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Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Português

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Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Português
Ensino Médio, 2ª Série A conjunção na construção do texto

2 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
LEIA ESSES VERSOS DE CARLOS DRUMMONND DE ANDRADE POESIA “Gastei uma hora pensando um verso Que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro Inquieto, vivo. Ele está cá dentro E não quer sair. Mas a poesia deste momento Inunda minha vida inteira”.

3 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
COMENTÁRIOS : 1) No terceiro verso, a expressão NO ENTANTO, mesmo separada por ponto final , está ligada ao sentido da frase anterior , expressando ideia oposta : o verso não é escrito, não se revela, NO ENTANTO (mas) está pronto na mente do poeta; 2) A palavra “e”, que exprime acréscimo ou sons, liga o sexto verso ao quinto;

4 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
3) A palavra “mas” funciona como elemento de ligação entre a última oração e o sexto verso, indicando ideia contrária. OBSERVAÇÃO : Esses elementos de ligação entre orações e palavras chamam–se CONJUNÇÃO.

5 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
Conceito de conjunção CONJUNÇÃO é uma classe de palavras que tem o poder de habilitar uma oração inteira a exercer, no interior de um enunciado, a função sintática que poderia ser desempenhada apenas por uma palavra. Além disso, ela tem a propriedade de ligar orações sintaticamente independentes ou termos semelhantes em um mesmo enunciado.

6 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
PARA QUE SERVEM AS CONJUNÇÕES ? Com o desenvolvimento do ser humano nos mais diferentes campos – científico, social, cultural, tecnológico, etc. – as formas de comunicação e de relacionamento social tornam-se cada vez mais complexas. Para dar conta da complexidade crescente do mundo e das ideias, a linguagem verbal também se desenvolve e cria mecanismos específicos para estabelecer relações entre as ideias.

7 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
CONJUNÇÃO NAS PERSPECTIVAS : SINTÁTICA; MORFOLÓGICA; SEMÂNTICA.

8 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
A CONJUNÇÃO NA PERSPECTIVA SINTÁTICA A) Elas conquistaram o campeonato. B) As jogadoras estão comemorando, pois elas conquistaram o campeonato . COMENTÁRIO : A frase “A” constitui um enunciado independente; já em “B”, a frase passa a indicar a causa do que se diz na oração “As jogadoras estão comemorando”. A frase “B” exerce sobre a primeira oração a mesma função que um advérbio exerceria. E o elemento que mostra essa mudança de função, ao mesmo tempo que une as duas orações, é a palavra “pois”.

9 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
A CONJUNÇÃO NA PERSPECTIVA MORFOLÓGICA As conjunções são palavras compostas por “morfemas gramaticais” e que não sofrem flexão; portanto, são invariáveis. Elas podem ser representadas por uma única palavra – pois, e, que, mas, etc. – ou por uma locução: à medida que, de forma que, apesar de que, etc. As locuções terminam com uma conjunção.

10 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
A CONJUNÇÃO NA PERSPECTIVA SEMÂNTICA: Conforme a relação semântica estabelecida entre os termos ou orações conectados, distinguem-se os tipos de conjunção descritos a seguir:

11 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
A conjunção, além de ligar palavras ou orações, dá uma direção argumentativa ao texto e estabelece uma relação semântica entre as orações. As conjunções podem ser: 1- Coordenativas; 2- Subordinativas Para saber mais:

12 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
Conjunções coordenativas 1- Aditivas: ideia de soma, adição. Ex: Saio feliz e volto cansada. (e, nem, mas também...) 2- Adversativas: ideia de oposição, contraste. Ex: Estarei em casa, mas não vou atendê-lo. (mas, porém, todavia, contudo, no entanto...) 3- Alternativas: ideia de alternância. Ex: Caso ou viajo? (ou...ou, ora...ora, quer...quer) 4- Conclusivas: ideia de conclusão de um pensamento. Ex: (1) Ela é nova, portanto não irá namorar. (logo, portanto, por isso, pois (após o verbo) (2) Ela é catanduvense, é, pois, boa gente. 5- Explicativas: ideia de explicação, razão, motivo. Ex: (1) Não brinque com fogo, porque é perigoso. (porque, que, pois (antes do verbo). (2) Ela passou no vestibular, pois estudou muito (1).

13 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
Conjunções subordinativas - classificação 1- Integrantes – fazem parte da regência de um verbo ou nome; integram uma oração substantiva. EX: Eu disse que ele viria. (que/ se). 2- Causais – exprimem causa, razão. Toda causa pressupõe uma consequência. Ex: Como ela gritou não disse nada. (porque, que, pois, visto que, já que, uma vez que). 3- Comparativa – ideia de comparação. Ex: João teimou como um burro. (como, mais que, pior que, melhor que...). 4- Concessivas – fato contrário ao que se encontra na oração principal, ainda que não seja suficiente para anulá-lo. Ex: Vou ao baile, mesmo que chova. (embora, se bem que, mesmo que, ainda que, conquanto...). 5- Condicionais – ideia de condição, hipótese. Ex: Desde que comesse, eu cozinharia. (se, caso, desde que, contanto que...) (2).

14 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
Classificação das conjunções subordinativas - continuação 6- Conformativas – ideia de concordância, conformidade. Ex: Conforme lhe disse, viajarei amanhã. (segundo, conforme,como). 7- Consecutivas – consequência, efeito do que foi expresso anteriormente. Ex: Ela comeu tanto que passou mal. (que – acompanhado de tão...que, tanto...que, tamanho...que, tal...que). 8- Temporais – ideia de tempo. Ex: Mal o filme começara, ela sentiu-se mal. (quando, mal, logo que, sempre que, assim que...). 9- Finais – ideia de finalidade. Ex: Estudamos bastante a fim de que passássemos no vestibular. 10- Proporcionais – ideia de proporcionalidade, simultaneidade. Ex: Quanto mais economizava, mais sentia prazer. (à proporção que, à medida que, quanto mais, quanto menos...) (3)

15 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
Polissemia das conjunções Polissemia – os vários sentidos, valores semânticos diferentes, dependendo o Contexto (4). Imagem: Burger King /

16 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
Polissemia das conjunções: E / COMO/SE (6). SE – Se não foi uma ofensa a todos, ainda assim insultou os jovens. (concessão). Se não chover irei a sua casa. (condição). E – Estudou muito e foi reprovado. (oposição). Estudou muito e passou. (conclusão, consequência.) Era homem e muito homem! (explicação enfática). Saiu do escritório e foi para casa. (adição) E o Palmeiras? Ganha o campeonato? (assunto/ situação). COMO – Dormia como um anjo. (comparação). Como era pobre não pode estudar. (causa). Ensinava os colegas como o mestre o orientou. (conformidade).

17 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
VALE SABER !!!!!!! A palavra subordinativa vem de “subordinar”, que quer dizer “estabelecer uma relação entre dois seres em que um passa a ser superior, e outro, inferior; dominar, submeter, sujeitar”. Já a palavra coordenativa vem de “coordenar”, que significa “justapor, pôr lado a lado”.

18 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
Atividades 1) A conjunção como pode ter três valores semânticos: causa, comparação e conformidade (7). Ex: “Como estivesse chovendo, não saí de casa” .  indica “causa”, pois poderia ser substituída por “já que”. Ex: “Faço o trabalho como o regulamento prescreve”.  indica “conformidade”, pois poderia ser substituída por “conforme”. Ex: “Ele age como o pai”.  indica “comparação”, pois poderia ser substituída por “igual a”.

19 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
2) A conjunção SE, além de ser condicional, pode ser causal ou iniciar uma oração subordinada substantiva; nesse caso, denomina-se “conjunção integrante” (8). Ex: “Se você estudar, conseguirá seu objetivo”.  indica condição e poderia ser substituído por “caso”. Ex: “Se você sabia que era proibido entrar, por que não me avisou?”  indica causa e poderia ser substituído por “já que”. Ex: “Não sei se ficarei lá muito tempo”.  indica uma conjunção integrante, pois “se ficarei lá” funciona como “objeto direto” do verbo “SABER”.

20 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
Atividade 1: Vamos identificar a diferença de sentido das conjunções subordinativas!!!!!! Compare os seguintes períodos: Eles devem apresentar um levantamento das necessidades locais e uma possível solução, pois o trabalho não pode ficar restrito a visitas ou ao mero assistencialismo; Eles devem apresentar um levantamento das necessidades locais e uma possível solução; o trabalho não fica, pois, restrito a visitas ou ao mero assistencialismo. Explique a diferença de sentido existente entre eles. Sentido Explicativo / Sentido Conclusivo

21 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
2. Compare estas frases: Escolha o presente mais depressa, pois a loja vai fechar; A loja vai fechar; escolha, pois, o presente mais depressa. Explique a diferença de sentido nas duas orações. Sentido Explicativo/ Sentido Conclusivo

22 Língua Portuguesa, 2º ano A Conjunção na construção do texto
3. Dadas as frases: Volte para casa. Eu terminarei o trabalho. Agrupe-as em um único período de modo a conseguir um sentido conclusivo. Eu terminarei o trabalho, por isso volte para casa.

23 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
Observação importante!!! Locução conjuntiva subordinativa = quando duas ou mais palavras são empregadas com o valor de conjunção.

24 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
Locução Conjuntiva de Subordinação Uma vez que ele chegou até aqui, merece ir até o fim. (causal) Comprarei as passagens, ainda que precisemos viajar à noite. (concessiva) Posso fazer-lhe este favor, contanto que não me peça mais nada. (condicional) Ele sempre passa pela mesma rua, de modo que  os moradores já o conhecem. (consecutiva) Ele fez isso a fim de que todos se lembrassem de sua pessoa. (final) À medida que as pessoas vão chegando, ela fica mais nervosa. (proporcional) (8)

25 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
FIQUE ANTENADO !!!!!! Leia um trecho do poema do poeta romântico Álvares de Azevedo, escrito um mês antes de sua morte. SE EU MORRESSE AMANHÃ Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã !

26 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
Quanta glória pressinto em meu futuro ! Que aurora de porvir e que manhã ! Eu perdera chorando essas coroas Se eu morresse amanhã ! Mas essa dor da vida que devora A ânsia da glória, o dolorido afã... A dor no peito emudecera ao menos

27 Língua Portuguesa, 2º ano A conjunção na construção do texto
A conjunção “se” funciona neste poema como um suporte linguístico para o eu lírico adentrar o plano hipotético, o plano da fantasia . O “se” estabelece no texto uma relação de: Condição e Concessão

28 Língua Portuguesa, 2º ano A Conjunção na construção do texto
A quarta estrofe é introduzida pela conjunção “mas” e apresenta a ideia de um importante ganho – e talvez o único verdadeiro – no caso de uma morte súbita e precoce . “Mas” possui valor de oposição e essa ideia opõe no contexto o fim da dor .

29 Tabela de Imagens Slide3 Autoria / Licença Link da Fonte
Data do Acesso 15 Burger King / 06/04/2012


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