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GESTÃO PARTICIPATIVA: A importância da família na escola

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Apresentação em tema: "GESTÃO PARTICIPATIVA: A importância da família na escola"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO PARTICIPATIVA: A importância da família na escola
PROBLEMÁTICA A POUCA PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NA ESCOLA OBJETIVO GERAL Possibilitar a participação das famílias na escola. OBLETIVOS ESPECÍFICOS Promover encontros com a equipe escolar, alunos e suas famílias, visando articular a função da escola com suas especificidades e demandas. Motivar a participação das famílias nas atividades escolares. Acompanhar e participar das reuniões dos conselhos escolares. Articular as relações interpessoais na escola e entre a escola e a comunidade incluindo especialmente as famílias.

2 Programa Escola de Gestores da Educação Básica GESTÃO PARTICIPATIVA: A Importância da Família na Escola Autores: Jeová Leite Mendes Maria Cirene Cardoso Pereira Orientador (es): Clecy Peres Evangelista Kátia Cristina Brito Julho/2010

3 CONTEXTO INVESTIGADOR LOCAL DO PROJETO DE INTERVENÇÃO
Gestão Participativa: importância da família na escola CONTEXTO INVESTIGADOR Relação escola /família LOCAL DO PROJETO DE INTERVENÇÃO ESCOLA MUNICIPAL LETÍCIA CARNEIRO DE SOUSA SÃO SEBASTIÃO DO TOCANTINS – TO PERÍODO DA PESQUISA Janeiro a Abril / 2010

4 PROCEDIMENTOS METODOLOGICO
TIPO DE PESQUISA: Pesquisa-ação INSTRUMENTOS UTILIZADOS Projeto de intervenção Palestras Oficinas Visitas domiciliares Confecção de panfletos

5 RESULTADOS Reestruturação do Projeto Político Pedagógico a partir das discussões sobre a importância das famílias na escola. Os pais e responsáveis pelos alunos matriculados na escola foram convocados à unidade escolar, realizou-se quatro reuniões no decorrer de três meses, totalizando 74,6% dos pais. Reuniões, visitas domiciliares, distribuição de panfletos, exposição de relatórios das atividades. .

6 CONCLUSÃO A participação dos pais neste processo, sem dúvida, foi o grande motivador para a conclusão desta pesquisa. Através das discussões podem-se coletar novas opiniões e perceber um pouco mais como as famílias pensam e refletem o papel da escola, retomando com isto, nossas perspectivas pedagógicas e nosso trabalho na gestão

7 REFERENCIAS BRASIL: LDB : Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei 9.394, de 1996. 2º ed. 2001 BETTELHEIM, Bruno. Uma vida para seu filho: pais bons o bastante. São Paulo, SP: Campus,1988 DEMO, Pedro. Participação é conquista: noções de política social. 5ª ed. São Paulo, SP: Cortez, 2001 LIBÂNEO, José Carlos: organização e gestão: teoria e pratica / ed. Alternativa. 2001. LUCK, Heloísa. ( Et. AL. ) A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Petrópolis. RJ: Vozes, 2005 Paro, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3ª ed. São Paulo SP: Editora Ática, 2001


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