso à informação Democratização do acesso à informação Difusão da qualidade de ensino Difusão da qualidade de ensino Aumento dramático do uso de tecnologias modernas de informação: Aumento dramático do uso de tecnologias modernas de informação: Videoconferência/telemedicina Videoconferência/telemedicina Internet/WWW Internet/WWW Publicações eletrônicas Publicações eletrônicas

8 Objetivos Gerais Aumentar a qualidade da informação, aprendizado e ensino na formação básica e educação continuada dos médicos e outros profissionais de saúde brasileiros Aumentar a qualidade da informação, aprendizado e ensino na formação básica e educação continuada dos médicos e outros profissionais de saúde brasileiros Disseminar e treinar o uso eficiente e bem informado das tecnologias de informação e telecomunicação Disseminar e treinar o uso eficiente e bem informado das tecnologias de informação e telecomunicação Usar essas tecnologias maciçamente e efetivamente nos cursos de ciências da saúde Usar essas tecnologias maciçamente e efetivamente nos cursos de ciências da saúde Avaliar o impacto efetivo dessas tecnologias sobre a qualidade do ensino em ciências da saúde, e, em ultima análise, sobre a assistência Avaliar o impacto efetivo dessas tecnologias sobre a qualidade do ensino em ciências da saúde, e, em ultima análise, sobre a assistência

9 Proposta Implementação de uma rede de educação à distância de alta qualidade, baseada na Internet e na tecnologia de vídeo (satélite, fibra ótica, video- conferência) Implementação de uma rede de educação à distância de alta qualidade, baseada na Internet e na tecnologia de vídeo (satélite, fibra ótica, video- conferência) Cada faculdade/hospital receberá pelo menos uma sala completamente equipada de teledidática e telemedicina Cada faculdade/hospital receberá pelo menos uma sala completamente equipada de teledidática e telemedicina Processo colaborativo de geração de conteúdo pelos melhores centros Processo colaborativo de geração de conteúdo pelos melhores centros Aproveitamento pelo setor privado e público não acadêmico (empresas, hospitais, postos, etc.) Aproveitamento pelo setor privado e público não acadêmico (empresas, hospitais, postos, etc.)

10 Focos de Ensino/Aprendizado Reforço e complementação do ensino de graduação, pós-graduação e residência Reforço e complementação do ensino de graduação, pós-graduação e residência Cursos de extensão, especialização e pós- graduação (mestrado/doutorado) Cursos de extensão, especialização e pós- graduação (mestrado/doutorado) Educação continuada (“life-long learner”): voluntária e para recertificação médica Educação continuada (“life-long learner”): voluntária e para recertificação médica Ensino clínico de beira de leito (resolução de problemas), discussão de casos Ensino clínico de beira de leito (resolução de problemas), discussão de casos Auto-didatismo, formação em serviço Auto-didatismo, formação em serviço

11 Tecnologias VSAT VSAT TCP/IP, HTTP, etc. TCP/IP, HTTP, etc. Tele e videoconferência Tele e videoconferência Áudio e vídeo sob demanda Áudio e vídeo sob demanda TV por Satélite digital (DSTV) TV por Satélite digital (DSTV) Integração entre TV e Internet (MP3, WebChoice TV, WebTV, PPV) Integração entre TV e Internet (MP3, WebChoice TV, WebTV, PPV) Bancos de dados e bibliotecas digitais Bancos de dados e bibliotecas digitais Discos óticos (CD-ROM, DVD) Discos óticos (CD-ROM, DVD)

12 Atividades Canal de TV médica por satélite, com cursos, mesas-redondas, palestras, filmes, etc. Canal de TV médica por satélite, com cursos, mesas-redondas, palestras, filmes, etc. Aulas interativas por videoconferência simétrica e teleconferência assimétrica Aulas interativas por videoconferência simétrica e teleconferência assimétrica Cursos através da Internet Cursos através da Internet Telemedicina: discussão de casos clínicos, teleradiologia, telepatologia, telementoring, etc. Telemedicina: discussão de casos clínicos, teleradiologia, telepatologia, telementoring, etc. Montagem de uma grade diária única multipontos e ponto a ponto, através da iniciativa dos pontos geradores, divulgação através de cartazes, publicações e Internet Montagem de uma grade diária única multipontos e ponto a ponto, através da iniciativa dos pontos geradores, divulgação através de cartazes, publicações e Internet

13 Papel Integrativo da EduMed Real Virtual Virtual Real EduMed

14 Tele-Sala de Aula Antenas parabólicas e conectividade digital Antenas parabólicas e conectividade digital Dois televisores de grande formato ou telão Dois televisores de grande formato ou telão Sistema completo de áudio/vídeo analógico Sistema completo de áudio/vídeo analógico Câmaras de vídeo digital por controle remoto e para digitalização de imagens médicas Câmaras de vídeo digital por controle remoto e para digitalização de imagens médicas Microfones omnidirecionais Microfones omnidirecionais Unidade móvel de telemedicina Unidade móvel de telemedicina Rede de 25 micros multimídia com host Internet RISC Rede de 25 micros multimídia com host Internet RISC Estúdio completo de produção em multimídia Estúdio completo de produção em multimídia

15 Aplicações da Teleconsulta na Educação em Saúde Discussão de casos clínicos (“grand rounds”) Discussão de casos clínicos (“grand rounds”) Participação dos estudantes na resolução de casos clinicos via telemedicina Participação dos estudantes na resolução de casos clinicos via telemedicina Acompanhamento de cirurgias e de necrópsias à distância Acompanhamento de cirurgias e de necrópsias à distância Instrução remota baseada em imagens em patologia geral e cirúrgica, microbiologia, etc. Instrução remota baseada em imagens em patologia geral e cirúrgica, microbiologia, etc.

16 Aplicações da Internet Cursos modularizados baseados na Web Cursos modularizados baseados na Web Cada módulo tem elementos assíncronos (sob demanda) e síncronos (teleconferência), interativos e não interativos Cada módulo tem elementos assíncronos (sob demanda) e síncronos (teleconferência), interativos e não interativos Sistema de gerenciamento acadêmico on- line Sistema de gerenciamento acadêmico on- line Cursos de curta, média e longa duração, com diferentes metas educacionais Cursos de curta, média e longa duração, com diferentes metas educacionais Processo cooperativo de criação Processo cooperativo de criação

17 Exemplos de Cursos na Web Curta duração (1 módulo) Avanços no uso de inibidores da ECA em pacientes pós-infarto do miocárdio Curta duração (1 módulo) Avanços no uso de inibidores da ECA em pacientes pós-infarto do miocárdio Média duração (10 a 15 módulos) Ecocardiografia pediátrica Média duração (10 a 15 módulos) Ecocardiografia pediátrica Longa duração (80 a 160 módulos) Especialização em cardiologia clínica Longa duração (80 a 160 módulos) Especialização em cardiologia clínica

18 Tipos de Créditos ECS Atualização científica permanente: Leitura de 4 trabalhos científicos selecionados por mês (resumo estendido), resposta a um questionário de avaliação on-line Atualização científica permanente: Leitura de 4 trabalhos científicos selecionados por mês (resumo estendido), resposta a um questionário de avaliação on-line Cursos de extensão delimitados no tempo Cursos de extensão delimitados no tempo Cursos de atualização permanente: Capítulos ou aulas são reescritos periodicamente Cursos de atualização permanente: Capítulos ou aulas são reescritos periodicamente Geração de conhecimento Geração de conhecimento

19 Filosofias Básicas Uso de oportunidades oferecidas pela legislação (LDBE) na área de EAD Uso de oportunidades oferecidas pela legislação (LDBE) na área de EAD Proporcionar uma infraestrutura sólida, permanente e atualizada tecnologicamente para EAD de todos os tipos Proporcionar uma infraestrutura sólida, permanente e atualizada tecnologicamente para EAD de todos os tipos Formação de alianças, consórcios, etc. entre entidades de ensino, empresas, governo, comunidade, etc. Formação de alianças, consórcios, etc. entre entidades de ensino, empresas, governo, comunidade, etc.

20 Participantes Tecnológicos UNICAMP: Núcleos de Informática Biomédica e Informática na Educação, Centro de Comunicação, Centro de Computação e FUNCAMP UNICAMP: Núcleos de Informática Biomédica e Informática na Educação, Centro de Comunicação, Centro de Computação e FUNCAMP USP: Fundação Vanzolini (Médico 2001) USP: Fundação Vanzolini (Médico 2001) OPAS: BIREME (BVS) OPAS: BIREME (BVS) Canal Médico/TVs Universitárias Canal Médico/TVs Universitárias Empresas (Impsat, Telefonica, Alcatel, PictureTel, Microsoft, Biosintética, etc.) Empresas (Impsat, Telefonica, Alcatel, PictureTel, Microsoft, Biosintética, etc.) ANATEL ANATEL

21 Outros Parceiros Associação Médica Brasileira Associação Médica Brasileira Associação Brasileira de Enfermagem Associação Brasileira de Enfermagem Associação Brasileira de Educação Médica Associação Brasileira de Educação Médica Sociedades médicas especializadas Sociedades médicas especializadas Ministérios de Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia Ministérios de Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia Etc. Etc.

22 Custo Estimado US$ 20 milhões em hardware/software para cobrir pontos principais US$ 20 milhões em hardware/software para cobrir pontos principais US$ 5-10 milhões de patrocínios das industrias (farmacêutica, equipamento biomédico, informática) US$ 5-10 milhões de patrocínios das industrias (farmacêutica, equipamento biomédico, informática) US$ 100 milhões de investimento direto US$ 100 milhões de investimento direto Efeito cascata sobre a indústria de informação, grande alavancamento de aplicações e sobre a geração de conteúdo Efeito cascata sobre a indústria de informação, grande alavancamento de aplicações e sobre a geração de conteúdo

23 Projeto Piloto ANATEL Fases Formação do consórcio, identificação das necessidades e capacidades Formação do consórcio, identificação das necessidades e capacidades Desenvolvimento e teste das tecnologias a serem utilizadas Desenvolvimento e teste das tecnologias a serem utilizadas Instalação nos pólos do consórcio Instalação nos pólos do consórcio Treinamento dos usuários, formação das equipes locais Treinamento dos usuários, formação das equipes locais Entrada em produção Entrada em produção Avaliação após um ano, difusão da experiência Avaliação após um ano, difusão da experiência

24 Projeto Piloto Instalação de três tele-salas completas: uma no NIB, uma em uma faculdade, outra em um hospital Instalação de três tele-salas completas: uma no NIB, uma em uma faculdade, outra em um hospital Acordo de videoconferência com Universidade de Harvard para educação médica continuada Acordo de videoconferência com Universidade de Harvard para educação médica continuada Conectividade de alta velocidade exclusiva com os EUA Conectividade de alta velocidade exclusiva com os EUA Conectividade de alta velocidade exclusiva com os backbones brasileiros da Internet Conectividade de alta velocidade exclusiva com os backbones brasileiros da Internet Centro de teledifusão via tecnologia de satélite Centro de teledifusão via tecnologia de satélite

25 Projeto Piloto Integração da Biblioteca Virtual de Saúde, SciELO, etc (BIREME) Integração da Biblioteca Virtual de Saúde, SciELO, etc (BIREME) Geração de grade de programas (centros no HSL, UNICAMP, Canal Médico, etc.) Geração de grade de programas (centros no HSL, UNICAMP, Canal Médico, etc.) Cursos de capacitação em tecnologias de informação para profissionais de saúde Cursos de capacitação em tecnologias de informação para profissionais de saúde

26 Projeto Piloto: Custos Cada tele-sala custará cerca de R$ 200.000. Custo total: R$ 800.000 Cada tele-sala custará cerca de R$ 200.000. Custo total: R$ 800.000 Equipamentos de centro de geração de broadcasting, estúdios de vídeo e áudio, equipe Internet, servidor de vídeo etc.: R$ 1.000.000 Equipamentos de centro de geração de broadcasting, estúdios de vídeo e áudio, equipe Internet, servidor de vídeo etc.: R$ 1.000.000 Operação mensal do sistema R$ 70.000. Total em um ano: R$ 900.000. Operação mensal do sistema R$ 70.000. Total em um ano: R$ 900.000. Custo total: R$ 2.700.000 Custo total: R$ 2.700.000

27 Nossa experiência Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, ativo desde 1983, experiência desde 1972 em Informática Médica, entre os 4 maiores e mais ativos centros da América Latina Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, ativo desde 1983, experiência desde 1972 em Informática Médica, entre os 4 maiores e mais ativos centros da América Latina http://www.nib.unicamp.br http://www.nib.unicamp.br

28 Nossa experiência Pioneiros no desenvolvimento de tecnologias de informática na educação médica desde 1979 Pioneiros no desenvolvimento de tecnologias de informática na educação médica desde 1979 Segunda melhor universidade brasileira, quinta melhor faculdade de medicina Segunda melhor universidade brasileira, quinta melhor faculdade de medicina Ensino curricular de informática médica desde 1988, atividades docentes na área desde 1980 Ensino curricular de informática médica desde 1988, atividades docentes na área desde 1980 Grande experiência na disseminação de tecnologias (Curso de Verão, Revistas Informédica e Intermedic) na comunidade médica Grande experiência na disseminação de tecnologias (Curso de Verão, Revistas Informédica e Intermedic) na comunidade médica Especialização, mestrado e doutorado em IM Especialização, mestrado e doutorado em IM Grande experiência em uso da Internet (desde 1993) Grande experiência em uso da Internet (desde 1993)

29 Experiência na Internet Hospital Virtual Brasileiro Recurso de informação na WWW organizado de acordo com a metáfora de um hospital, para apoio à educação em ciências da saúde e apoio à assistência e à pesquisa médica Hospital Virtual Brasileiro Recurso de informação na WWW organizado de acordo com a metáfora de um hospital, para apoio à educação em ciências da saúde e apoio à assistência e à pesquisa médica Grupo de Publicações Eletrônicas Desenvolvimento tecnológico, criação e disponibilização de livros e revistas na WWW Grupo de Publicações Eletrônicas Desenvolvimento tecnológico, criação e disponibilização de livros e revistas na WWW Ser Humano Visível Base de imagens anatômicas e radiológicas Ser Humano Visível Base de imagens anatômicas e radiológicas

30 Ensino à Distância Curso de Aplicações de Informática na Educação Médica Curso de Aplicações de Informática na Educação Médica Desenvolvimento da Universidade Virtual de Ciências da Saúde e da Sala de Aulas do Futuro Desenvolvimento da Universidade Virtual de Ciências da Saúde e da Sala de Aulas do Futuro Curso de Especialização em Informática Médica Curso de Especialização em Informática Médica Curso de Neurociências Curso de Neurociências

31 Cursos de Tecnologia Curso de Especialização em Informática em Saúde Curso de Especialização em Informática em Saúde Mestrado profissionalizante sobre Educação à Distância baseada na Internet Mestrado profissionalizante sobre Educação à Distância baseada na Internet Extensão: Acesso à Informação em Saúde, Metodologia de Pesquisa Científica em Medicina, MBE Extensão: Acesso à Informação em Saúde, Metodologia de Pesquisa Científica em Medicina, MBE Desenvolvimento de Projetos em Telemedicina Desenvolvimento de Projetos em Telemedicina

32 Publicações On-Line Textos de Informática em Saúde: quase 300 artigos em livros, revistas e apostilas Textos de Informática em Saúde: quase 300 artigos em livros, revistas e apostilas Revista Brasileira de Informática em Saúde Revista Brasileira de Informática em Saúde Revista Informédica Revista Informédica Revista Informática Médica Revista Informática Médica Revista Intermedic Revista Intermedic Revista Brasileira de Telemedicina Revista Brasileira de Telemedicina Central de Palestras e Slides On-Line (PowerPoint, RealMedia) Central de Palestras e Slides On-Line (PowerPoint, RealMedia)

33 Projeto REMET Redes metropolitanas ATM de 155 Mbs (RNP) Redes metropolitanas ATM de 155 Mbs (RNP) Projeto Multicon 21: Redes em SP e Campinas, interconexão de 322 Mbs, banda de 32 Mbs garantida para Internet Projeto Multicon 21: Redes em SP e Campinas, interconexão de 322 Mbs, banda de 32 Mbs garantida para Internet Integração de TV a cabo e DSL Integração de TV a cabo e DSL Projetos na área de saúde Projetos na área de saúde Protótipo da ANSP2, RNP2 e Internet2 Protótipo da ANSP2, RNP2 e Internet2 Entrada em operação em outubro de 99 Entrada em operação em outubro de 99

34 Participação em Megaprojetos Informatics 2000 Initiative (BID/PAHO) - Health Task Force Informatics 2000 Initiative (BID/PAHO) - Health Task Force NIB propôs e é lider do projeto da UVCS NIB propôs e é lider do projeto da UVCS Participação de sete países Participação de sete países Expansão futura para 350 faculdades Expansão futura para 350 faculdades Apoio da FEPAFEM Apoio da FEPAFEM Rede AMBNet 2000 Rede AMBNet 2000 Interligação por Extranet/Intranet de mais de 400 sociedades e associações médicas Interligação por Extranet/Intranet de mais de 400 sociedades e associações médicas Futura interligação com a UVCS Futura interligação com a UVCS Ênfase na educação médica continuada Ênfase na educação médica continuada

35 Cronograma Setembro 97 Cúpula Panamericana de Chefes de Estado para Iniciativa Informática 2000 Setembro 97 Cúpula Panamericana de Chefes de Estado para Iniciativa Informática 2000 Outubro 97 Conferência Panamericana de Educação Médica (Buenos Aires) Outubro 97 Conferência Panamericana de Educação Médica (Buenos Aires) Novembro 97 Seminário AMBNet 2000 Novembro 97 Seminário AMBNet 2000 Março 98 Início do projeto piloto da UNICAMP Março 98 Início do projeto piloto da UNICAMP

36 Alguns URLs www.nib.unicamp.br www.nib.unicamp.br www.hospvirt.org.br www.hospvirt.org.br www.cev.org.br www.cev.org.br www.vhd.org.br www.vhd.org.br www.epub.org.br www.epub.org.br www.nib.unicamp.br/cursos www.nib.unicamp.br/cursos www.nib.unicamp.br/svol www.nib.unicamp.br/svol www.nib.unicamp.br/vhsu www.nib.unicamp.br/vhsu

37 Contatos Renato M.E. Sabbatini Email: sabbatin@nib.unicamp.br Internet: www.nib.unicamp.br Telfax.: (019) 788 7130/7034 Celular: (019) 972-5919


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